O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

18 de dezembro de 2014

Prefeito de São Bernardo entrega central de triagem para processar 100 toneladas de lixo reciclável por dia(18/12/2014)



O prefeito de São Bernardo do Campo, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, entregou a segunda Central de Triagem de Materiais Recicláveis do município nesta quarta-feira (17). Foram investidos na unidade R$ 5,1 milhões por meio da parceria entre a Prefeitura e a SBC Valorização de Resíduos. Localizada no Bairro Cooperativa, a central é semiautomatizada, permitirá a separação dos materiais recicláveis coletados na cidade e tem capacidade para processar 100 toneladas por dia. A unidade beneficiará 110 trabalhadores das cooperativas Raio de Luz e Cooperluz.

Neste mês, São Bernardo chegou a 100% de cobertura de coleta seletiva porta a porta e hoje recicla 3,5% de todo o material coletado. "Em 2009, esse percentual era de 0,8%, e nossa meta é atingir 10% até 2016", disse o secretário.

Segundo o prefeito, para que esse percentual seja atingido é necessário que os moradores de São Bernardo mudem o comportamento com relação ao descarte de lixo. "Todos devem estar envolvidos nesse projeto e separar materiais recicláveis dos orgânicos, pois temos que pensar no meio ambiente e na cidade que queremos deixar para nossos filhos."

Marinho O prefeito feito por parte da Secretaria de Gestão Ambiental, sobretudo nas escolas municipais. "As crianças que aprendem a necessidade de separar o lixo vão cobrar dos pais em casa. Acredito que é dessa forma que começamos a mudar o comportamento", afirmou.

A trabalhadora cooperada Valdinéia Adriana lembrou das condições ruins em que ela e outros trabalhadores da Cooperluz atuavam, quando faziam a separação do material em um galpão na Vila Vivaldi. "Estávamos ao lado de um piscinão, não tínhamos uniformes ou luvas, entre outras dificuldades. Acreditamos nesse projeto e agora somos respeitados como seres humanos e trabalhadores."

Desde que o serviço de coleta seletiva foi implantado na cidade, dez Ecopontos foram entregues, sendo cinco inaugurados em 2014. Até o fim de 2018 serão 30 equipamentos no município, beneficiando toda a cidade. 

Com a implantação da coleta seletiva porta a porta e a construção de Ecopontos o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário foi reduzido em cerca de 2,17% ao mês, o equivalente a 477 toneladas.

Fonte: PMSBC (18/12/2014). Foto: TVBerno
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=12004&qt1=0

São Bernardo inaugura segunda central de triagem - 18/12/2014




Equipamento vai processar 100 toneladas de resíduos ao dia, quatro vezes mais que a atual

São Bernardo inaugurou nesta quarta-feira (17/12) a segunda Central de Triagem de Materiais Recicláveis do município, no Bairro Cooperativa. O novo equipamento vai resultar no processamento de 100 toneladas de resíduos ao dia, número quatro vezes superior ao volume da atual. O crescimento é resultado da semiautomatização da unidade, que contará com máquinas para auxiliar no processo de triagem. 

Foram investidos R$ 5,1 milhões no novo equipamento, que possui mais que o dobro da capacidade  da primeira central. As duas totalizam 110 cooperados, que recebem materiais proveniente de mais de 200 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária)  e ecopontos espalhados pela cidade, além dos resíduos recolhidos pela coleta porta a porta. A iniciativa, presente em 100% do município desde o início deste mês, é responsável por recolher 35 toneladas de resíduos diariamente. 

O prefeito Luiz Marinho ressaltou que o processo de semiautomatização foi criado de forma a não provocar a redução no número de cooperados e contribuir para a melhoria das condições de trabalho e aumento de renda. 
“Vai facilitar a vida do catador e vai dar mais rentabilidade para dar conta da demanda. Estamos aumentando a quantidade ao chegar a 100% do território do porta a porta. No ano passado passamos de 520 toneladas ao mês. 

Somente nos primeiros 15 dias de dezembro já chegamos a 350 toneladas e devemos chegar 780 toneladas por mês, com viés de alta, porque a medida que as famílias forem se conscientizando e aumentando a adesão à coleta, cresce a quantidade de material.” 

Antes da implementação do porta a porta, o volume coletado em na cidade era de 0,8%. Com a iniciativa, que atinge inclusive áreas de difícil acesso, a Prefeitura estima que o número deverá chegar a 3,5% ao final deste mês. A meta é que a cidade atinja 10% de resíduos reciclados até 2016. 

O secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, explicou que a nova central já foi pensada contando com a elevação do material captado. “Em um  primeiro momento, essa central terá capacidade ociosa e o pessoal vai levar três, quatro, cinco meses para aprender a lidar com os novos equipamentos. Tem todo o aprendizado, enquanto vamos aumentando o volume dos resíduos coletados. Apostamos que vai aumentar o número de cooperados, mesmo aumentando a automação, porque o crescimento do volume é muito forte.”

Fonte: Jornal ABCD Maior (18/12/2014)
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=63776

2 de dezembro de 2014

Artesãos do grupo de saúde mental criam produtos inspirados em obras de arte (02/12/2014)


Os artesãos do Núcleo de Trabalho e Arte da Rede de Atenção Psicossocial de São Bernardo do Campo (Nutrarte) fizeram o pré-lançamento de novos produtos durante reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária. A nova linha marca a identidade do grupo e traz uma criação peculiar, inspirada em obras de arte, como quadros e gravuras. O encontro ocorreu nesta terça-feira (2), na Central de Trabalho e Renda (CTR), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (SDET).

Para criar as novas estampas, o grupo visitou durante um ano o acervo da Pinacoteca do Estado. Lá, observaram as composições de cores, obras, formas e movimentos artísticos que foram a inspiração para a criação dos motivos que vão dar origem a uma série de 10 sacolas de tecido.
Os artesãos do Grupo Reaprendendo a Viver já possuem linha de artigos que desenvolvem a partir de oficinas de costura e pintura, com a confecção de bolsas, utensílios, camisetas customizadas e produção de móveis com paletes, entre outros. A comercialização ocorre por meio de feiras, eventos e bazares.
O grupo é apoiado pela Prefeitura de São Bernardo dentro do programa de políticas públicas de geração de trabalho e renda, voltado aos usuários da rede de saúde mental da cidade. É também um dos incubados na SBCSOL, a incubadora que tem gestão mista entre a Administração e Universidade Metodista.
Livro - Durante a reunião do Fórum Municipal também foi lançado o livro da SBCSOL A política pública e o papel da universidade. A publicação destaca o processo inovador de incubação de empreendimentos solidários por meio de coleção de artigos elaborados por técnicos da incubadora, professores da Metodista e conselho gestor da incubadora. O livro será distribuído gratuitamente.
Outro assunto da reunião foi o lançamento da revista virtual www.redefeitaamao.com, de outro grupo de artesãos apoiado pela Prefeitura ainda dentro do programa de geração de trabalho e renda. O objetivo da versão on-line é promover a troca de informações e não tem caráter de comercialização. Dentro do conceito de economia solidária, os artesãos comercializam vários artigos, como pano de prato pintado à mão e bijouterias, em feiras, eventos e bazares. O grupo é formado por artesãos e designers. 
Fonte: TV Berno (02/12/2014)
http://cotidiano.tvberno.com.br/artesaos-do-grupo-de-saude-mental-criam-produtos-inspirados-em-obras-de-arte-11398/