O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

20 de dezembro de 2013

Posto de Atendimento de São Bernardo orienta sobre trabalho doméstico (20/12/2013)

Atendimento gratuito tira dúvidas de empregadas e empregadores sobre a nova lei do trabalho

O Posto de Apoio a Empregados e Empregadores Domésticos, criado pela Central de Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura de São Bernardo, conta com o apoio jurídico da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e da Universidade Metodista.

A parceria entre a Administração e as Faculdades foi realizada há pouco mais de um mês e tem como objetivo prestar orientação a funcionárias e patrões sobre direitos e deveres de cada parte com base na nova lei do trabalho doméstico, conhecida como PEC das Domésticas e que está em vigor desde abril deste ano.

Os atendimentos gratuitos estão sendo realizados na CTR por estagiários da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e da Universidade Metodista, sob orientação de professores das duas instituições.

As dúvidas, neste primeiro mês de trabalho são relacionadas ao direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias e 13º salário proporcional em caso de pedido de demissão, de férias e de horas extras.

O atendimento ocorre de segunda e quarta-feira, das 8h às 13h, e quinta e sexta-feira, das 13h às 18h. Não há necessidade de marcar horário.

Para o professor de Direito e coordenador do Projeto, Gilberto Maistro Jr., a iniciativa nesta área é pioneira “A ação traz pacificação a essa relevante relação, em que os laços criados entre empregador e empregado costumam ir além do campo profissional, adentrando ao pessoal”, garantiu.

Maria do Carmo Pedrosa procurou o posto de atendimento e saiu com todas suas dúvidas esclarecidas. “A visita ao posto e as explicações que recebi foram muito importantes. Eu sequer sabia sobre determinados direitos que tenho. Outros que julgava ter, não tenho. Muitas brigas poderão ser evitadas com a orientação que está sendo oferecida gratuitamente”, disse.

Serviço: Atendimento Jurídico Gratuito
Posto de Apoio a Empregados e Empregadores Domésticos
Rua Marechal Deodoro, 2316 – Centro – São Bernardo do Campo
Informações: 4128-1230

Fonte: Jornal Notícias do Município, edição nº 1754 de 20 de dezembro de 2013, página 11 
http://www.saobernardo.sp.gov.br/dados1/nm/nm%201754%20net.pdf

17 de dezembro de 2013

Feira de Economia Solidária de Natal - São Bernardo do Campo (17/12/2013)



De 19 a 21 de dezembro de 2013 será realizada a Feira de Economia Solidária de Natal, na Praça da Igreja Matriz de São Bernardo do Campo.

Um momento para fazer as compras de Natal, apreciar produtos feitos à mão, aprender, informar-se e divertir-se.
 
· Exposição e vendas de artesanato de qualidade confeccionados por artesãs e artesãos da cidade de São Bernardo.
· Oficinas de artesanato.
· Praça de alimentação.
· Informações e esclarecimentos sobre “O que é economia solidária”.


Fonte: PMSBC


Primeira edição de Natal da Feira da Economia Solidária de São Bernardo começa nesta quinta-feira (19 de dezembro de 2013), na Matriz (17/12/2013)

A primeira Edição de Natal da Feira de Economia Solidária de São Bernardo do Campo será realizada nos dias 19, 20 e 21, das 9h às 17h, na Praça da Igreja Matriz, na região central da cidade. No evento, gratuito e aberto ao público, cerca 10 expositores irão comercializar, a preços populares, produtos confeccionados por artesãos da cidade.

Com objetivo de potencializar o comércio dos produtos oferecidos pelas cooperativas e associações que fazem parte da Economia Solidária, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, organizou a primeira Edição de Natal da feira. No local é possível encontrar produtos como panos de prato, caminhos de mesa, bijuterias, bolsas, sacolas, além de produtos feitos em crochê, bordados em ponto cruz e pintura em tecido.

Todos os expositores são da cidade e se organizam dentro dos princípios da chamada economia solidária, ou seja, pequenos empreendimentos cuja gestão é feita de forma cooperada, gerando empregos e renda sempre tendo em vista a valorização do ser humano e a inclusão social.

O evento é uma realização da Adminsitração, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em conjunto com o Fórum de Economia Solidária de São Bernardo do Campo.

A Praça da Igreja Matriz (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem) fica na Rua Padre Lustosa, 292, no Centro.

