O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

28 de novembro de 2013

São Bernardo realiza a nova edição da Feira da Economia Solidária (28/11/2013)


A 2ª edição da Feira de Economia Solidária começa nesta quinta-feira (28). O evento ocorre até o domingo (1) das 9h às 18h na Praça da Matriz, no Centro. Estão à venda artesanatos além de verduras e hortaliças sem agrotóxicos.

Entre os produtos artesanais disponíveis, o público encontrará panos de prato, caminhos de mesa, bijuterias, bolsas, tapetes, camisetas, caixas e jogos de toalha. A peças são produzidas em diversas técnicas como crochê, pintura em tecido, fuxico, ponto cruz, bordados e decupagem.

Esta edição da feira passa a contar com exposições de quadros e telas de artistas plásticos. O evento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo chega a 2ª edição devido ao sucesso da primeira edição, em agosto.

Todos os expositores da feira são de São Bernardo do Campo e tem a forma de gestão dentro dos padrões da economia solidária, que se caracteriza como um grupo de pessoas que se reúnem para trabalhar e gerar renda de forma coletiva e cooperada.

“A feira proporciona a visibilidade destes empreendimentos que estão se organizando em uma nova forma de trabalho autogestionária. Onde todos são trabalhadores e, ao mesmo tempo, donos do negócio”, explica Sandra Olmedilha, do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda de São Bernao.

Para ela, o evento apresenta ao público a gestão associada, uma nova forma de trabalho para quem está desempregado ou não consegue se inserir no mercado, possibilitando que esse grupo possa comercializar e aumentar a renda. “É importante tanto do ponto de vista dos grupos, como do desenvolvimento econômico da cidade”, diz Olmedilha.

Fonte: Rugde Ramos Jornal (28/11/2013), imagem: Regina Zanke
http://www.metodista.br/rronline/noticias/cidades/2013/11/sao-bernardo-realiza-a-nova-edicao-da-feira-da-economia-solidaria

25 de novembro de 2013

2ª Edição da Feira da Economia Solidária de São Bernardo do Campo começa nesta quinta, na Praça da Matriz (25/11/2013)

A segunda edição da Feira de Economia Solidária de São Bernardo do Campo começa nesta quinta-feira (28) e segue até domingo (1º), das 9h às 18h, na Praça da Matriz, região central da cidade.

Diversos expositores irão comercializar artesanato e produtos confeccionados por artesãos da cidade, a preços populares. O público também poderá participar de oficinas de artesanato gratuitas e obter informações sobre economia solidária, além de assistir apresentações de artistas populares.

Todos os expositores são de São Bernardo e se organizam dentro dos princípios da chamada economia solidária, ou seja, pequenos empreendimentos cuja gestão é feita de forma cooperada, gerando empregos e renda sempre tendo em vista a valorização do ser humano e a inclusão social.

O evento é uma realização da Prefeitura de São Bernardo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em conjunto com o Fórum de Economia Solidária de São Bernardo do Campo.

A Praça da Igreja Matriz (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem) fica na Rua Padre Lustosa, 292, Centro.

Incentivo – A Prefeitura de São Bernardo promove diversas ações de incentivo à economia solidária, como, por exemplo, o Espaço Solidário, localizado na área externa da Central de Trabalho e Renda (CTR), na Rua Marechal Deodoro, 2316.

No local são oferecidas atividades de formação e assessoria para os grupos já formados, assim como orientações para pessoas que pretendem se organizar coletivamente para produzir ou prestar serviços. Além disso, o Espaço Solidário conta com uma estrutura montada para que os empreendimentos solidários possam comercializar produtos e serviços, como artesanatos variados, produtos de costura, de reciclagem (sabão artesanal) e de alimentação.

