O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

31 de março de 2012

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação

A Central de Trabalho e Renda (CTR), da Prefeitura de São Bernardo do Campo, irá abrir, na segunda-feira (2), inscrições para os cursos gratuitos Administrativo com Informática (63 vagas) e Departamento Pessoal (36 vagas). As inscrições podem ser feitas de segunda à quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 14h, na sede da Central (Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro).

A iniciativa, que já está na segunda turma, é uma parceria da Prefeitura com o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) Almirante Tamandaré, iniciada em novembro de 2011. As aulas, que começam no dia 17 de abril, serão realizadas na própria central, de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h, com carga horária de 160 horas.

A finalidade é promover a qualificação profissional ou aperfeiçoamento nas áreas de tecnologia da informação e administração, principalmente, para os jovens em busca de emprego.

Os alunos recebem material didático e certificado. Para participar, é necessário ter mais de 16 anos, ter ou estar cursando o ensino médio e apresentar RG, CPF (originais e cópias) e comprovante de residência na cidade.

Fonte: PMSBC

26 de março de 2012

Centros públicos de emprego têm 3.408 vagas na região

Destaques são para área de transporte, telemarketing, supermercado

Os destaques de vagas nas centrais de emprego da Região nesta semana são nos ramos de transportes, telemarketing, supermercado e da  indústria. No total 3.408 postos de trabalho estão em aberto a partir desta segunda-feira (26/03).

A área de transportes se destaca em São Bernardo, são 50 vagas para cobrador de ônibus, 50 vagas para lavador de ônibus, 50 vagas para motorista de ônibus urbano. Porém, outras áreas como porteiro, repositor de mercadoria, oficial de serviços gerais, vigilante, soldador também apresentam diversas vagas em aberto. No total esta semana são 805 vagas para diversas áreas.

Em Mauá, o ramo dos supermercados, telemarketing e  indústria tem destaque. São 22 vagas para forneiro de reaquecimento e tratamento térmico na metalurgia,  20 vagas para operador de supermercado, e 20 vagas para atendente de telemarketing receptivo. O município oferece esta semana 415 vagas para diversas profissões.

Já em  Diadema as principais ofertas de empregos são para as mulheres com 31 vagas para costureiras de máquinas industriais. Mas, há também 14 vagas para controlador de tráfego, e 15 vagas para vendedor interno. O total de vagas disponíveis nesta cidade são 148 entre muitas áreas de atuação.

Ribeirão Pires  tem 200 Vagas para telemarketing ativo e receptivo, 150 para analistas de atendimento e  65 atendentes de lanchonete – rede de fast food. Ao todo o município oferta 500 vagas.


Santo André dispõe de 1.210 opotunidades. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são para operador de telemarketing receptivo, ajudante de cozinha, atendente de lanchonete, porteiro e vigilante. 


Em São Caetano o principal destaque é para a função de teleoperador com 266 vagas. Em seguida  televendedor com 30 vagas e motoboy com 10 vagas. Ao todo nesta semana são 330 vagas disponíveis para 14 profissões.

Endereços 
Diadema - CPETR (Centro Público de Emprego de Diadema)- CPETR está localizado na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel - n° 101, Centro-Diadema.  E funciona das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira. As consultas às vagas, ao cadastro de emprego e outros serviços podem ser realizados pessoalmente no CPETR ou através do site maisemprego.mte.gov.br
Mauá - CPTR (Centro Público Trabalho e Renda) -Rua Manoel Pedro Junior, 45 - Vila Bocaina. Tel: 4514-5863 / 4514-6236. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Santo André - CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda)-  avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 4979-3699    e 4979-3615.  Horário de funcionamento: das 7h30 ás 16h de segunda à sexta-feira.
São Bernardo - CTR (Central de Trabalho e Renda) -Rua Marechal, 2.316, Centro. Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas.
São Caetano- Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) - Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro, munido de currículo. Das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira. Ou enviar as informações pelo e-mail emprego@saocaetanodosul.sp.gov.br e pelo telefone 4227-7653
Ribeirão Pires -PAT- (Posto de Atendimento ao Trabalhador)- à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Todas as oportunidades também estão disponíveis no site da Prefeitura:www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego

Fonte: Jornal ABCD Maior

Parceria da Central de Trabalho e Renda de São Bernardo oferece 150 vagas para atuar em empresa de transporte de ônibus

A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo firmou parceria com uma grande empresa de transporte na região, oferece 50 vagas de cobrador, 50 vagas de motorista e 50 vagas de lavador de ônibus.

