O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

5 de dezembro de 2015

Inauguração Feira do Cri na Cidade da Criança (05/12/2015)

O Secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, representou o Prefeito Luiz Marinho no evento. Regina Zanke, mestre de cerimônia.



Fonte: Regina Zanke e Aparecida Dani

2 de dezembro de 2015

Cidade da Criança recebe em dezembro feira com artesãos da terceira idade (02/12/2015)


Os cerca de 40 artesãos vão expor, bolsas, bijuterias, almofadas, caminhos de mesa, enfeites de natal, telas, mandalas e tapetes
Os artesãos do Centro de Referência do Idoso (CRI), vinculado à Prefeitura de São Bernardo, vão apresentar seus produtos na Cidade da Criança, no Jardim do Mar, nos dias 5 e 6, 12 e 13 e 19 e 20 de dezembro (sábados e domingos), sempre das 9h às 17h. O plano é que, a partir de janeiro de 2016, os produtos passem a ser expostos todos os finais de semana no parque.  
Inicialmente, a feira terá a participação de cerca de 40 artesãos com mais de 60 anos, que residem em São Bernardo e fazem parte de projeto do CRI cujo objetivo é gerar trabalho e renda entre as pessoas dessa faixa etária.
Estarão expostos bolsas, mochilas, bijuterias, almofadas, caminhos de mesa, enfeites de natal, telas, mandalas, tapetes e roupas para bebê. As técnicas utilizadas pelos artesãos são as mais diversas: patchapliquê, patchwork, tapeçaria, crochê, tricô, pintura em tecido e tela, bordado, trabalhos em couro, madeira e MDF, materiais recicláveis, entre outros.
Carlos Abel, que trabalha há 4 anos com pedrarias e macramê - técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta -, diz que participar das atividades do CRI tem lhe proporcionado, além de renda extra, novas amizades e melhorias na capacidade imaginativa. “Aqui a gente se ajuda, cada um mostra o trabalho para o outro e gera mais conhecimento.”
O músico Jorge de Freitas Vaz, 60 anos, vai expor instrumentos de percussão que produz, como cabaças, apitos e xequerês. Ele acredita que a exposição é uma forma de expandir a cultura da criançada: “essa é a troca que haverá entre nós e as crianças. Vou poder, inclusive, fazer brincadeiras que aprendi na minha infância e elas desconhecem”.
A exposição na Cidade da Criança nasceu de parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC).
Serviço - A Cidade da Criança fica na Rua Tasman, 301, no Jd. Do Mar. A feira acontece no Espaço Redenção.

Fonte: 02/12/2015)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/home/-/asset_publisher/YVwaH6UqAMbt/content/cidade-da-crianca-recebe-em-dezembro-feira-com-artesaos-da-terceira-idade/maximized?_101_INSTANCE_YVwaH6UqAMbt_redirect=%2Fhome