Fonte: PMSBC (25/11/2013)

II Feira de Economia Solidária de São Bernardo do Campo (25/11/2013)

  • Exposição e venda de artesanatos de qualidade confeccionados por artesãs e artesãos da cidade de São Bernardo 
  • Oficinas de artesanato para o público presente, conforme inscrição 
  • Informações e esclarecimentos sobre “O que é economia solidária” 

LOCAL: Praça da Matriz de Nossa Sra. da Boa Viagem
Rua Marechal Deodoro, Centro, SBC 
DATAS: 28, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013, a partir das 9 horas 

Promoção: Fórum Municipal de Economia Solidária de São Bernardo do Campo 

Apoio: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo 
 Município de São Bernardo

19 de novembro de 2013

2ª Feira de Emprego de São Bernardo atrai mais de cinco mil pessoas (19/11/2013)

Mais de cinco mil pessoas compareceram à 2ª Feira de Emprego de São Bernardo do Campo, realizada nesta segunda e terça-feira (18 e 19), na Central de Trabalho e Renda (CTR). Durante o evento, que contou com a participação direta de oito empresas e mais de 30 agências de emprego, foram disponibilizadas aproximadamente 2,5 mil vagas de trabalho.

De acordo com o diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a estimativa é que 70% dos candidatos passaram por entrevista e 30% obtiveram algum tipo de encaminhamento para o processo de seleção.

"Esta ação conjunta entre o sistema público de emprego e as empresas possibilita às pessoas que buscam uma vaga no mercado de trabalho um contato mais direto e imediato com o empregador. Isso facilita o processo e aumenta as chances desses candidatos serem chamados", afirma o diretor.

Para Ismael Mendes, 17 anos, que está em busca de uma vaga na área de logística ou administração, a iniciativa facilita bastante. "Hoje é muito complicado para o jovem arrumar um emprego, e uma oportunidade como esta ajuda muito no encaminhamento, principalmente para quem está começando a carreira", disse.

Aqueles que compareceram tiveram a oportunidade de receber orientações, entre elas de como elaborar currículos, e ainda passar por entrevistas de emprego e emitir Carteira Profissional.

A Feira também contou com o apoio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), do Serviço Social da Indústria (SENAI), do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro (CAMP), Banco do Povo, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e universidades.

CTR – Por mês, a Central de Trabalho e Renda atende cerca de 10 mil pessoas à procura de um emprego. Além de facilitar uma recolocação para quem busca oportunidade no mercado de trabalho, o serviço, totalmente gratuito, ajuda quem busca candidatos para completar o quadro de funcionários.

Também são oferecidos no local serviços como entrada de seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho, palestras de orientação profissional e saúde do trabalhador e cursos ministrados por parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A CTR funciona de segunda a quinta, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 15h. Informações pelo telefone 4128-1230. O endereço Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, São Bernardo do Campo.

Fonte: PMSBC (19/11/2013)

18 de novembro de 2013

Feira de Emprego reúne mais de 2 mil pessoas em São Bernardo (18/11/2013)


Evento ocorre na Central de Trabalho e Renda e termina nesta terça-feira

A 2ª Feira de Emprego de São Bernardo superou as expectativas no primeiro dia de evento. Mais de duas mil pessoas visitaram os estandes das empresas na CTR (Central de Trabalho e Renda) nesta segunda-feira (18/09), das 9h às 16h. O objetivo é divulgar oportunidades aos trabalhadores que buscam por uma oportunidade de emprego.

O movimento deve ser ainda maior na terça-feira (19/11). Para a gerente da CTR, Cristiane Silva, quem visitou a feira hoje, pode divulgar a informação para amigos e familiares. “Todos os interessados terão seus currículos encaminhados para as agências participantes, algumas empresas inclusive já iniciaram processo seletivo. Hoje a intenção é de recrutamento”, afirma.

Ao todo, o evento oferece cerca de duas mil vagas, distribuídas entre 12 empresas locais como Outback, SBC Trans, Carrefour, e 18 agências privadas de emprego da Região como Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) e Camp (Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Entre as agências participantes, a Clareza teve um dos melhores retornos. Foram mais de 300 currículos preenchidos no local, sendo a grande maioria mulheres. “Desde manhã a fila estava enorme, não parava de chegar pessoas para preencher o cadastro”, explica Rosemeire Bolonhese, da área de recrutamento e seleção. 