SERVIÇO
A  Central de Trabalho e Renda fica localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316 SBC-CENTRO,  Para se cadastrar é necessário apresentar os seguintes documentos: carteira de trabalho, RG, CPF e PIS -  horário de atendimento das 8h ás 17h de segunda à quinta -feira e as sexta das 8h ás 15h com limite de  300 senhas podendo ser alteradas, canceladas, suspensas e ter exigência de experiência conforme  a demanda e o resultado do empregador. 
O trabalhador poderá se cadastrar também pelo nosso portal:maisemprego.mte.gov.br.


Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (PMSBC, Jornal Notícias do Município, edição 1662 de 23 de março de 2012.

25 de março de 2012

Três projetos de São Bernardo são destaques em congresso de agricultura


Três iniciativas da Prefeitura foram apresentadas no Congresso Metropolitano de Agricultura Urbana e Periurbana, realizado de terça a quintafeira em Guarulhos. Organizado pelas prefeituras da Região Metropolitana em parceria com a sociedade civil, o Congresso tem o objetivo de promover o segmento por meio do debate entre agricultores, representantes do setor público e da sociedade.

Uma das iniciativas é o uso de 100% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar da rede pública. Esse índice é bem superior ao que determina a legislação federal, 30%, e tem representado produtos mais frescos e de melhor qualidade para os alunos.

Outra iniciativa é o Banco de Alimentos, inaugurado em dezembro de 2011 e que já arrecadou e distribuiu para 60 entidades assistenciais cerca de 39,8 toneladas de alimentos.
A terceira é o programa de Hortas Urbanas. Com essa ação, cerca de 12 famílias carentes contam com o apoio da Prefeitura para produzir verduras e legumes em quatro locais da cidade. Os beneficiados podem consumir ou complementar sua renda vendendo os produtos.

Fonte: Jornal Notícias do Município, edição 1662,  de 23 de março de 2012.

Primeiro Viveiro Escola de São Bernardo será inaugurado hoje na Fundação Criança

Prefeito Luiz Marinho recebe do Sr. Manoel (horticultor) uma cesta de legumes e verduras que são cultivados na Horta do Assunção, localizada dentro da Fundação Criança  
A Prefeitura inaugura hoje, às 10h, na Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Bairro Assunção, o primeiro Viveiro Escola do município. O espaço deverá produzir cerca de 50 mil mudas por ano de espécies nativas da Mata Atlântica, que serão usadas para a recuperação de áreas degradadas e recomposição florestal de locais desmatados no município.

A previsão é que o viveiro passe a oferecer, a partir de maio, cursos e atividades ligadas ao cultivo e plantio de árvores para a comunidade.Algumas das espécies que serão produzidas no local serão cabreúva, pau-viola, ipê-roxo, mulungu e dedaleiro.

O projeto do Viveiro é resultado de compensações ambientais que a Dersa foi obrigada a fazer em função da construção do Rodoanel, cujo trecho Sul está em parte no município de São Bernardo.O viveiro é composto por sementeira, local para a germinação de mudas; Casa de Sombra, para as mudas se desenvolverem; Pleno Sol, onde elas adquirirão o tamanho ideal para plantio; e Câmara Fria, para a armazenagem das sementes.

Horta Urbana
No mesmo local funciona uma horta urbana, que também recebeu diversas melhorias: nivelamento do terreno, 
colocação de telas de proteção e implantação de uma nova área para a comercialização das hortaliças. O espaço faz parte de um projeto de geração de renda da Prefeitura. 
As famílias beneficiadas trabalham na horta e podem comercializar os produtos nos próprios espaços.

Serviço
A Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente fica na Rua Francisco Visentainer, 804, no Bairro Assunção.

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (Jornal Notícias do Município, edição 1662 de 23 de março de 2012)

20 de março de 2012

Centrais de emprego têm 3.507 vagas nas empresas da região

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo
Destaques são para área de supermercado, construção civil e telemarketing

As centrais de emprego da Região oferecem 3.507 vagas de empregos a partir desta segunda-feira (19/03). As vagas mais solicitadas são as de operador de telemarketing ativo e receptivo, operador e repositor de supermercado, motorista de caminhão e carreteiro, auxiliar de limpeza, pedreiro, porteiro, soldador, motoboy, entre outros.

