O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

21 de junho de 2012

Os pontos da artesã Carla



Carla transforma fios coloridos em trabalhos de crochê esplêndidos

As mãos habilidosas com pontos firmes e bem feitos da artesã Carla Adriana Ablas transformam fios coloridos em trabalhos de crochê esplêndidos. Não há receita desta técnica de bordado que ela não consiga fazer. Nas correntinhas, pontos altos e baixos, ela encontra a alegria de viver.

Carla teve muitos problemas de saúde quando nasceu, apresenta uma deficiência mental leve e o bordado foi a alternativa encontrada para se manter no mercado de trabalho. Aos 37 anos, a moradora da Bairro Pauliceia, em São Bernardo, tem seu ofício reconhecido e trabalha inclusive sob encomenda.

Muito educada, simpática e falante, desde cedo Carla conquistou muitos amigos. O capricho e a aplicação do crochê em diversas técnicas e modelos são alguns dos requisitos que a mantêm com uma clientela fiel.
As confecções vão desde um simples bordado em pano de prato até blusas, tapetes, toalhas de mesa e de banho, cachecóis, toucas, entre outros detalhes que dão charme e beleza a diversas peças. A artesã aprendeu a bordar com a mãe aos 16 anos, e desde então está sempre atrás de novidades nas revistas e na internet. Atualmente expõe as peças em feiras de artesanato no município, como a do Espaço Solidário e da Feirinha da Rodoviária.

O material, como linhas e barbantes, agulhas e revistas, geralmente são doados por uma prima. As peças variam de R$ 6 a R$ 40, em diversos modelos e tamanhos.

A boa memória é um dos artifícios que facilitam o feitio das peças. Na infância, Carla adorava montar quebra-cabeças e praticar jogos de tabuleiro. Hoje ela explica que conhece as receitas de crochê de cor por conta do treino em memorização nessas brincadeiras de criança.

A principal companhia é a mãe Petronilia dos Santos Ablas, 79 anos. Juntas elas bordam e fazem os deveres de casa. Outra especialidade de Carla é cozinhar. Os temperos e pratos que ela faz são de dar água na boca na família, principalmente do pai e das irmãs mais velhas.

A artesã mora com os pais, e sempre está em meio a linhas, barbantes e revistas. Para ela, o melhor momento do dia é quando está envolvida com o trabalho, seja criando novos produtos ou na barraquinha das feiras de artesanato. A criatividade e o carinho com que confecciona as peças são as chaves do sucesso de vendas.  

Ela borda em casa, mas, como a agulha está sempre na bolsa, qualquer tempinho ocioso que tenha, consegue aproveitar e adiantar alguns pontos. Já nas barraquinhas é o momento de interagir com o público, mostrar os trabalhos, conversar com os amigos e, claro, aceitar as encomendas.

A mãe de Carla sempre a incentivou a lidar com o público. Quando era adolescente vendia doces, gelinho, cachorro quente e outras delícias no portão de casa. Com isso ficou superconhecida no bairro e fez grandes amigos. O contato com as pessoas e a dedicação ao trabalho são essenciais para que a artesã mantenha a mente ocupada e esteja sempre rodeada de amigos e pessoas queridas. Dessa forma, é possível ver sempre o sorriso estampado no rosto. Diariamente.

Fonte: Jornal ABCD Maior

15 de junho de 2012

Central de Trabalho e Renda seleciona com urgência mãe social para morar em São Bernardo

A Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo do Campo está selecionando com urgência mãe social para morar em São Bernardo. São três vagas, para mulheres a partir de 25 anos, para morar na casa com nove crianças, uma folga por semana e salário a combinar. É necessário ter ensino fundamental completo e não se exige experiência.