De acordo com Rosemeire, foram encaminhadas 40 mulheres para as vagas de telemarketing receptivo. 

Oportunidade - Em busca de um emprego na Região, o trabalhador Daniel Souza passou em frente à CTR e decidiu  fazer cadastro em algumas empresas. “Estou há seis meses desempregado, trabalho com a área de logística e acredito que possa conseguir uma nova oportunidade aqui, como outras vezes já consegui pela CTR”, conta.

Com relação às empresas locais, a SBC Trans teve uma média de 130 cadastros. São 47 vagas em aberto, a maior parte destinada para ajudante geral e lavador. De acordo com as analistas de RH, Quesia Cristina Nogueira e Natalia Floreano de Almeida, o retorno não é imediato pois ainda é necessário realizar entrevistas e dinâmicas com os selecionados.

“A partir de semana que vem vamos começar a chamar para a entrevista na empresa, mas a expectativa é que aproveitemos muitos candidatos selecionados na feira”.

Outra empresa que teve um retorno positivo foi o Carrefour, que registrou a procura de aproximadamente 100 candidatos. As oportunidades com maior demanda são as operacionais, caixa e repositores, além da procura por jovem aprendiz. Ao todo, são 50 vagas em aberto. “A contratação se restringe aos moradores do ABCD, selecionamos por volta de 45 cadastros, portanto o resultado foi bastante proveitoso”, disse Maria helena Cavalcante, da área de recrutamento e seleção.

O evento é realizado pela CTR, Prefeitura de São Bernardo e Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços e Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo).

A CTR está localizado na rua Marechal Deodoro, 2.316, próximo ao terminal de ônibus Ferrazópolis.


Fonte: Jornal ABCD Maior (18/11/2013)

17 de novembro de 2013

Feira de Emprego oferece 2 mil vagas em São Bernardo (17/11/2013)


Evento, que será realizado na Central de Trabalho e Renda a partir desta segunda, contará com a participação de 12 empresas do município

Cerca de 2 mil vagas de trabalho estarão disponíveis na 2ª Feira de Emprego de São Bernardo. O evento será realizado na CTR (Central de Trabalho e Renda), entre segunda e terça-feira (18 e 19/11), das 9h às 16h. O objetivo da ação é divulgar as oportunidades  às pessoas que buscam um novo emprego.

A feira contará com a participação 12 empresas locais como o Supermercado O Dia, McDonald´s, SBC Trans, Outback, 18 agências privadas de emprego da Região, Ciee (Centro de Integração Empresa Escola), Camp (Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), universidades, entre outras entidades.

Serão 2.265 vagas disponíveis, sendo 1.763 de agências privadas e empresas, e 187 vagas de estágios de nível médio, técnico e superior, 100 vagas para menores aprendizes, 200 vagas das empresas e 15 vagas para PCD (operador de caixa e auxiliar de produção).

Contratação - A expectativa de contratação é de atingir 50% das vagas oferecidas, desde que exista compatibilidade do perfil do emprego com o do candidato. “Nesta época de fim de ano, todos os setores estão aquecidos. Além das vagas para temporários, temos muitas oportunidades disponíveis na Região. Com este evento conseguimos reunir os empregos em aberto com o perfil dos candidatos em um único espaço. Além das vagas ofertadas pelo CTR, temos agências privadas, empresas, Ciee, entre outros parceiros que podem atender a todo perfil de candidato”, explicou o diretor do CTR, Nilson Tadashi.

É fundamental que o interessado em uma nova oportunidade leve ao evento: currículo, carteira profissional, CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG( Registro Geral) e o número do PIS (Programa de Integração Social).