A maioria não exige experiência e e é destinada a homens e mulheres entre 18 e 50 anos. A maior parte é oferecida por empresas situadas no ABCD, mas também há oportunidades disponíveis em municípios vizinhos.

Os candidatos devem comparecer ao local com documentos pessoais como Carteira de Trabalho, RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de residência e número do PIS (Programa de Integração Social) se possuir.

Em Ribeirão Pires e São Bernardo são 96 vagas disponíveis para pessoa com deficiência.

Santo André
O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) da Prefeitura de Santo André dispõe de 1.327. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são operador de telemarketing receptivo, auxiliar de limpeza, ajudante de carga e descarga de mercadorias, porteiro e ajudante de cozinha.

Em Santo André há dois endereços do CPETR: avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 4979-3699 e 4979-3615. Horário de funcionamento: das 7h30 ás 16h de segunda à sexta-feira.

São Bernardo
A CTR (Central de Trabalho e Renda), em São Bernardo oferece 745 vagas de emprego. E para pessoas com deficiência oferta 46 vagas.

Os destaques para o quadro geral de vagas são para operador de supermercado com 33 vagas, operador de cobrança com 30 vagas, repositor de mercadoria com 13 vagas, soldador com 10 vagas, carpinteiro de obras com 10 vagas, entre outros.

Para pessoa com deficiência são 25 vagas para atendente de farmácia, 10 vagas para atendente de lanchonete, quatro vagas para assistente de controle administrativo, entre outras.

A Central de São Bernardo fica na Rua Marechal, 2.316, Centro. Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas.

São Caetano
O Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) de São Caetano possui 403 vagas. A maior parte das vagas ao para áreas de Operador de Telemarketing com 270 vagas, ajudante geral com 38 vagas, atendente com 21 vagas, motoboy com 10 vagas entre outros.

Os interessados em concorrer aos postos de trabalho podem comparecer no Cemeq, localizado na Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro, munido de currículo. Das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira. Ou enviar as informações pelo e-mail emprego@saocaetanodosul.sp.gov.br e pelo telefone 4227-7653

Diadema
O CPETR (Centro Público de Emprego de Diadema) esta com 150 vagas disponíveis. Os cargos com mais demandas são: Costureira de máquinas industriais com 31 vagas, motorista caminhão com 20 vagas, vigilante com 12 vagas, porteiro com 10 vagas, auxiliar de escritório com 10 vagas, entre outros.

CPETR está localizado na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel - n° 101, Centro-Diadema. E funciona das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira.As consultas às vagas, ao cadastro de emprego e outros serviços podem ser realizados pessoalmente no CPETR ou através do site maisemprego.mte.gov.br

Ribeirão Pires
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ribeirão Pires oferta 421 vagas de emprego para diversas áreas. E 50 vagas para pessoa com deficiência.

As principais vagas são: 200 vagas para telemarketing ativo e receptivo, 150 para analista de atendimento, 30 vagas para técnicos de instalação de máquinas de cartão de crédito, 21 pedreiros, entre outras.
Há também 50 vagas para analista de atendimento Junior para pessoas com deficiência.
Os PAT está localizado à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Todas as oportunidades também estão disponíveis no site da Prefeitura: www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego

Mauá
O CPTR (Centro Público Trabalho e Renda) de Mauá possui mais de 461 vagas. A maior parte das vagas são para: operador de supermercado com 40 vagas, técnico de telecomunicação com 20 vagas, repositor em supermercado com 20 vagas, motorista entregador com 20 vagas, operador de telemarketing receptivo com 20 vagas, entre outros.

O CPTR fica na Rua Manoel Pedro Junior, 45 - Vila Bocaina. Tel: 4514-5863 / 4514-6236. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Fonte: Jornal ABCD Maior

19 de março de 2012

São Bernardo participa do Congresso Metropolitano de Agricultura Urbana e Periurbana


A Prefeitura de São Bernardo e representantes da sociedade civil participarão, entre 20 e 22 de março, do Congresso Metropolitano de Agricultura Urbana e Periurbana, que será realizado no Centro Municipal Educacional Admastor, em Guarulhos.

O evento tem como objetivo o debate entre setores governamentais, produtores e organizações da sociedade civil, que subsidiará o marco legal para uma política pública de fortalecimento do setor.

São Bernardo vai apresentar ações realizadas pela Prefeitura, como o Banco de Alimentos e o investimento de 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) para a compra de produtos da agricultura ou do empreendedor familiar, como manda a Lei Federal nº 11.947. A cidade é a primeira da região metropolitana a cumprir a determinação.