Essas casas fazem parte do projeto da Organização Não Governamental (ONG) Aldeias Infantis SOS, que promove ações de defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens por meio da atuação de desenvolvimento social e comunitário. O projeto, do governo federal, existe em 133 países e trabalha com crianças em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou estão prestes a perder os cuidados de suas famílias. Nessas casas, além das mães sociais, que funcionam como mães no dia a dia das crianças, existe o acompanhamento das psicólogas e assistentes sociais da ONG semanalmente. 

A CTR também está com 55 vagas para operador de telemarketing receptivo, 35 para lavador de ônibus, 34 para motorista de ônibus urbano e 30 para vendedor de serviços. Para se cadastrar, é necessário apresentar carteira de trabalho, RG, CPF e PIS. O trabalhador poderá se cadastrar também pelo portal maisemprego.mte.gov.br.

Atualmente, a CTR oferece mais de 700 vagas na região do ABC, para diversas funções. Para pessoa com deficiência, são dez para atendente de lanchonete e duas para oficial de serviços gerais. A Central de Trabalho e Renda fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira. Às sextas, o horário é das 8h às 15h, com limite de 300 senhas.

Fonte: PMSBChttp://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=9338&qt1=0

12 de junho de 2012

Centrais de emprego têm 2.756 vagas na região do ABCDMR

As maiores demandas são para operador de telemarketing, vendedor e atendente

As centrais de emprego da Região oferecem a partir desta segunda-feira (11/06) 2.756 oportunidades de emprego. As maiores demandas são para operador de telemarketing, motorista de ônibus urbano, atendente de lanchonete, vendedor, entre outros.

São Bernardo oferece 902 vagas para diversas áreas. Os cargos com maior quantidade de postos de trabalho disponíveis são: 55 para operador de telemarketing receptivo, 35 para motorista de ônibus urbano, 35 para lavador de ônibus, 32 para vendedor de serviços, entre outros.

Já Santo André dispõe de 1.539 ofertas de emprego. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são operador de telemarketing, vendedor pracista, operador de cobrança, atendente de lanchonete e operador de caixa.

Mauá reúne nesta semana 315 vagas de emprego para quem busca inserção no mercado de trabalho. Os principais destaques são para as 40 para atendentes de telemarketing, 21 para atendente de lanchonete, 18 vagas para ajudante de carga e descarga, 12 para balconista de açougue e 11 vagas para garçom, entre outros.

Rio Grande da Serra, São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires não informaram a quantidade de vagas disponíveis neste período.

Endereços das Centrais de Emprego:

Diadema - CPETR (Centro Público de Emprego de Diadema) - CPETR está localizado na Rua Professora Vitalina Caifa Esquivel, nº 101 - Centro - Diadema. Funciona das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira. As consultas às vagas, ao cadastro de emprego e outros serviços podem ser realizados pessoalmente no CPETR ou através do site maisemprego.mte.gov.br.

Mauá - CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) - Rua Manoel Pedro Junior, 45 - Vila Bocaina. Tel: 4514-5863/4514-6236. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Santo André - CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) - Av. Artur de Queirós, 720 - Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300 - Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones: 4979-3699 e 4979-3615. Horário de funcionamento: das 7h30 às 16h, de segunda à sexta-feira.

São Bernardo - CTR (Central de Trabalho e Renda) - Rua Marechal Deodoro, 2316 - Centro. Horário de funcionamento: das 08h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 08h às 15h. Há limites de senhas.

São Caetano do Sul - Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) - Rua Major Carlo Del Prete, 651 - Centro - munido de currículo. Das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira. Ou enviar as informações pelo e-mail: emprego@saocaetanodosul.sp.gov.br e pelo telefone: 4227-7653

Ribeirão Pires -PAT- (Posto de Atendimento ao Trabalhador)- à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Das 8h30 às 16h30h, de segunda à sexta-feira. E no Posto Avançado de Atendimento ao Trabalhador de Ouro Fino
Rodovia Índio Tibiriçá. 2.810 – Ouro Fino Paulista . Todas as oportunidades também estão disponíveis no site da Prefeitura: www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego

