O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

10 de fevereiro de 2015

Planejamento do Projeto Cidade de Paz Riacho Grande - Pós-balsa, São Bernardo do Campo (10/02/2015)

O Secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, fez a abertura das atividades.



Planejamento do Cidade de Paz Pós balsa, com a moderação do Rafael Mendes e da Cristiane Rocha (Secretaria de Planejamento e Orçamento Participativo - SOPP). 
Nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2015 foi realizado, na Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, localizada no Bairro Assunção, o Planejamento do Projeto  Cidade de Paz Riacho Grande - Pós-balsa.

Sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Urbana o projeto territorializado, intersetorial e participativo articula o apoio das várias secretarias da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo por meio do Comitê Gestor, que é composto por catorze secretariais municipais, dentre elas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), por meio de seu Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda.

O objetivo principal do projeto é a redução da violência, promovendo ações para a cultura da paz.

É o Governo Municipal construindo uma cidade cada vez melhor de se viver. 

Fonte: Regina Zanke

3 de fevereiro de 2015

Central de Trabalho e Renda terá unidade móvel a partir do dia (03/02/2015)

Unidade vai percorrer os bairros mais distantes de São Bernardo

Candidatar-se a uma vaga de emprego na CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo ficará mais fácil a partir deste mês. Uma unidade móvel será lançada pela Prefeitura no dia 03 de março para percorrer os bairros mais distantes. “O nosso objetivo é facilitar o acesso da população. São Bernardo tem uma forte política de geração de trabalho e emprego. O  município é grande e com esta unidade móvel será mais ágil para cadastrar mais pessoas no banco de dados e ofertar mais vagas aos interessados”, disse o diretor da CTR, Nilson Tadashi.

Atualmente a CTR conta com duas unidades físicas, a do Centro e do Riacho Grande. Em 2014, foram realizados cerca de 71 mil atendimentos. Cerca de 36 mil pessoas foram encaminhadas para entrevista de emprego e 3 mil conquistaram uma colocação no mercado de trabalho, além de 12 mil novos cadastros de candidatos e mais de 11 mil vagas captadas.

O CTR do Centro foi inaugurado em 2010 em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e realiza também emissão de carteira de trabalho, indicações para cursos profissionalizantes, entre outros. A maioria das oportunidades exige do Ensino Fundamental incompleto ao Ensino Médio completo. As vagas abrangem homens e mulheres de todas as idades. Algumas empresas disponibilizam oportunidades para pessoas com deficiência. 

Fonte: Jornal ABCD Maior (03/02/2015)
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=64541

2 de fevereiro de 2015

Planejamento das Atividades Mês da Mulher com participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo - SDET (02/02/2015)




A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) promove a construção entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a sociedade civil do planejamento das atividades do mês de maio, que marca a luta das mulheres. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, por meio de seu Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda participa desta construção.

Fonte: Arquivo pessoal (Regina Zanke)