Outro destaque será o programa Hortas Urbanas, que tem por finalidade prover uma horticultura sem uso de agrotóxicos e defensivos ou insumos químicos, incentivando o autoconsumo e, com o excedente da produção, a geração de renda por meio da comercialização de produtos agroecológicos. 

Com vagas limitadas, o evento será destinado a técnicos das prefeituras e representantes da sociedade civil. Os interessados em participar deverão se inscrever até 20 de março e encaminhar e-mail para cmagriculturaurbana@gmail.com, informando os dias do congresso que pretende acompanhar. Mais informações pelo telefone (11) 4126-3704. O Centro Municipal Educacional Admastor fica na Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, em Guarulhos. 

Fonte: PMSBC

18 de março de 2012

Centrais de emprego do ABCDMR oferecem 3.690 vagas

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo
Centrais oferecem também outros serviços como emissão de carteira profissional

As centrais de emprego da Região ofertam 3.690 vagas de empregos a partir desta segunda-feira (12/03). Além de fazer cadastro de emprego, os locais prestam outros serviços como emissão de carteira de trabalho, palestras e cursos de orientação profissional.

A  CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo possui atualmente 428 empresas  que disponibilizam a vagas na unidade. São 790 vagas em aberto para esta semana. Desde que foi criada em 2010,  inseriu 3.842 profissionais no mercado de trabalho. A meta desde ano é  de 5.534 trabalhadores.

A unidade, assim como a dos municípios vizinhos emite a carteira de trabalho, oferece cursos e palestras para melhor qualificação profissional do candidato.

Confira as principais vagas:

Santo André
O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) da Prefeitura de Santo André dispõe  de 1.236  vagas. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são operador de telemarketing receptivo, porteiro, ajudante de cozinha, conferente de mercadoria e auxiliar de limpeza.

Ribeirão Pires 
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ribeirão Pires oferta 519 vagas de emprego para diversas áreas. As principais vagas são: 200 vagas para telemarketing ativo e receptivo, 150  vagas para analista de atendimento, 65 vagas para atendente de lanchonete, 30 vagas técnico de instalação, 20 vagas para pedreiro,  entre outras.

Há também  54 vagas para pessoas com deficiência: 3 vagas para  auxiliar de serviços gerais  e 50 para analista de atendimento Junior, 1 vaga para assistente administrativo ( logística).
  
São Caetano
O Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) em São Caetano oferta 340 vagas de emprego. Sendo 270 vagas para teloperador, 17 vagas para atendente, 16 vagas para garçom ( cumim), 12 vagas para vendedor, 10 vagas para motoboy, entre outras.

Mauá
O CPTR (Centro Público Trabalho e Renda) de Mauá possui mais de 439 vagas. A maior parte das vagas ao para áreas de atendente de telemarketing com 40 vagas,porteiro com 20 vagas, operador de supermercado com 20 vagas, vigilante com 20 vagas, entre outros.

Diadema 
 O CPETR (Centro Público de Emprego de Diadema) esta com 366 vagas disponíveis. Os cargos com mais demandas são:  atendente de balcão com 186 vagas, ajudante de cozinha com 70 vagas, assistente de vendas com 21 vagas, auxiliar de limpeza com 12 vagas, auxiliar de escritório com 10 vagas,  entre outros


São Bernardo 
A CTR (Central de Trabalho e Renda), em São Bernardo oferece 790 vagas de emprego. E 64 vagas para pessoas com deficiência. A maioria não exige experiência.

Os destaques para o quadro geral de vagas são:  operador de supermercado com 31 vagas,  operador de cobrança com 30 vagas, atendente de balcão com 20 vagas,   açougueiro com 16 vagas,  ajudante de confeiteiro com 15 vagas, entre outros.

E para pessoas com deficiência, os destaques são: 25 vagas para atendente de farmácia,  10 vagas para atendente de lanchonete, 5 para torneiro mecânico, entre outros.