As principais vagas ofertadas são: administrativo, financeiro, promotor de vendas, coordenador de atendimento, eletricista, motorista, limpeza, operador de caixa, açougueiro, portaria, vigilância, mecânico de autos, mecânico em manutenção geral, coordenador da qualidade e atendente de crédito.
Serão realizadas ainda atividades de orientação a entrevistas de emprego, emissão de Carteira Profissional e elaboração de currículos.
  
O CTR está localizado na rua Marechal Deodoro, 2.316, próximo ao terminal de ônibus Ferrazópolis.

Fonte: Jornal ABCD Maior (17/11/2013)

14 de novembro de 2013

2ª Feira de Emprego de São Bernardo do Campo começa na segunda e oferece cerca de 2 mil vagas (14/11/2013)


Nos dias 18 e 19 de novembro, das 9h às 16h, a Prefeitura realiza a 2ª Feira de Emprego de São Bernardo do Campo. O evento será realizado na Central de Trabalho e Renda, na Rua Marechal Deodoro, 2.316. Serão oferecidas cerca de duas mil vagas, entre efetivas e estágios, em empresas como o Carrefour, McDonald´s, SBC Trans, Outback, Riachuelo e Rotativo.

O objetivo da feira é divulgar oportunidades de emprego às pessoas que buscam se inserir ou voltar ao mercado de trabalho, identificar e capacitar a mão de obra local e, especialmente, divulgar as vagas disponíveis.

Serão realizadas ainda atividades de orientação a entrevistas de emprego, emissão de Carteira Profissional, elaboração de currículos, atendendo dessa forma as demandas da indústria, do comércio e do setor de serviços no que diz respeito à elevação da empregabilidade.

A Feira tem o apoio e participação empresas locais, do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), do Serviço Social da Indústria (SENAI), do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro (CAMP), das principais agencias privadas de emprego, de universidades e faculdades entre outras entidades.

Mais informações pelo telefone 4128-1230 ou pelo email ctr@saobernardo.sp.gov.br.

1ª edição – Em 2011, na 1ª Feira de Emprego de São Bernardo do Campo, cerca de oito mil pessoas compareceram para conferir de perto as vagas oferecidas.

Fonte: PMSBC (14/11/2013)

2ª Feira de Emprego de São Bernardo do Campo (14/11/2013)

Nos dias 18 e 19 de novembro, das 9h às 16h, a Prefeitura realiza a 2ª Feira de Emprego de São Bernardo do Campo. O evento será realizado na Central de Trabalho e Renda, na Rua Marechal Deodoro, 2.316. Serão oferecidas cerca de duas mil vagas, entre efetivas e estágios, em empresas como o Carrefour, McDonald´s, SBC Trans, Outback, Riachuelo e Rotativo.

Fonte: PMSBC

12 de novembro de 2013

Cidade de São Bernardo inaugura serviço para empregados e empregadores domésticos (12/11/2013)

O prefeito de São Bernardo do Campo inaugurou nesta terça-feira (12) o Posto Municipal de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos, na Central de Trabalho e Renda (CTR), na região central da cidade. O evento contou com a presença da deputada federal Benedita da Silva, relatora da Proposta de Emenda Constitucional 66/2012, conhecida como PEC das domésticas.

No local serão oferecidos gratuitamente serviços e esclarecimentos sobre a nova legislação que rege as relações de trabalho entre empregados e empregadores domésticos. Os serviços serão prestados por estagiários do curso de Direito, supervisionados por professores das instituições de ensino, especialistas em direito do trabalho. Além disso, o Posto Municipal oferecerá aos empregados a possibilidade de tirar Carteira de Trabalho e outras informações uteis.

Segundo o chefe do Executivo o serviço é extremamente importante uma vez que pode representar uma mudança cultural no setor. "Estamos dando início a um processo que vai provocar uma mudança de comportamento na cabeça dos empregados e dos empregadores no sentido da valorização e formalização do trabalho doméstico", declarou.