Fonte: Jornal ABCD Maior

7 de junho de 2012

Artesanato produzido com materiais recicláveis pela Economia Solidária de São Bernardo

Embalagens para presente produzidas com filtro de café usado

Artesanato produzido com materiais recicláveis: bolsa de banners descartados, baú de pote de sorvete, sabão em pedra de óleo de cozinha usado, boneca com saia de garrafa pet, cesto de jornal, agulheiro ou sofá para bonecas de garrafa pet e várias embalagens para presente produzidas com filtro de café usado

Colares produzidos com sobras de tecido

Agulheiro e porta carregador de celular produzidos com garrafa pet e embalagem de xampu

Caixa de presente e bouquet de rosas produzidos com filtros de café usados

Sacola, organizador de bolsa e lixeira para carro produzidos com banners usados e embalagens de leite tetrapac

Estes produtos foram confeccionados por artesãos da Economia Solidária de São Bernardo do Campo e estão sendo comercializados nas Feiras de Economia Solidária e Meio Ambiente que ocorrem no mês de junho, em comemoração ao mês do Meio Ambiente, em vários parques da cidade.
Veja o calendário abaixo e prestigie:

03 - Cidade da Criança no Jardim do Mar
10 - Parque Salvador Arena em Rudge Ramos
17 - Parque Rafael Lazzuri no Parque São Diogo
24 - Praça Gionanni Breda no Bairro Assunção
Das 10h às 16h00

Fonte: Fotos (Regina Zanke), PMSBC

Falta de qualificação e salário baixo mantêm estoque de vagas nos Centros Públicos de emprego do ABCD

Centros públicos de emprego do ABCD têm dificuldade em empregar trabalhadores em diversas funções


Os centros públicos de emprego na Região enfrentam dificuldade para preencher algumas vagas, que ficam disponíveis por até três meses. De um lado, as exigências das empresas em experiência e qualificação profissional impedem que postos de trabalho simples sejam preenchidos; do outro, a baixa remuneração e benefícios não atraem o candidato. Há ainda setores aquecidos que permitem aos profissionais escolher em qual empresa atuar, como é o caso da construção civil, que tem muitas ofertas no mercado.  

 Desde o início do ano, as vagas para atendente de telemarketing lideram as ofertas nos centros públicos. Essa é uma das vagas abertas por até três meses. Os motivos apontados são a baixa remuneração e alta rotatividade no setor. 

Outros ofícios que também não atraem o candidato por este motivo são auxiliar de limpeza, atendente de lanchonete, balconista e vendedores.

As áreas de alimentação, beleza e construção civil também enfrentam dificuldades na contratação. Mas, nestes casos porque os setores estão aquecidos e há grande concorrência na captação de vagas. “Esses setores têm muita oportunidade, o candidato pode escolher a empresa que oferecer mais benefícios e maior remuneração”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Jefferson da Conceição.


Perfil
A exigência em cursos de qualificação, experiências comprovadas na carteira de trabalho e grau de escolaridade, muitas vezes, também são barreiras que tornam a vaga incompatível ao perfil dos candidatos. As ofertas para porteiro, motorista, costureira e jardineiro são dessas que enfrentam problema. “Às vezes, o empregador coloca um grau de exigência alto para uma vaga que não será tão bem remunerada”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, Marcelo Menato.

Para reverter esses problemas, as secretarias de desenvolvimento econômico dos municípios oferecem uma série de cursos de qualificação profissional gratuitos, na busca em conciliar as vagas ofertadas ao perfil exigido, e assim inserir mais pessoas ao mercado de trabalho da Região.

Empresas diminuem total de cadastros

Desde o início do ano, os centros públicos da Região têm diminuído o número de cadastramento de currículos e de oferta de vagas pelas empresas.  

O coordenador da equipe de análise da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) da Fundação Seade, Alexandre Loloian, afirmou que a diminuição é resultado do pequeno desaquecimento da economia nos primeiros quatro meses do ano.