Endereços
Diadema - CPETR (Centro Público de Emprego de Diadema)- CPETR está localizado na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel - n° 101, Centro-Diadema.  E funciona das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira. As consultas às vagas, ao cadastro de emprego e outros serviços podem ser realizados pessoalmente no CPETR ou através do site maisemprego.mte.gov.br
Mauá - CPTR (Centro Público Trabalho e Renda) -Rua Manoel Pedro Junior, 45 - Vila Bocaina. Tel: 4514-5863 / 4514-6236. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Santo André - CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda)-  avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 4979-3699    e 4979-3615.  Horário de funcionamento: das 7h30 ás 16h de segunda à sexta-feira.
São Bernardo - CTR (Central de Trabalho e Renda) -Rua Marechal, 2.316, Centro. Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas
São Caetano- Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) - Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro, munido de currículo. Das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira. Ou enviar as informações pelo e-mail emprego@saocaetanodosul.sp.gov.br e pelo telefone 4227-7653
Ribeirão Pires -PAT- (Posto de Atendimento ao Trabalhador)- à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Todas as oportunidades também estão disponíveis no site da Prefeitura:www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego

Fonte: Jornal ABCD Maior

15 de março de 2012

Banco do Povo e CTR fazem plantão em UBS de São Bernardo

Unidade da Vila São Pedro recebe a ação nesta quinta e sexta-feira

A UBS ( Unidade Básica de Saúde) da Vila São Pedro conta com plantão de profissionais do Banco do Povo Paulista e da CTR ( Central de Trabalho e Renda) para orientar sobre a oferta de vagas de emprego e estágio, cadastramento de currículos, para atrair novos negócios ao município e ampliar os empreendimentos já existentes. A ação na unidade ocorre nesta quinta-feira (08/03 ) e sexta-feira (09/03) das 9h às 16h.

Endereços
A UBS está localizada na Rua da Comunidade, 100.

O Banco do Povo Paulista funciona na Rua Nicolau Filizola, 100, no Centro, dentro do Poupatempo, próximo ao Terminal Rodoviário. O telefone para mais informações é 2833-8238. A entidade também realiza plantões às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, na Sala do Empreendedor, no Paço Municipal.

A CTR funciona na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O telefone é 4128-1232.

Fonte: Jornal ABCD Maior

14 de março de 2012

São Bernardo lança Incubadora de Empreendimentos Solidários

Os empreendedores da economia solidária de São Bernardo poderão contar com um novo apoio para aprimorar os negócios. O lançamento da incubadora para o setor que será impementado pelo município em parceria com a Universidade Metodista foi anunciado na tarde de quinta-feira (08/03) na Administração municipal. O objetivo do projeto é viabilizar ações que estimulem a inovação e prestem consultorias em diversos âmbitos para os participantes.

A inovação nos empreendimentos solidários é o foco principal do projeto, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jefferson da Conceição. “O conceito de inovação é amplo, vai desde de otimização do processo até um novo produto. E os técnicos da universidade irão desenvolver para cada empreendimento um estudo para avaliar e indicar como irão desenvolver”.

Cerca de 30 empreendimentos devem participar. A seleção será por meio do Fórum Municipal de Economia Solidária. E por isso, as consultorias devem começar em aproximadamente um mês.

Os participantes continuarão a desenvolver as atividades no local que já atuam, e as consultorias dos técnicos da incubadora serão na sede da CTR (Central de Trabalho e Renda) localizada no Centro.

O investimento total é de R$ 2 milhões, sendo R$ 1,7 milhão da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e R$ 300 mil da Prefeitura. O valor será repassado à Metodista para pagamento dos técnicos, além de custos com materiais e outros suportes.

O município já possui uma incubadora, mas com o foco de fomentar pequenas empresas e utiliza outra metodologia. A incubadora dos empreendimentos solidários tem a parceria entre a Prefeitura e a Metodista e o objetivo é instituir uma metodologia para o segmento para dar continuidade à política de geração de trabalho e renda. Na região, Diadema instituiu há dois anos uma incubadora voltada a economia solidária, mas com apoios da iniciativa privada.


Fonte: Foto (PMSBC),  reportagem (Jornal ABCD Maior)

13 de março de 2012

Banco do Povo e Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo fazem plantão na UBS da Vila São Pedro

O plantão do Banco do Povo Paulista e da Central de Trabalho e Renda (CTR) está sendo realizado, nos dias 8 e 9, das 9h às 16h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Pedro. A ação, promovida pela Prefeitura de São Bernardo, faz parte da programação especial do mês da mulher.

O serviço leva à população ofertas de vagas de emprego e estágios e cadastramento de currículos dos interessados em arrumar emprego. Ele também busca atrair novos negócios e ampliar os empreendimentos já existentes no município, além de fornecer informações sobre microcrédito e orientação sobre os serviços ofertados pela CTR.