Para a deputada Benedita, o Posto de São Bernardo vai se transformar em referência. "Vou levar esse modelo para os prefeitos do Rio de Janeiro. A inclusão das trabalhadoras domésticas e a luta pela dignidade e reconhecimento da categoria é de todos nós", disse.

A iniciativa conta com as parcerias da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e da Universidade Metodista de São Paulo, bem como da CUT/ABC, da Força Sindical Regional ABC e do Sindicato dos Empregadores de Empregados Domésticos do Estado de São Paulo (Sedesp).

O Posto Municipal de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos funciona de terça a sexta-feira. O horário de atendimento é das 8h às 12h nas terças e quartas-feiras, e das 13h às 18h nas quintas e sextas-feiras.

O endereço da Central de Trabalho e Renda é Rua Marechal Deodoro, 2.316. Informações pelo telefone 4348-1053 ou pelo email trabalhodomestico.sdet@saobernardo.sp.gov.br.

Números no Brasil e no ABC – Segundo dados do IBGE, aproximadamente 6,5 milhões de pessoas estão ocupadas em trabalho doméstico no Brasil, sendo que aproximadamente 70% deste total (4,6 milhões) não têm carteira de trabalho. Ainda de acordo com esses dados, 94% desta categoria de trabalhadores são mulheres e 62% se declaram como negras.

No caso específico da Região do ABC, em 2012 havia um total de 67 mil pessoas ocupadas como domésticas, das quais 41 mil como mensalistas e 26 mil como diaristas.

Emenda Constitucional – A PEC 66 deu origem à Emenda Constitucional nº 72, aprovada em 02 de abril de 2013, que efetiva a igualdade de direitos trabalhistas. A lei garante aos empregados domésticos – entre eles,  empregadas, jardineiros, motoristas, babás e cuidadores – direitos como jornada máxima de 44 horas semanais (não superior a oito horas diárias), pagamento de horas extras e adicional noturno. Direitos como o seguro desemprego e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ainda dependem de regulamentação no Congresso Nacional.

Ente outras autoridades, também estiveram presentes ao evento o deputado federal Vicentinho e a deputada estadual Ana do Carmo.

Fonte: PMSBC (12/11/2013)

São Bernardo terá posto para dar orientação à empregada doméstica (12/11/2013)

Fonte: Diário do Grande ABC (12/11/2013), página 2 do caderno de Economia/Emprego

11 de novembro de 2013

Prefeito Luiz Marinho inaugura Posto de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos de São Bernardo (11/11/2013)



O prefeito de São Bernardo do Campo inaugura nesta terça-feira (12), às 9h, o Posto Municipal de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos, na Central de Trabalho e Renda (CTR), na região central da cidade. O evento contará com a presença da deputada federal Benedita da Silva, relatora da Proposta de Emenda Constitucional 66/2012, conhecida como PEC das domésticas.

Neste dia, a CTR estará fechada para o público. O atendimento voltará normalmente na quarta-feira (13). 

Serviço:
Inauguração do Posto Municipal de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos de São Bernardo do Campo
Dia: 12 de novembro (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro


Fonte: PMSBC (11/11/2013)

Domésticos e patrões podem tirar dúvidas sobre legislação de graça no ABC (11/11/2013)

Empregados domésticos e patrões que quiserem tirar dúvidas a respeito da nova legislação trabalhista que ampliou os direitos dos funcionários podem procurar, a partir desta terça-feira (12), auxílio gratuito em um posto em São Bernardo do Campo, região do Grande ABC.

O posto ficará na Central de Trabalho e Renda (veja abaixo endereço e detalhes sobre o funcionamento). No local, os domésticos também conseguirão tirar carteira de trabalho.
Outras cidades do Grande ABC também oferecem serviço grauito de esclarecimento sobre a nova legislação, embora não tenham postos específicos como o de São Bernardo

Em Diadema, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda ajuda a tirar dúvidas sobre o tema. No local, é possível também ser encaminhado para concorrer a oportunidades de emprego.