Em São Bernardo, por exemplo, tiveram 3.336 currículos a menos cadastrados na Central de Trabalho e Renda de janeiro a abril em relação ao mesmo período de 2011. Já em Mauá foram mais de seis mil que deixaram de ser cadastrados. Em São Bernardo, a Central deixou de oferecer duas mil vagas e as inserções também caíram pela metade. 

“Estes dados evidenciam uma série de possibilidades, uma dela é que as pessoas estão se mostrando menos ao mercado, quem não precisa trabalhar está em casa esperando as oportunidades melhorarem. Os empresários também estão mais cautelosos nesse período de certa instabilidade e por isso contratam menos. Mas, tudo isso, deve ser um fator pontual e após uma série de medidas já adotadas pelo governo federal, deve haver uma retomada da economia”, explicou Loloian.


Fonte: Jornal ABCD Maior

6 de junho de 2012

Plantão do Banco do Povo, CTR, Sala do Empreendedor e Sebrae Móvel ocorre no Rudge Ramos


Serviços terão parceria do Sebrae Móvel

Uma unidade móvel  do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece consultorias dos serviços prestados pela Sala do Empreendedor  de São Bernardo no Rudge Ramos. A ação em parceria será somente nesta terça e quarta-feira (05 e 06/06), das 9h30 às 16h30 , no estacionamento do Mercado Municipal do Rudge.

O objetivo  da ação é promover e divulgar os serviços prestados na Sala do Empreendedor, as parcerias existentes com o Banco do Povo e a  CTR (Central de Trabalho e Renda), além de incentivar a formalização e regularização do comércio local mediante orientações sobre o processo de cadastramento, fornecer informações sobre microcrédito produtivo, e divulgar cursos e palestras para aprimoramento de gestão do empreendimento.

O Mercado Municipal fica na Avenida Caminho do Mar, 3.344, Rudge Ramos.

Fonte: Jornal ABCD Maior
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=41482

5 de junho de 2012

Espaço Solidário de São Bernardo oferece oficinas rápidas de artesanato


O Espaço Solidário, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo, sedia neste mês de junho seis oficinas rápidas de artesanato. A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura, partiu dos próprios empreendedores sediados no espaço.


Inaugurado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo no ano passado, o Espaço Solidário é um local de referência para economia solidária no município, uma importante alternativa de geração de trabalho, renda e inclusão social, agregando toda iniciativa que organize a produção de bens, serviços e consumo, e que tenham como princípios a cooperação, a inclusão social, a gestão democrática e a solidariedade.

O local conta com uma estrutura especialmente montada para que os empreendedores solidários possam comercializar produtos e serviços, como artesanatos variados, confecções, produtos feitos com material reciclável e alimentos. O serviço também possibilita uma maior integração e organização dos empreendedores por meio de atividades de formação e assessoria para os grupos já formados, assim como orientações para pessoas que pretendem se organizar coletivamente para produzir ou prestar serviços.

As aulas serão oferecidas no horário das 14h às 16h. O curso é gratuito e os participantes deverão adquirir o kit com os materiais que serão utilizados, que variam de R$ 10 a R$ 15. As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas no próprio local. Espaço Solidário. Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 8h às 17h; às sextas, das 8h às 15h 

Segue abaixo a relação das oficinas: 

Oficina de crochê

Confecção de colar. O participante adquire o kit de material. Dia 6 (quarta)

Artesanato

Oficina que ensinará como confeccionar produtos utilizando material reciclável. Dias 12 e 20 (terça e quarta)  

 Oficina de crochê

Confecção de chaveiro. O participante adquire o kit de material. Dia 13 (quarta) 

 Oficina de artesanato em jornal 

O participante adquire o kit de material. Dia 15 (sexta) 

Oficina de pintura em tecido com stencil

O participante adquire o kit de material. Dia 22 (sexta) 