Como as mulheres são reconhecidas como grandes empreendedoras, a Prefeitura decidiu promover o plantão dentro da UBS, pegando carona na Semana de Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero, que ocorre até esta sexta-feira (9) nas 32 UBSs de São Bernardo.

A UBS Vila São Pedro está localizada na Rua da Comunidade, 100. Em São Bernardo, a regional do Banco do Povo Paulista funciona na Rua Nicolau Filizola, 100, no Centro, dentro do Poupatempo, próximo ao Terminal Rodoviário. O telefone para mais informações é 2833-8238. A entidade também realiza plantões segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, na Sala do Empreendedor, no Paço Municipal.

A CTR funciona na Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro. O telefone para mais informações é 4128-1232. Os dois serviços são vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Fonte: Foto (Dora Fiore), reportagem (PMSBC) 

12 de março de 2012

Prefeito lança incubadora para economia solidária de São Bernardo do Campo

São Bernardo colocou em prática mais uma ação para incrementar a economia da cidade. O prefeito lançou, nesta quinta-feira (8), a Incubadora de Empreendimentos Solidários do município.

Com duração de 24 meses, ela vai estimular e assessorar, no mínimo, 20 negócios. Atualmente, a Prefeitura apoia cerca de 200 empreendedores do setor, entre artesanato, alimentação, costura, hortas urbanas, reciclagem e empresas recuperadas.

O projeto, uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Metodista, será desenvolvido pelo Instituto Granbery. A Prefeitura está investindo R$ 2 milhões na iniciativa, dos quais R$ 1,7 milhão são recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e R$ 300 mil a contrapartida do governo municipal. Além da consultoria técnica, os grupos participarão de seminários e oficinas e receberão materiais didáticos e pedagógicos.

A incubadora é um instrumento para incentivar diversos segmentos da economia solidária da cidade e institui uma metodologia que dê continuidade à política de geração de trabalho, renda e desenvolvimento.

"Nós temos no Brasil incubadoras organizadas pelas universidades e pelo poder público. Com essa iniciativa de São Bernardo, queremos dar um passo adiante e servir de parâmetro para outras cidades", afirmou o chefe do Executivo.

"Nesta ação, a universidade desenvolverá o projeto e à Prefeitura caberá o papel de levá-los para a instituição. A partir daí, por meio de fóruns, serão escolhidos os empreendimentos que participarão de capacitação", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Funcionamento – A incubadora funcionará nas dependências da Central de Trabalho e Renda (CTR), localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro. O horário de atendimento será das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e às sextas, das 8h às 15h. A equipe será constituída por quatro técnicos, que são professores/consultores do Instituto Granbery. Para participar, os interessados deverão entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, pelo telefone 4348-1053.

Fonte: PMSBC

11 de março de 2012

Plantões do Banco do Povo e da Central de Trabalho e Renda na UBS da Vila São Pedro em São Bernardo do Campo

O Banco do Povo Paulista, unidade São Bernardo do Campo e a Central de Trabalho e Renda (CTR) farão plantões nos dias 8 e 9 de março na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Pedro. 

O objetivo é levar o programa de microcrédito produtivo mais próximo dos empreendedores formais ou informais. Além disto, levar o serviço de cadastramento de pessoas que buscam vagas no mercado de trabalho.

Serviço:
Plantão do Banco do Povo Paulista e da Central de Trabalho e Renda na UBS da Vila São Pedro
Datas: 8 e 9 de março de 2012
Horário: das 09h30 à 16h00
Local: Rua da Comunidade, 100 - Vila São Pedro -São Bernardo do Campo

Fonte: Imagem (PMSBC)

10 de março de 2012

Centrais de emprego oferecem mais de três mil vagas na região

Os locais oferecem oportunidades para diversas funções, com e sem experiência e pessoas deficientes. 


As centrais de emprego da Região oferecem 3.099 vagas de empregos a partir desta segunda-feira (05/03).


Santo André O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André é o que oferece o maior número de cadastros. 1.141 vagas para diversas funções. As maiores demandas são para operador de telemarketing receptivo, porteiro, ajudante de carga e descarga de mercadorias, ajudante de cozinha e auxiliar de limpeza.


São Bernardo A CTR (Central de Trabalho e Renda), em São Bernardo oferece 703 vagas de emprego. E 52 vagas para pessoas com deficiência. A maioria não exige experiência.
Os destaques para o quadro geral de vagas são para operador de telemarketing receptivo com 50 vagas,  operador de supermercado com 22 vagas, recepcionista caixa com 20 vagas, atendente de balcão com 16 vagas,  entre outros.
E para pessoas com deficiência, os destaques são: 25 vagas para atendente de farmácia, 5 para torneiro mecânico, entre outros.