Já em São Caetano do Sul, há o Centro Municipal de Emprego e Qualificação, que prepara os domésticos para o mercado de trabalho e também faz esclarecimentos sobre os pontos envolvendo as novas regras.

Aprovado no Senado há quase quatro meses, o projeto de regulamentação das relações trabalhistas ainda aguarda análise da Câmara dos Deputados.

O projeto, prevê, por exemplo, que o patrão pague, de FGTS, 11,2% sobre a remuneração do empregado, sendo 3,2% para um fundo para multa em caso de demissão sem justa causa. E mais 0,8% de seguro por acidente de trabalho.

Só esses dois encargos fariam com que um empregador que hoje gasta R$ 834,69 para manter um profissional -incluindo os 8% já obrigatórios de INSS (Previdência Social)- que ganhe salário mínimo de R$ 678 (valor nacional; em São Paulo, são R$ 755) passasse a pagar R$ 922,37, segundo cálculos do escritório Siqueira Castro.

Na avaliação de advogados ouvidos pela Folha, os empregadores devem esperar a regulamentação da lei ser aprovada e publicada para, aí sim, calcular o impacto dos novos custos e decidir qual é a melhor saída.

"Antes da regulamentação aprovada, os pagamentos não são obrigatórios", diz Otavio Pinto e Silva, sócio do Siqueira Castro Advogados. "Até porque os percentuais previstos até agora, como para recolhimento do FGTS, podem ser alterados."
*
SERVIÇO
SÃO BERNARDO
Posto Municipal de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos
Onde: Rua Marechal Deodoro, número 2316
*
SÃO CAETANO DO SUL
Centro Municipal de Emprego e Qualificação
Onde: Rua Major Carlo Del Prete, 651
*
DIADEMA
Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda
Onde: Rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel - 101

Fonte: Folha de São Paulo (11/11/2013)

Espaço Hortas Urbanas de São Bernardo do Campo (11/11/2013)


Alimentação sadia para sua família
Produtos sem agrotóxicos

Serviço: Sextas-feiras, das 10h às 15h
Local: Espaço Solidário de São Bernardo do Campo, área externa da Central de Trabalho e Renda (CTR), Rua Marechal Deodoro, 2316, entrada pela Rua Zelinda Zanela.

9 de novembro de 2013

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo cria serviço sobre a PEC das Domésticas (09/11/2013)

Orientação será feita no posto da Central de Trabalho e Renda de S. Bernardo

Com o objetivo de fornecer apoio aos empregados e empregadores domésticos diante da Proposta de Emenda Constitucional 478/10, conhecida como PEC das Domésticas, a CTR  (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo inaugura nesta terça-feira (12/11), às 9h, um posto de serviço gratuito para esclarecer dúvidas sobre essa nova legislação trabalhista aos moradores do ABCD.

Este projeto, que começará especialmente após a regulamentação da PEC das Domésticas, será prestado por estagiários dos cursos de direito na Metodista e Direito São Bernardo, orientados por professores especializados em questões trabalhistas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Jefferson da Conceição, o serviço será prestado em duas etapas, sendo os primeiros três meses em estágio de experiência e aperfeiçoamento do projeto, e os últimos seis meses para atendimento após a regulamentação da emenda.

“A primeira etapa tem o objetivo de orientar a população de forma prévia e identificar a demanda para adequar o programa e melhor atendê-la. A segunda deve auxiliar a população no processo de adequação e regularização da atividade, pois muitos ainda têm dúvida sobre como proceder com a nova lei”, explicou o secretário.

Funcionamento - O posto funcionará das 9h às 17h e a inauguração terá a presença da relatora da PEC, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ex-trabalhadora doméstica.

Perfil - Conforme o IBGE, perto de 6,5 milhões de pessoas estão ocupadas em trabalhos domésticoss, sendo que 70% deste total não têm carteira de trabalho.  Ainda de acordo com estes dados, 94% dessa categoria de trabalhadores são mulheres. Na Região, havia em 2012 um total de 61 mil pessoas ocupadas como domésticas, das quais 41 mil como mensalistas e 26 mil como diaristas.

