O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

23 de fevereiro de 2010

Prefeito Luiz Marinho participa de aniversário da Associação de Catadores Refazendo (23/02/2010)



Fonte: Foto (arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)
O prefeito de São Bernardo do Campo participou nesta terça-feira (23/2) da comemoração do aniversário de nove anos da Associação de Catadores Refazendo, no Bairro Assunção. A entidade é constituída por ex-catadores que até 2001 buscavam seu sustento no lixão do Alvarenga.
O chefe do Executivo ressaltou que o aniversário do Refazendo marca uma vitória dos associados e parceiros e lançou o desafio para que a Associação Refazendo discuta a possibilidade de ir além. "É importante parar para pensar como Cooperativa, buscar diferencial junto com seus parceiros e, quem sabe, unindo forças com a Associação Raio de Luz, consiga um melhor lugar que ofereça condições para montar uma estrutura avançada, que agregue tecnologia."
A presidente da Associação, Francisca Araújo, ressaltou o apoio recebido dos parceiros desde o início. "É uma alegria para nós comemorarmos juntos este aniversário. Não podemos deixar de lembrar que tivemos diversas conquistas ao logo dos anos, como o reconhecimento da população e das empresas vizinhas", disse.
A presidente também aponta que alguns desafios deverão ser vencidos para melhorar ainda mais as condições de trabalho de todos. "Estamos buscando ampliar nossas parcerias, além de desenvolver a coleta ponto a ponto em algumas residências. Outro desafio será melhorar o valor agregado do produto que vendemos. Precisamos ir além da prensagem e criar melhores condições para o grupo", pontuou.
Na entidade, os associados recolhem e fazem a triagem de materiais recicláveis como papéis, garrafas pet e alumínio. O material é entregue pelos caminhões Prefeitura que realiza as coletas nos Ecopontos, e por um caminhão próprio que é utilizado para retirar material em outros locais, como empresas e escolas. "Todo material que reunimos é separado, prensado e vendido. Esse dinheiro é dividido em partes iguais por hora trabalhada para todos que fazem parte da associação", explica Francisca.
As associações Refazendo e Raio de Luz, que antes eram coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, passou em 2009 para a Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Turismo. "Agora vocês têm apoio para trabalhar dentro da economia solidária. Saíram da cobertura da assistência social para o quadro de desenvolvimento econômico", explicou o chefe do Executivo.

22 de fevereiro de 2010

São Bernardo formará mulheres na construção civil (22/02/2010)


Ministra Nilcea Freire - Secretaria Especial de Política para Mulheres -Presidência da República.


Fonte: Foto (arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)