São Caetano O Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) possui 340 vagas de emprego. São 270 vagas para teleoperador,  17 vagas para atendente, 16 vagas para cumin, 12 vagas para vendedor, entre outros.


Diadema O CPETR (Centro Público de Emprego) de Diadema está com 336 vagas disponíveis.Os cargos com mais demandas são: atendente de balcão com 186 vagas, atendente de cozinha ( 70); assistente de vendas (21), auxiliar de limpeza (12), auxiliar de escritório,10 vagas.


Ribeirão O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ribeirão Pires oferta 245 vagas de emprego para diversas áreas. As principais vagas são: 150  vagas para analista de atendimento, 6 para ajudante de motorista,  4 para motorista de caminhão,  3 para vendedor GLP motorizado.
Há também  53 vagas para pessoas com deficiência: 3 para  auxiliar de serviços gerais e 50 para analista de atendimento Júnior.


Mauá  O CPTR (Centro Público Trabalho e Renda) de Mauá possui mais de 434 vagas. A maioria para pedreiro com 40 vagas, repositor em supermercados (20), operador de supermercado (20) e motorista entregador com 20 vagas.


Endereços: 


O CPETR (Centro Público de Emprego) de Diadema está localizado na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel - n° 101, Centro.  Funciona das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira. As consultas às vagas, ao cadastro de emprego e outros serviços podem ser realizados pessoalmente no CPETR ou através do site maisemprego.mte.gov.br. Em Mauá, o CPTR  está na Rua Manoel Pedro Junior, 45 - Vila Bocaina. Tel: 4514-5863 / 4514-6236. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. O Centro Público de Santo André fica na avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e na Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 4979-3699    e 4979-3615.  Horário de funcionamento: das 7h30 ás 16h de segunda à sexta-feira.  A Central de São Bernardo fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e às sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas. Em São Caetano, o Cemeq  está na Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro. O interessado deve comparecer no lcoal munido de currículo, das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira. Ou enviar as informações pelo e-mail emprego@saocaetanodosul.sp.gov.bre pelo telefone 4227-7653. O PAT de Ribeirão Pires fica na Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Todas as oportunidades também estão disponíveis no site da Prefeitura:www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego
Fonte: Jornal ABCD Maior
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=38828

6 de março de 2012

Evento de Lançamento do Projeto da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo



A Prefeitura Municipal de São Bernardo, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o Instituto Granbery e a Universidade Metodista, lançarão o Projeto da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo. 

Fruto de Projeto junto à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo propiciará a elaboração de estudos de viabilidade e de planos de negócios, a formação de grupos, bem como a devida assistência técnica e acompanhamento necessários à constituição e consolidação dos empreendimentos solidários, cristalizando uma metodologia que perpetue a política pública de geração de trabalho, renda e desenvolvimento social.

Data: 8 de março de 2012
Horário: 15h45 
Local: Salão Nobre do Paço Municipal - Praça Samuel Sabatini, 50 - 19º - Centro - São Bernardo do Campo - SP

Fonte: PMSBC

5 de março de 2012

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo oferece serviços para empregadores

Cadastro disponível aos empresários conta com 50 mil pessoas


Além de oferecer oportunidade para quem está procurando emprego, a Central de Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura também oferece serviços para o empreendedor que busca candidatos com o melhor perfil para integrar o quadro de funcionários de sua empresa.

O CTR disponibiliza hoje para os empresários um cadastro de trabalhadores, em todos os níveis de escolaridade e em todas as profissões, de cerca de 50 mil moradores de São Bernardo. Graças a essa iniciativa, que aproxima empregados e empregadores, 3.872 pessoas já foram encaminhadas a uma vaga no mercado de trabalho desde a inauguração da Central, em dezembro de 2010. Outra facilidade oferecida aos empregadores no CTR são espaços para a realização de entrevistas e processo de seleção. 

Todos os serviços são gratuitos, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Para o empresário Ricardo Ferracini, dono da unidade de São Bernardo da rede australiana Outback, a intermediação da CTR foi fundamental para a abertura do restaurante. “Anunciamos 130 oportunidades de emprego e a Central nos ajudou a captar 35% desse total. Se não fosse isso, teríamos tido diversos prejuízos com o atraso na abertura da casa”, afirmou. Atualmente, a CTR disponibiliza 848 vagas de trabalho. 