A mensalista Doralice de Souza trabalha há 20 anos na profissão e, após a aprovação da PEC, entre outros direitos, passou a ter o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) recolhido.

Já a diarista Maria da Conceição conta estar interessada pelo novo serviço da CTR, uma vez que teme perder oportunidades no mercado com o aumento já percebido nas diárias. Ela recebe R$ 80 por serviço realizado e se houver um aumento no valor, por crescimento da demanda, muitas pessoas deixariam de solicitar seu trabalho.

A PEC garante 16 direitos a essas trabalhadoras, como FGTS, jornada de oito horas diárias e 44 horas semanais, hora extra e adicional noturno, além do seguro-desemprego.

Fonte: Jornal ABCD Maior (09/11/2013)

8 de novembro de 2013

Prefeitura de São Bernardo inaugura Posto de Apoio para Empregados e Empregadores Domésticos (08/11/2013)

No espaço, inédito no Brasil, profissionais de direito prestarão esclarecimentos sobre nova legislação vigente

De maneira inédita, a Prefeitura de São Bernardo do Campo - por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - inaugura na terça-feira (12), às 9h, na Central de Trabalho e Renda (CTR), Rua Marechal Deodoro, 2316, o Posto Municipal de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos. A iniciativa conta com as parcerias da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e da Universidade Metodista de São Paulo, bem como da CUT/ABC, da Força Sindical Regional ABC e do Sindicato dos Empregadores de Empregados Domésticos do Estado de São Paulo (Sedesp).

O Prefeito Luiz Marinho, Presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e a Deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ), relatora da PEC aprovada (PEC 66/2012), estarão presentes na inauguração.

No local serão oferecidos gratuitamente serviços e esclarecimentos de dúvidas sobre a nova legislação que rege as relações de trabalho entre empregados e empregadores domésticos.  Os serviços serão prestados por estagiários do curso de Direito, supervisionados por professores das instituições, especialistas em direito do trabalho. Além disso, o Posto Municipal oferecerá aos empregados a possibilidade de tirar Carteira de Trabalho, bem como outras informações uteis.

A Emenda Constitucional nº 72, aprovada em 02 de abril de 2013, efetiva a igualdade de direitos trabalhistas. A lei garante aos empregados domésticos – entre eles, empregadas, jardineiros, motoristas, babás e cuidadores – direitos como jornada máxima de 44 horas semanais (não superior a 8 horas diárias), pagamento de horas extras e adicional noturno. Direitos como o seguro desemprego e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ainda dependem de regulamentação no Congresso Nacional.

O Posto Municipal de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos funcionará de terça a sexta-feira, nos seguintes horários: das 8h às 12h nas terças e quartas-feiras e das 13h às 18h nas quintas e sextas-feiras.

Número no Brasil e no ABC

Segundo dados do IBGE, aproximadamente 6,5 milhões de pessoas estão ocupadas em trabalho doméstico no Brasil, sendo que aproximadamente 70% deste total (4,6 milhões) não têm carteira de trabalho.  Ainda de acordo com estes dados, 94% desta categoria de trabalhadores são mulheres e 62% se declaram como negras.

No caso específico da Região do ABC (sete municípios), havia em 2012 um total de 67 mil pessoas ocupadas como domésticas, das quais 41 mil como mensalistas e 26 mil como diaristas.

ESTIMATIVA DO NÚMERO DE OCUPADOS E RENDIMENTO MÉDIO REAL DOS OCUPADOS, REGIÃO DO ABC (1) – 2011 – 2012


Ocupados
Rendimento médio

2011
2012
2011
2012
Total
1.233.000
1.235.000
R$ 1629
R$ 1860
Total de Assalariados
   889.000
    890.000
R$ 1735
R$ 1904
Empregados Domésticos
      63.000
      67.000
R$   675
R$   742
     Mensalistas
      38.000
      41.000
-
-
     Diaristas
       25.000
      26.000
-
-

(1)  Compreende 07 Municípios: São Bernardo, Santo André, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra.