Incentivo - A Prefeitura apoia empreendimentos vinculados à economia solidária por meio do Espaço Solidário, localizado na área externa da Central de Trabalho e Renda (CTR), que fica na Rua Marechal Deodoro, 2316.

No local, são oferecidos cursos profissionalizantes, de elevação de escolaridade, além de atividades de formação e assessoria para os grupos já formados, assim como orientações para pessoas que pretendem se organizar coletivamente para produzir ou prestar serviços.

Além disso, o Espaço Solidário conta com uma estrutura para que os empreendimentos solidários possam comercializar produtos e serviços, como artesanatos variados, produtos de costura, de reciclagem (sabão artesanal) e do setor alimentício.
Fonte: PMSBC (17/12/2013)

12 de dezembro de 2013

Secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, entrega Equipamentos de Proteção para cooperativas de reciclagem (12/12/2013)

O secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, entregou na tarde desta quinta-feira (12), Equipamentos de Proteção Individual, (EPI) para cerca de 80 cooperados ligados as associações Refazendo e Raio de Luz, que trabalham com reciclagem de materiais na cidade. Também estiveram presentes na atividade o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e o Diretor do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda.

Na oportunidade, os cooperados receberam conjuntos de uniformes completos, compostos por calça, bota, camiseta e luvas. Os EPIs foram adquiridos por meio da parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos as cooperativas tem tido papel importante no aumento da quantidade de material reciclado na cidade, que em poucos meses passou de 0,87% para 1,21%. "Dar melhores condições de trabalho aos cooperados e qualificar a forma que estes são desenvolvidos são fundamentais para o sucesso de programa de reciclagem e melhora de qualidade de vida", disse.

O titular da Pasta destacou ainda que espera poder ampliar a parceria com os cooperados, já que em janeiro de 2014 o município deve levar para mais quatro bairros a coleta porta a porta. "Isso vai aumentar o volume do material com potencial reciclável que chegará aos centros. Vamos trabalhar juntos para melhorar a qualidade de trabalho e consequentemente a produção dos cooperados", declarou.

Fonte: PMSBC (12/12/2013)

6 de dezembro de 2013

Prefeito de São Bernardo conclui projeto habitacional do Três Marias com entrega de Centro Comercial (06/12/2013)

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, inaugurou na tarde desta sexta-feira (6), o Centro Comercial do Conjunto Habitacional Três Marias, no Bairro Cooperativa. Além dos 1.236 apartamentos entregues pela Administração, foram projetadas também 14 unidades para atender comerciantes que precisaram ser removidos para a execução da obra.

"Entregamos todo esse complexo com muito orgulho e felicidade. A obra do Três Marias se encerra com esse Centro Comercial, com a situação já legalizada para os comerciantes. Aqui temos o maior conjunto habitacional da cidade", disse a secretária de Habitação.

O conjunto, financiado pela Prefeitura em parceria com o governo federal, beneficiou famílias que residiam em áreas de risco e de proteção ambiental dos assentamentos precários dos bairros Sítio Bom Jesus, Alvarenga Peixoto, Divinéia I e II, Pantanal I e II e Jardim Ipê.

"É um dia de muita festa e alegria. Aqui no Três Marias entregamos o CEU, a quadra de esportes, o teatro, o conjunto habitacional e agora esse Centro Comercial para que os vendedores que estavam no Ipê, Sítio Bom Jesus e Divinéia tenham fonte de renda", completou o chefe do Executivo.

Para a comerciante Cícera Maria Soliano, que vai abrir um mini mercado no box quatro, o Centro Comercial chega em boa hora. "É uma obra muito importante para os comerciantes. É uma nova oportunidade na vida para todos nós", destacou.

Junto com o Centro Comercial também foi afixado no conjunto o Memorial do Trabalhador, em homenagem a todas as pessoas que atuaram na obra.

O Banco do Povo e Sala do Empreendedor fizeram plantões para atendimento aos comerciantes.