Para o trabalhador, além de poder cadastrar seu currículo, inclusive pelo site http://maisemprego.mte.gov.br, alguns dos serviços disponíveis são entrada no segurodesemprego, emissão da carteira de trabalho e palestras de orientação profissional.

Serviço
A CTR funciona na Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segundaa quinta-feira, e às sextas, das 8h às 15h. Informações pelo telefone 4128-1232.

Fonte: Jornal Notícias do Município de 02 de março de 2012, edição 1.659, página 5.
http://www.saobernardo.sp.gov.br/dados1/nm/nm%201659%20das%20p%C3%A1ginas%201%20a%2012.pdf

Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Sebrae, leva serviços ao bairro Alves Dias



A Prefeitura de São Bernardo do Campo levou ao bairro Alves Dias serviços do Banco do Povo, da Central de Trabalho e Renda e da Sala do Empreendedor.

Em parceria, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibilizou o Sebrae Móvel.

Os plantões ocorreram nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2012, na Av. Humberto Alencar de Castelo Branco, 3601 (em frente à Praça Luiza Nunes Coelho).

Fonte: Regina Zanke

3 de março de 2012

Centrais de emprego têm mais de 2,7 mil vagas para empresas da região do ABCDMR

As demandas contemplam vagas para pedreiro, atendente de telemarketing e motorista

As centrais de emprego da Região ofertam cerca de  2.759 vagas de empregos a partir desta segunda-feira ( 27/02). Confira as principais vagas:

Santo André O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) da Prefeitura de Santo André dispõe de 1.253 vagas. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são: operador de telemarketing receptivo, atendente de lanchonete, operador de caixa, assistente de vendas e porteiro.

São Bernardo Em São Bernardo, a CTR (Central de Trabalho e Renda),  oferece 713 vagas de emprego. A maioria não exige experiência. Os destaques para o quadro geral de vagas são para operador de telemarketing receptivo com 290 vagas,  operador de supermercado com 44 vagas, analista de cobrança com 30 vagas, recepcionista caixa com 29 vagas, entre outros.

Diadema

O CPETR (Centro Público de Emprego de Diadema) está com 280 vagas disponíveis. Os cargos com mais demandas são: promotor de vendas com 50 vagas, atendente de telemarketing ativo e receptivo com 50 vagas, conferente de mercadorias com 25 vagas, motorista carreteiro com 20 vagas, entre outros.

Ribeirão PiresHá vagas para diversas áreas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ribeirão Pires. São 44 vagas para: pedreiro com 20 vagas, costureira com 2 vagas, empregadas domésticas com 2 vagas,instalador de antes com 2 vagas, entre outras.

Há também 3 vagas para auxiliar de serviços gerais para pessoas com deficiência.

Mauá  O CPTR (Centro Público Trabalho e Renda) de Mauá possui mais de 469 vagas. A maior parte das vagas ao para áreas de pedreiro com 44 vagas, repositor em supermercados com 20 vagas, técnico de telecomunicações com 20 vagas, operador de vendas ( lojas) com 10 vagas, entre outros.

Endereços das centrais de emprego
Diadema - CPETR (Centro Público de Emprego de Diadema)- CPETR está localizado na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel - n° 101, Centro-Diadema.  E funciona das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira. As consultas às vagas, ao cadastro de emprego e outros serviços podem ser realizados pessoalmente no CPETR ou através do site maisemprego.mte.gov.br

Mauá - CPTR (Centro Público Trabalho e Renda) -Rua Manoel Pedro Junior, 45 - Vila Bocaina. Tel: 4514-5863 / 4514-6236. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Santo André - CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda)-  avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 4979-3699    e 4979-3615.  Horário de funcionamento: das 7h30 ás 16h de segunda à sexta-feira.

São Bernardo - CTR (Central de Trabalho e Renda) -Rua Marechal, 2.316, Centro. Horário de funcionamento: das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas

São Caetano- Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) - Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro, munido de currículo. Das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira. Ou enviar as informações pelo e-mail emprego@saocaetanodosul.sp.gov.br e pelo telefone 4227-7653

Ribeirão Pires -PAT- (Posto de Atendimento ao Trabalhador)- à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Todas as oportunidades também estão disponíveis no site da Prefeitura:www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego


Fonte: Jornal ABCD Maior