O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

20 de dezembro de 2009

São Bernardo e Mauá terão centros de emprego (20/12/2009)



Fonte: Jornal ABCD Maior

Governo federal e prefeituras firmam acordo para instalações de unidades nas cidades
Os desempregados de São Bernardo e Mauá terão uma boa oportunidade para conseguir a tão desejada vaga de trabalho em 2010. As prefeituras dos dois municípios e o governo federal firmaram compromisso para a criação em cada uma dessas cidades de um CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda).
As administrações dessas centrais ficam sempre a cargo das prefeituras. Na essência, os postos cadastram interessados para qualquer vaga de trabalho. Depois, cruzam dados com os profissionais desejados pelas empresas. Os mais qualificados para o posto são encaminhados para os possíveis empregadores. Quando a pessoa não tem a qualificação necessária, os atendentes também costumam dar sugestões para melhorar o currículo e ainda indicam os cursos disponíveis no mercado.
No ABCD, já existem dois CPETRs em funcionamento. Um fica na avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, em Santo André. O outro na avenida Nossa Senhora das Vitórias, 249, no Centro de Diadema.
Por enquanto, apenas Mauá divulgou o endereço de seu CPETR. Os guichês para atendimento ao trabalhador estão sendo montados em um prédio locado pela administração pública localizado na rua Manuel Pedro Júnior, 45, Centro.
A Prefeitura de São Bernardo preferiu não mencionar o lugar reservado para a instalação do novo serviço. “Só posso adiantar que ficará na região central da cidade”, disse Nilson Tadashi Oda, diretor de Fomento à Indústria.
A liberação de verba só vai ocorrer após cada representante municipal apresentar seu projeto, que mostrará como vai funcionar a unidade. Para São Bernardo, já está programada verba federal anual de R$ 1,8 milhão. Fora este valor, a administração colocará mais uma quantia, ainda não divulgada. “Tudo está em fase embrionária, mas o compromisso existe e o centro será implementado em meados de 2010”, afirmou Tadashi.
No caso de Mauá, somada à verba municipal, a cidade contará com R$ 2,9 milhões a cada três anos. “Lutamos muito por isso e hoje nos sentimos vitoriosos”, afirmou Edílson de Paula, secretário de Trabalho, Emprego e Renda e de Desenvolvimento Econômico. O projeto técnico de Mauá já foi encaminhado a Brasília para aprovação. “Estamos aguardando o retorno, pois queremos tudo pronto para o próximo ano”, disse o secretário.
Qualquer cidade do Brasil com mais de 200 mil habitantes pode ser contemplada com um CPETR. Na Região, somente Santo André, Diadema, São Bernardo e Mauá podem instalar uma unidade.

4 de dezembro de 2009

Agenda Regional do Trabalho Decente (04/12/2009)


Laís Abramo - Diretora do Escritório da OIT no Brasil

Carlos Lupi - Ministro do Trabalho

Prefeito Luiz Marinho conversa com Ministro Carlos Lupi antes do início do evento.

Fonte: Arquivo pessoal

São Bernardo participa de lançamento da Agenda Regional de Trabalho Decente (04/12/2009)


Fonte: PMSBC

Associação Arte Que Faz expõe seus produtos na 1ª Feira Cidade do Natal (04/12/2009)





Fonte: Arquivo pessoal

A Associação Arte que Faz, apoiada pela Prefeitura de São Bernardo do Campo expôe seus produtos na 1ª Feira Cidade do Natal.

Mulheres Criativas participam da 1ª Feira Cidade do Natal (04/12/2009)





Fonte: Arquivo pessoal

O grupo de artesãs Mulheres Criativas, com apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, participa da 1ª Feira Cidade do Natal realizada na cidade.