O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

20 de maio de 2015

Sala do Empreendedor e Central de Trabalho e Renda Móvel farão plantão no Bairro Assunção nesta sexta (20/05/2015)

Serviço leva informações sobre empreendedorismo ao bairro e faz o cadastro de vagas para emprego
Em uma ação conjunta, a Sala do Empreendedor e o Sebrae Móvel farão plantão nesta sexta-feira (22), no bairro Assunção, das 10h às 16h. O objetivo da iniciativa é levar informações e orientar comerciantes dos bairros da cidade a respeito de formalização, abertura de novo negócio, entre outras demandas. Assista o vídeo.

Também estará no local a van adaptada da Central de Trabalho e Renda (CTR) Móvel, em horário diferente, das 10h às 15h. A CTR Móvel oferece aos moradores a oportunidade de se cadastrar gratuitamente para vagas de emprego, que são disponibilizadas por empresas da Região. O posto itinerante é uma extensão da CTR, a agência pública de emprego da Prefeitura, localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro.

Esta será a quarta ida do plantão móvel aos bairros no ano e há visitas programadas, uma por mês, até novembro. A van já estacionou no Riacho Grande, no Centro e no Rudge Ramos, o que resultou em cerca de 350 atendimentos no total. Foram realizadas quatro atividades no ano passado.

A Sala do Empreendedor e a CTR estão sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e atuam de acordo com as políticas públicas de fomento ao comércio, geração de trabalho e renda.
A Sala está instalada no térreo do Paço Municipal, na Praça Samuel Sabatini, 50.
Serviço:

Plantão Móvel Sala do Empreendedor e Sebrae Móvel
22 de maio – das 10 às 16h
Avenida João Firmino, altura do número 1.142 – Bairro Assunção
CTR Móvel – das 10h às 15h

Fonte: PMSBC (20/05/2015)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/busca?p_p_id=3&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_3_entryClassName=&_3_advancedSearch=false&_3_groupId=0&_3_modifiedselection=0&_3_keywords=ctr&_3_delta=20&_3_resetCur=false&_3_struts_action=%2Fsearch%2Fsearch&_3_format=&_3_andOperator=true&_3_cur=3

19 de maio de 2015

Encontro Estadual da Secretária Nacional de Economia Solidária com entidades parceiras (18/05/2015)




Em 18 de maio de 2015 ocorreu no município de Mauá, região metropolitana de São Paulo, o encontro Estadual da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), subordinada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a participação de entidades parceiras da Economia Solidária em São Paulo. Participação do Secretário Nacional - Paul Singer. 

Fonte: Regina Zanke

15 de maio de 2015

IV Seminário SBCSOL: ‘Economia Solidária: Avanços e Perspectivas do Processo de Incubação em São Bernardo do Campo’ (15/05/2015)



Secretário de Serviços Urbanos - Tarcisio Secoli representa o Prefeito Luiz Marinho no evento 





Fruto da parceria entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a Universidade Metodista de São Paulo, o Instituto Metodista Granbery, com recursos da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi constituída em 2012, a Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo - SBCSOL. É um importante instrumento para implantação da política pública de fomento à Economia Solidária no Município, que visa estimular a constituição, o desenvolvimento e a expansão dos Empreendimentos Solidários.


A Economia Solidária é um conjunto de práticas e formas de produção, consumo, distribuição e finanças fundamentadas pelos valores da autogestão, democracia, em relações de colaboração solidária, promoção e valorização do trabalho humano e respeito ao meio ambiente.


No próximo dia 15 de maio, a SBCSOL realizará o IV Seminário: ‘Economia Solidária: Avanços e Perspectivas do Processo de Incubação em São Bernardo do Campo’.


O evento tem como objetivo apresentar os resultados dos avanços alcançados na implantação de uma metodologia participativa ‘mista’, desenvolvida pela parceria entre o poder público e a universidade em relação à política pública de geração de trabalho, renda e desenvolvimento na cidade de São Bernardo do Campo. Apresentará também o relato de alguns dos representantes dos empreendimentos, bem como quais serão as perspectivas do processo de incubação.


Será lançado o segundo livro: “Metodologia de Incubação: Experiências de Economia Solidária em São Bernardo do Campo”

Fonte: Regina Zanke (15/05/2015)

13 de maio de 2015

Delegação italiana de Cooperativismo Social visita Espaço Solidário para conhecer a experiência dos gestores públicos de São Bernardo do Campo (12/05/2015)







Recebemos ontem, 12 de maio de 2015, no Espaço Solidário, a delegação italiana de Cooperativismo Social no âmbito do Programa Brasil Próximo para conhecer os empreendimentos e a experiência dos gestores públicos de São Bernardo do Campo.

O objetivo foi promover a troca de experiências entre os dois países (Brasil e Itália) e contribuir para o avanço das políticas públicas de economia solidária, saúde mental e cooperativismo social.

Fonte: PMSBC/Regina Zanke (12/05/2015)

12 de maio de 2015

Seminário destaca economia solidária com apoio da Prefeitura de SBC (12/05/2015)

Evento será realizado na Universidade Metodista, na sexta-feira (15)
A SBCSOL realiza o seminário ‘Economia Solidária: Avanços e Perspectivas do Processo de Incubação em São Bernardo do Campo’ nesta sexta-feira (15), a partir das 14h30, no campus Planalto da Universidade Metodista. A incubadora pública é formada por meio de parceria entre a Prefeitura de São Bernardo, Instituto Metodista Granbery e viabilizada com recursos da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. O evento é aberto ao público.
O evento apresentará o resultado dos avanços dos empreendimentos incubados e o diferencial da metodologia com participação mista do Poder Público e universidade. “A academia vê o processo de forma teórica, enquanto a política pública atua na prática, o que se torna importante troca de experiência”, afirma Regina Zanke, assistente da Diretoria de Empreendimento Trabalho e Renda.
Criada em 2012, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (SDET), a incubadora tem por objetivo fomentar as atividades no âmbito da economia solidária no município.
A SBCSOL tem 20 grupos incubados de atividades diversas nas áreas de artesanato, metalurgia, alimentação, arte-palhaçaria, têxtil, hortas urbanas, reciclagem e três redes: alimentação, artesanato e têxtil. No processo são atendidas cerca de 180 pessoas.
Nesta quarta edição do evento será lançado o segundo livro, Metodologia de Incubação: Experiências de Economia Solidária em São Bernardo do Campo.
Economia solidária – O sistema é baseado em um conjunto de práticas e formas de produção, consumo, distribuição e finanças fundamentadas pelos valores da autogestão, em relações de colaboração solidária, promoção e valorização do trabalho humano e respeito ao meio ambiente.
Serviço:
Data: 15 de maio (sexta-feira)
Horário: das 14h30 às 17h30
Local: Auditório Campus Planalto – Universidade Metodista de São Paulo
Endereço: Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1000 – Planalto – São Bernardo – Altura do Km 20,5 da Rodovia Anchieta, sentido Santos
Fonte: PMSBC (12/05/2015)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/home/-/asset_publisher/jxujhnRn8jP8/content/seminario-destaca-economia-solidaria-com-apoio-da-prefeitura-de-sao-bernardo/maximized