Fonte: PMSBC (06/12/2013), foto: Wilson Magão

5 de dezembro de 2013

9º Fórum Local do Cidade de Paz de São Bernardo do Campo celebra dois anos (05/12/2013)

Peças de artesanato produzidas pelas Artesãs pela Paz: Arte e Conhecimento
Nó Cego Cia. de Palhaços - grupo incubado pela Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo, dentro do Programa de Geração de Trabalho e Renda Economia Solidária 
O 9º Fórum Local do Cidade de Paz Território Montanhão aconteceu na noite desta quarta-feira (4), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Irmã Odete, na Vila São Pedro. O evento celebrou os dois anos e três meses da instalação na região do programa, que articula diversas ações de prevenção à violência.

Participaram do encontro associações de moradores, lideranças comunitárias, representantes da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Agentes de Leitura, Mulheres da Paz e Jovens do Protejo, essas dois últimos são ações do Cidade de Paz .

De acordo com diretora do Departamento de Políticas Preventivas da Secretaria de Segurança Urbana, Lígia Daher, o Fórum, que foi realizado a primeira vez em 2012, tem o objetivo de criar um espaço permanente de diálogo entre a comunidade, entidades parceiras e poder público. "Também é por meio desse canal que conseguimos desenvolver outros projetos e ações importantes para a promoção de uma cultura de paz na cidade", afirmou.

Alguns dos resultados do Fórum são o Festival Esportivo e Cultural Cidade de Paz em Ação; Artesãs pela Paz: Arte e Conhecimento; Biblioteca Comunitária do Ponto de Cultura; o 1º Encontro do Cidade de Paz de Prevenção de Álcool e outras Drogas; Dedinho de Prosa; Território Jovem; e o Mutirão Conviver, cuidar, limpar e brincar na Vila.

Todas essas iniciativas têm em comum a forte parceria entre poder público e comunidade e o objetivo de incentivar uma cultura de paz na cidade.

Durante o Fórum, foram realizadas apresentações do Ballet da Associação da Vila Esperança, show com os palhaços do Nutrarte, entre outras atrações.

Um dos pontos altos foi a atividade Guarda-ações e sonhos do Cidade de Paz para 2014, uma ação onde os participantes do Fórum Local deixaram suas sugestões e intenções para as próximas atividades. Também houve apresentações de samba e pagode com o Grupo Sorriso Negro.

Nova Cultura - O Cidade de Paz é um programa da Prefeitura de São Bernardo que concentra em regiões da cidade, durante determinado período, projetos e ações que fomentam a inclusão, o diálogo e a participação.

Por meio de um processo de governança cooperativa, que reúne atores públicos e sociais, fortalecendo as redes locais e os vínculos de sociabilidade e solidariedade, o programa previne a violência e promove a cultura de paz.

O programa teve início em 2010 no Território Alvarenga. Em 2011, começou a ser desenvolvido no Território Montanhão (Vila Esperança, Vila São Pedro e Jd. dos Químicos). O próximo local a receber a iniciativa é o Silvina.

O primeiro passo para sua instalação é a articulação da rede local e o processo seletivo para as ações do Cidade de Paz, como o programa Mulheres da Paz, que capacita lideranças comunitárias para atuar na intermediação de conflitos em sua comunidade, como brigas entre vizinhos.
Fonte: PMSBC (05/12/2013), fotos: Regina Zanke
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=10623&qt1=0

1 de dezembro de 2013

Fotos da II Feira de Economia Solidária de São Bernardo do Campo, de 28/11 a 1º/12/2013 (01/12/2013)

II Feira de Economia Solidária de São Bernardo do Campo recebe a visita dos representantes da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego de São Paulo, Carlos Geraldo de Oliveira Almeida e Atilio Machado Peppe. 
Quer um lanchinho de qualidade produzido sob a lógica da solidariedade, cooperativismo, inclusão social, respeito ao meio ambiente! 
Dê uma passadinha por lá. II Feira de Economia Solidária de São Bernardo do Campo.

Que tal um presente diferente? Origamis! Origamis de diversas cores, tamanhos, formatos!
Quer comprar? Visite a II Feira de Economia Solidária de São Bernardo do Campo. 
Bolsas, sacolas, porta pendrives, tablets, notebooks, lixeiras para carro, mochilas, entre outros acessórios!
Tudo feito com reaproveitamento de tecido automotivo!
Visite a II Feira de Economia Solidária de São Bernardo do Campo e conheça!
Adquira produtos feitos sob a lógica da solidariedade, cooperativismo, inclusão social, respeito ao meio ambiente!

Fonte: Regina Zanke