Oficina ponto com fita

O participante adquire o kit de material. Dia 27 (quarta) 


Fonte: Guia da Cidade de São Bernardo do Campo/PMSBC

Central de Trabalho e Renda tem 550 vagas para merendeiro escolar para trabalhar em São Bernardo

A Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo do Campo está com 550 vagas disponíveis para merendeiro escolar para trabalhar em São Bernardo. As vagas, para homens e mulheres, exigem ser morador da cidade e ter mais de 18 anos. Conhecimento na área de cozinha é um diferencial. O salário é de R$ 700, mais vale transporte e alimentação, almoço na escola, seguro de vida e assistência médica. O horário de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h50 ou das 13h40 às 22h.

Os interessados deverão ir à CTR, entre os dias 4 e 6 (segunda a quarta), às 9h e às 14h, com os documentos pessoais (carteira de trabalho, RG e CPF) e currículo. 

Para se cadastrar na CTR, é necessário apresentar carteira de trabalho, RG, CPF e PIS. O trabalhador poderá se cadastrar também pelo portal maisemprego.mte.gov.br.

A Central de Trabalho e Renda fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira. Às sextas, o horário é das 8h às 15h, com limite de 300 senhas.


Fonte: PMSBC
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=9306&qt1=0

4 de junho de 2012

Feiras de Economia Solidária e Meio Ambiente promovidas por artesãos de São Bernardo

Cidade da Criança - 03 de junho de 2012
Sabão em pedra e pasta de brilho produzidos com  óleo de cozinha usado - Sabão do Selecta

Bolsas e sacolas produzidas com banners usados - Charlote Arte em Costura 

Bonecas - utilização de garrafas pet - Patricinha Artesanato em Crochê

Cestos, porta-lápis, baú produzidos com jornal 

Pulseiras e marcadores de agenda/livro produzidos com garrafa pet, tecido e CD usado
Feiras itinerantes – Em comemoração ao mês do meio ambiente (junho), a Prefeitura realiza no domingo (3), das 10h às 16h, a primeira feira itinerante da economia solidária de São Bernardo, na Cidade da Criança. Na ocasião, o consumidor poderá adquirir produtos confeccionados pelos artesãos da cidade a partir de materiais recicláveis, como por exemplo garrafas PET.

As próximas feiras itinerantes serão realizadas no Parque Engenheiro Salvador Arena, dia 10, no Parque Rafael Lazzuri, 17, e na Praça Giovanni Breda, 24. 

A Cidade da Criança fica na Rua Tasman, 301, Jardim do Mar.


Fonte: Fotos (Regina Zanke), matéria (PMSBC)

Prefeitura de São Bernardo em parceria com o Sebrae leva serviços ao Mercado Municipal do Rudge Ramos nos dias 5 e 6 de junho de 2012

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, em parceria com o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realiza, terça e quarta-feira (5 e 6), das 9h30 às 16h30, o plantão da Sala do Empreendedor por meio do Sebrae Móvel, no estacionamento do Mercado Municipal do Rudge Ramos.

O objetivo é promover e divulgar os serviços prestados na Sala do Empreendedor, as parcerias existentes com o Banco do Povo e a Central de Trabalho e Renda, além de incentivar a formalização e regularização do comércio local mediante orientações sobre o processo de cadastramento, fornecer informações sobre microcrédito produtivo, e divulgar cursos e palestras para aprimoramento de gestão do empreendimento.

O Mercado Municipal fica na Avenida Caminho do Mar, 3.344, Rudge Ramos.
Fonte: PMSBC

3 de junho de 2012

São Bernardo abre inscrições para oficinas de artesanato

Estão abertas as inscrições para as oficinas de artesanato no Espaço Solidário, no Centro. Entre elas, crochê e confecção de colar, dia 6, artesanato com material reciclável, dias 12 e 20, crochê e confecção de chaveiro, dia 13, artesanato em jornal, dia 15, pintura em tecido com estêncil, dia 22, e ponto com fita, dia 27. As aulas acontecem das 14h às 16h e as inscrições podem ser realizadas no Espaço Solidário (Rua Marechal Deodoro, 2.316, esquina com a Central de Trabalho e Renda, no Centro).

