O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

28 de janeiro de 2014

A 'outra economia’ (28/01/2014)

Nos últimos artigos aqui publicados, discutimos as possibilidades das políticas de desenvolvimento econômico local. Vimos o papel dos APLs, dos Fóruns tripartites e do ambiente de inovação. As grandes e as médias empresas costumam ser as principais beneficiárias destas políticas. Hoje, começaremos a tratar daquela outra metade da economia, formada pelos pequenos negócios. Ter políticas públicas para esta parcela é essencial em uma estratégia de desenvolvimento local. Neste, falaremos da economia solidária. No próximo, do empreendedorismo.

A Economia Solidária vem de longa data: desde o século 19, quando experiências socialistas europeias buscaram constituir uma economia não capitalista, baseada no cooperativismo. Apesar da longa trajetória percorrida, ainda permanece um desafio: como cultivar os princípios da solidariedade, inclusão, cooperação e geração de renda em um contexto em que predomina o modo de organização capitalista? Como concorrer com os preços, qualidades, marcas e prazos das empresas capitalistas? 

No Brasil, a Economia Solidária – que tem origens ligadas às cooperativas agrícolas– foi retomada com força a partir da década de 1990, quando se verificou grande número de empresas falidas. No ABCD, o sindicalismo apresentou o cooperativismo de produção como forma de manutenção da fábrica (seu maquinário e postos de trabalho). Isto ampliou a abrangência da economia solidária local, que vai dos microempreendimentos de inclusão de segmentos mais vulneráveis até grandes fábricas geridas pelos cooperativados.

A Economia Solidária se fortaleceu no governo Lula com a constituição, em 2003, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, e continua a se expandir na gestão Dilma. E há muito a se avançar em itens como financiamento; comercialização; capacitação gerencial; formação de redes e parcerias.

Ainda são poucos os governos municipais e estaduais que efetivamente têm uma política de apoio à economia solidária. Neste contexto, a política pública da Prefeitura de São Bernardo, em parceria com instituições como Unisol, ADS-CUT, Centro de Formação Padre Léo, Sebrae, entre outras, é uma das referencias no País. Sob a orientação do prefeito Luiz Marinho, elaboramos e aprovamos, em 2010, a lei municipal de Fomento à Economia Solidária. 

Criamos o “Espaço Solidário”, em 2011, anexo à nossa CTR, possibilitando a comercialização e a integração desses empreendimentos. Em 2012, constituímos, em parceria com a Universidade Metodista e a Finep, a Incubadora de Empreendimentos Solidários (SBCSOL), que além de criar uma metodologia específica, apoia os empreendimentos com capacitações diversas.

Queremos ainda fortalecer a priorização dos empreendimentos solidários nas compras públicas; criar novos pontos de comercialização, como nos novos conjuntos habitacionais construídos pela Prefeitura; fomentar a criação de cadeias produtivas regionais; constituir políticas de incentivos fiscais e não fiscais; melhorar os produtos e os processos produtivos, de modo a alcançar certificações e elevar o patamar de materiais recicláveis.

*Jefferson Conceição  é secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo.

Fonte: Jornal ABCD Maior (24/01/2014)
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=56603

23 de janeiro de 2014

Banco do Povo Paulista de São Bernardo orienta sobre microcrédito aos participantes de palestra do Sebrae (23/01/2014)



Os participantes da palestra ministrada pelo Sebrae – EI (Empreendedor Individual) Direitos e Deveres no auditório da Sala do Empreendedor em 23 de janeiro de 2014, receberam também orientações para acessar o microcrédito produtivo do Banco do Povo Paulista, destinado a fomentar os negócios de pequenos negócios, formais ou informais.


Serviço: O Banco do Povo funciona no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, 100, no Centro), e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e de sábado, das 7h às 13h. Os telefones são 2833-8250 e 2833-8238.
Também existem os plantões na Sala do Empreendedor, localizada no térreo do Paço Municipal, quartas, das 8h às 12h. O endereço é Praça Samuel Sabatini, 50, também no Centro.
Fonte: Imagens - Dora Fiore

15 de janeiro de 2014

Abertas dez vagas para catadores de recicláveis de São Bernardo do Campo (15/01/2014)


A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Refazendo está com dez vagas abertas para catadores de materiais recicláveis. Os selecionados vão trabalhar em regime cooperativado na triagem e beneficiamento dos materiais oriundos da coleta seletiva.

A oferta de vagas se dá por conta da expansão da coleta seletiva porta a porta na cidade. Em 2013, a iniciativa foi implementada no Rudge Ramos, Jordanópolis e Paulicéia. Neste ano, o serviço já abrange os bairros Nosso Senhor do Bonfim, Parque Selecta, Taboão e Fei Mizuho.

Os interessados devem procurar a associação na Rua Batuíra, 256, Assunção.
Fonte: PMSBC (15/01/2014)

10 de janeiro de 2014

Feira orgânica de São Bernardo oferece produtos sem agrotóxico (10/01/2014)


Horta da Vila Assunção - dentro da sede da Fundação Criança

Ingerir produtos sem agrotóxicos como abobrinha, alface, beterraba, cenoura, couve e repolho, entre outras verduras, ficou mais fácil para os moradores de São Bernardo. É que a Prefeitura montou no Centro de Trabalho e Renda (CTR) uma barraca de verduras e legumes cultivados com adubo natural, como pó de serra e restos de poda de árvores.

As verduras e leguminosas são fornecidas por quatro produtores da cidade que integram o Programa de Hortas Urbanas. O adubo natural é fornecido pela Prefeitura. 

Para que o produto chegue fresquinho às mãos do consumidor, a horticultora Carmelita Farias e o marido começam a trabalhar às 5h para colher as verduras e legumes com o orvalho das primeiras horas do dia. "Porque se a verdura for arrancada ao sol pode comprometer o frescor do produto", disse Carmelita.

A dona de casa Cícera Ferreira é cliente assídua da feira orgânica do CTR. Desde que a barraca foi montada, há oito semanas, ela não faltou nenhuma vez às compras. "Saio do bairro Demarchi e venho aqui porque sei que estou levando um produto de boa qualidade e sem veneno", revelou.

Atualmente, a Prefeitura de São Bernardo apoia sete horticultores dos bairros Assunção, Vivaldi, Parque Selecta II, Rudge Ramos, Farina e Batistini.

Serviço
A feira orgânica funciona às sextas-feiras, das 10h às 15h, no Centro de Trabalho e Renda (Rua Marechal Deodoro, 2.316)

9 de janeiro de 2014

Em São Bernardo, o Banco do Povo Paulista concede orientações sobre microcrédito aos participantes de palestra do Sebrae (09/01/2014)

 
Os participantes da palestra ministrada pelo Sebrae – Planejando a Abertura de Sua Empresa no auditório da Sala do Empreendedor em 09 de janeiro de 2014, receberam também orientações para acessar o microcrédito produtivo do Banco do Povo Paulista, destinado a fomentar os negócios de pequenos negócios, formais ou informais.

Serviço: O Banco do Povo funciona no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, 100, no Centro), e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e de sábado, das 7h às 13h. Os telefones são 2833-8250 e 2833-8238. 
Também existem os plantões na Sala do Empreendedor, localizada no térreo do Paço Municipal, quartas, das 8h às 12h. O endereço é Praça Samuel Sabatini, 50, também no Centro.
Fonte: Imagens - Dora Fiore