Fonte: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. Convênio Seade – Dieese e MTE / FAT.

Serviço

Posto Municipal de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos
Funcionamento: Terças e quartas-feiras, das 8h às 12h e quintas e sextas-feiras das 13h às 18h.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 2316 (dentro da Central de Trabalho e Renda - CTR).
Informações: trabalhodomestico.sdet@saobernardo.sp.gov.br
Fonte: PMSBC

Inauguração do Posto Municipal de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos de São Bernardo do Campo (08/11/2013)

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e a Universidade Metodista de São Paulo, convida para o evento de inauguração do Posto Municipal de Apoio aos Empregados e Empregadores Domésticos.

Este evento contará com a presença do Prefeito Luiz Marinho e da Deputada Federal Benedita da Silva, relatora da PEC das Domésticas na Câmara Federal.

Data e horário: 12 de novembro de 2013, 9h
Local: Central de Trabalho e Renda 
Rua Marechal Deodoro, 2316 - Centro - São Bernardo do Campo - SP

Fonte: PMSBC

5ª Edição do Haja Eja leva prestação de serviços para o Cenforpe (Banco do Povo Paulista, CTR, Sala do Empreendedor e Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo)

A Prefeitura de São Bernardo convida para o evento de celebração da construção de conhecimento do EJA, com mostra de trabalhos, atividades culturais e prestação de serviços.

Data e horário: 8 de novembro de 2013, das 9h às 22h.
Local: Cenforpe, Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 - Planalto

Diversos serviços estão disponíveis para quem procura oportunidades de trabalho e informações sobre empreendedorismo.
Traga seu documento e consulte os postos de atendimento:

Banco do Povo Paulista 
  •  informações sobre microcrédito produtivo;

Central de Trabalho e Renda 
  • Emissão de CTPS (obrigatório levar uma foto 3 x 4)

Sala do Empreendedor
  •  Informações e inscrições para cursos e palestras sobre empreendedorismo e gestão;
  • Distribuição de materiais informativos sobre EI (Empreendedor Individual).

Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo (SBCSOL)
  • Informações a respeito da Economia Solidária, como criar e organizar um empreendimento solidário;
  • Exposição e venda de artesanato proveniente dos grupos inseridos no Programa de Geração de Trabalho e Renda Economia Solidária.
Fonte: PMSBC

6 de novembro de 2013

Feira no Espaço da Economia Solidária de São Bernardo do Campo oferece verduras e temperos sem agrotóxicos (06/11/2013)

Quem quiser comprar hortaliças e leguminosas cultivadas sem agrotóxicos pode procurar a Feira de Produtos Naturais, no Espaço da Economia Solidária, que fica na rua Marechal Deodoro, 2.316, em São Bernardo. A feira ocorre às sextas-feiras, das 10h às15h.

Quatro produtores disponibilizarão verduras, legumes e temperos cultivados de maneira natural e a um custo inferior ao dos grandes mercados.

Serão vendidas rúcula, alface, couve e agrião, abobrinha, cenoura e temperos. O valor dos produtos varia entre R$ 2 e R$ 3.

A iniciativa tem como objetivo apoiar a geração de trabalho e renda e incentivar o consumo de produtos isentos de adubos químicos e agrotóxicos.Implantada em setembro de 2009, a Feira de Produtos Naturais é uma parceria entre a Prefeitura e os produtores locais, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição. O sistema de cultivo natural observa as leis da natureza, respeita as diferentes épocas de safra e todo o manejo agrícola está baseado na preservação dos recursos naturais. Nesse tipo de cultivo, também se procura preservar os direitos dos trabalhadores. 


Fonte: PMSBC (06/11/2013)