O espaço, inaugurado em agosto de 2011 pela Prefeitura, é uma referência para economia solidária em São Bernardo do Campo, possibilitando maior integração e organização de grupos como artesãos, costureiros, reciclagem, agricultura urbana e alimentação.

Feiras itinerantes – Em comemoração ao mês do meio ambiente (junho), a Prefeitura realiza no domingo (3), das 10h às 16h, a primeira feira itinerante da economia solidária de São Bernardo, na Cidade da Criança. Na ocasião, o consumidor poderá adquirir produtos confeccionados pelos artesãos da cidade a partir de materiais recicláveis, como por exemplo garrafas PET.

As próximas feiras itinerantes serão realizadas no Parque Engenheiro Salvador Arena, dia 10, no Parque Rafael Lazzuri, 17, e na Praça Giovanni Breda, 24.

A Cidade da Criança fica na Rua Tasman, 301, Jardim do Mar.

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (PMSBC)

Central de Trabalho e Renda oferece 243 vagas para a área da construção civil

A Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo do Campo está com 243 vagas abertas para a área de construção civil para trabalhar em São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul. A seleção será realizada entre segunda e quarta-feira (4 a 6), às 8h30, na própria CTR, no Centro.

São 110 vagas para servente, 38 para operador de roçadeira, 30 para pedreiro e 14 para carpinteiro. As demais são para pintor, armador, calceteiro, feitor, encanador, encarregado, azulejista, guieiro, auxiliar administrativo, eletricista, marceneiro, marteleteiro, mestre de obras, serralheiro e soldador.

As vagas, para pessoas entre 18 e 55 anos, não exigem nível de escolaridade. É necessário experiência de seis meses a um ano em carteira profissional ou carta de referência. Para os cargos de servente de pedreiro e ajudante de obras não é necessário comprovação.

Atualmente, a CTR oferece mais de 400 vagas na região do ABC, para diversas funções. Para pessoa com deficiência, são duas vagas para mulheres para oficial de serviços gerais. Para se cadastrar, é necessário apresentar carteira de trabalho, RG, CPF e PIS. O trabalhador poderá se cadastrar também pelo portal maisemprego.mte.gov.br.

A Central de Trabalho e Renda fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira. Às sextas, o horário é das 8h às 15h, com limite de 300 senhas.

Fonte: Foto (Regina Zanke),  reportagem (PMSBC)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=9299&qt1=0

2 de junho de 2012

Sala do Empreendedor, Banco do Povo,e Central de Trabalho e Renda e Sebrae Móvel fazem plantão no Mercado do Rudge em São Bernardo

Serviço será realizado 5 e 6 de junho para fornecer informações a pequenos empreendimentos

A Prefeitura de São Bernardo realiza o plantão da Sala do Empreendedor, no estacionamento do Mercado Municipal do Rudge Ramos, nas próximas terça e quarta-feiras (05 e 06/06/2012), das 9h30 às 16h30. A iniciativa tem o apoio do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e será realizada por meio do Sebrae Móvel.

O objetivo do Sebrae Móvel é promover e divulgar os serviços prestados na Sala do Empreendedor, as parcerias existentes com o Banco do Povo e a Central de Trabalho e Renda, além de incentivar a formalização e regularização do comércio local mediante orientações sobre o processo de cadastramento, fornecer informações sobre microcrédito produtivo, e divulgar cursos e palestras para aprimoramento de gestão do empreendimento.

O Mercado Municipal fica na Avenida Caminho do Mar, 3.344, Rudge Ramos. 

Fonte: Jornal ABCD Maior