O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

16 de novembro de 2009

Visite a Associação Arte Que Faz - artesãos apoiados pela Prefeitura de São Bernardo do Campo


Uma infinidade de belíssimos produtos em crochê, trico, decoupage, biscuit e muitas outras técnicas.

No ateliêr, roca para fiar fio de garrafa pet; tear para produzir com o fio de pet lindos trabalhos.

Peças em cerâmica.

Colar e brincos produzidos com papel reciclado.

Fonte: Secom PMSBC e arquivo pessoal

Associação Arte Que FazRua Aura, 79 - Vila Mussolini (travessa da Av. Caminho do Mar na altura do Supermercado Bem Barato)
São Bernardo do Campo - SP
Tel.: (11) 4362-2741

12 de novembro de 2009

Prefeitura de São Bernardo apoia economia solidária (12/11/2009)



Fonte: PMSBC (12/11/2009)
A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (SDET), está implementando uma série de medidas para promover no município atividades ligadas à economia solidária, forma de produção de base associativista e cooperativista. Hoje, mais de 250 pequenos empreendedores, ligados ou não a alguma associação, recebem algum tipo de apoio da Administração Municipal.
A Associação Arte que Faz, instalada na Vila Mussolini, é uma dessas instituições. Funcionando desde 2005, o grupo conta com mais de 60 membros que produzem e comercializam diversos tipos de artesanato, trabalhos manuais e telas pintadas. De acordo com a presidente da entidade, a Prefeitura vem oferecendo novos espaços para a exposição dos produtos confeccionados pelos integrantes do grupo.
Um exemplo disso foi a participação da associação na feira Muitos Povos, Uma Cidade, que ocorreu em agosto no Pavilhão Vera Cruz e que reuniu a cultura de migrantes e imigrantes que formam a cidade. A Prefeitura cedeu um espaço na feira para a entidade, que pôde expor seus produtos e aumentar as vendas. "A Administração passou a enxergar a Arte que Faz de forma diferente e agora temos mais visibilidade, divulgação e oportunidade de trabalhar e ter renda com a produção de nossa arte e artesanato. Estamos sendo levados para os eventos da Prefeitura e podemos mostrar o potencial do povo de São Bernardo", esclarece a presidente.
A chefe de divisão de Apoio ao Empreendedor da SDTT, esclarece que o apoio que a Administração propicia a esse público se dá também pelo auxílio à criação de novas associações e cooperativas e à promoção de cursos técnicos, entre outras maneiras. Regina dá o exemplo de um grupo de quase 20 artesãos que se reúne regularmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Batistini e para o qual a Prefeitura viabilizou o curso de Mulher Empreendedora, ministrado pelo SEBRAE, e promoverá, graças a uma parceria com o SENAI, o de Ceramista Artístico.
A ajuda logística que a Prefeitura fornece às associações de reciclagem Refazendo e Raio de Luz, transportando o material reciclável até suas sedes, é outro exemplo. Juntas, elas geram emprego e renda para em torno de 80 membros, contribuindo também para a preservação ambiental.
A presidente da Associação explica, ainda, que todas essas ações fazem parte de uma política mais ampla da Administração de fomentar no município a economia solidária. "O que queremos com isso é promover a criação de trabalho e renda mas, além disso, incentivar a autogestão, de modo que essa associações possam, mais para a frente, caminhar com as próprias pernas", afirmou.
Fomento à economia solidária – Alguns projetos da Administração que serão implementados nos próximos meses prometem aumentar ainda mais o número de pessoas interessadas em produzir de forma solidária e por meio de associações e cooperativas. O projeto para a instalação na cidade de uma Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária em parceria com o Centro de Formação Profissional Padre Léo Commissari, no Bairro Jardim Silvina, é um passo nesse sentido, já que deverá oferecer, em um só lugar, cursos e orientações para a constituição de novas associações. A previsão é que este projeto possa ser implantado no segundo semestre de 2010.
Outra iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo é a adoção, em São Bernardo, da Lei de Economia Solidária, já em fase de análise e elaboração e que deverá ser apresentada no primeiro semestre do ano que vem. Essa nova legislação deverá incentivar e favorecer a criação e o desenvolvimento de novas associações de produtores, de cooperativas e de empreendimentos da economia solidária no Município.

9 de novembro de 2009

IESBEC - Incubadora de Empresas de São Bernardo do Campo (09/11/2009)


High Bond - bioligas - ligas metálicas para uso odontológico.


Thermocom - Sensores termopares
Fonte: Secom PMSBC

Maiores informações, visite o site:
www.iesbec.com.br/SITE%20NOVO/index.html

Prefeito de São Bernardo visita Incubadora de Empresas e debate fortalecimento econômico para o setor (09/11/2009)



Fonte: PMSBC (09/11/2009)

O prefeito de São Bernardo do Campo visitou na manhã desta segunda-feira (09/11) a Incubadora de Empresas de São Bernardo do Campo (IESBeC). O chefe do Executivo conheceu os empreendimentos atualmente instalados no local e debateu temas referentes ao fortalecimento industrial e empresarial na cidade.
A Incubadora de Empresas de São Bernardo do Campo é mantida pela Prefeitura em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) e o Sindicato da Indústria de Móveis da cidade. A entidade tem como principal objetivo desenvolver as empresas processo inicial de atividade, fornecendo infraestrutura, capacitação empresarial e suporte necessário.

Após ouvir as sugestões dos empresários instalados na Incubadora, o prefeito ressaltou a importância da criação de um espaço industrial em São Bernardo para a permanência de empreendedores no município. Além disso, também afirmou que a Administração apoia empreendedores que tenham a inovação tecnológica como fator diferencial. "Temos que construir um elo com as empresas para elas permanecerem na cidade após o período de incubação", disse. "Vamos trabalhar juntos com as empresas que estão começando e, conjuntamente, venceremos barreiras e colheremos muitos frutos."
O diretor-presidente da Leona Indústria e Comércio de Materiais e Ligas Odontológicas e Médicas, Carlos Eduardo Podestá, acredita que o processo de incubação é muito importante para alavancar a indústria e o comércio na cidade e na região. "Temos mais um ano de incubação e temos o objetivo de nos instalarmos por completo em São Bernardo", disse. A empresa está incubada há dois anos na IESBeC.

Atualmente, a Incubadora de Empresas de São Bernardo do Campo conta com 15 empresas incubadas internamente e seis externamente, além de sete associadas, 33 graduadas (que encerraram o processo e já estão instaladas no mercado) e duas pré-incubadas. Para participar do programa, os empreendedores devem levar seus projetos à IESBeC, onde são orientados a formular um plano de negócios.