O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

27 de agosto de 2015

Sala do Empreendedor leva serviços ao Bairro Alves Dias nesta sexta-feira (27/08/2015)

Nos sete primeiros meses deste ano foram realizados 508 atendimento
O plantão móvel da Sala do Empreendedor de São Bernardo estará no Bairro Alves Dias nesta sexta-feira (28), das 10h às 16h, à Rua Stefano Cruciachi, altura do número 40. Em parceria com o Sebrae, o serviço itinerante estaciona nos bairros com o objetivo de levar apoio até os empreendedores. Até julho, a ação totalizou 508 atendimentos aos pequenos empreendedores sobre serviços e gestão de negócios.
As iniciativas voltadas ao empreendedorismo têm sido intensificadas na atual gestão para atender à demanda por serviços. Até julho, o veículo parou em bairros como o Centro, Riacho Grande, Rudge Ramos, Assunção, Pauliceia e Taboão. E ainda percorrerá outros locais até novembro.
No local, os interessados podem obter informações sobre abertura e formalização de empreendimentos, fazer inscrição para cursos e palestras, sobre crédito, e empreendedor individual.
O serviço itinerante está relacionado à Sala do Empreendedor, que tem posto fixo instalado no térreo do Paço e foi criado em 2011 com o objetivo de inserir micro e pequenas empresas no processo de desenvolvimento de São Bernardo. Além disso, incentivar a formalização de empreendimentos informais.
    
Durante a mesma ação, a Central Trabalho e Renda (CTR) Móvel vai estacionar no local para levar oferta de empregos, conforme cadastro de vagas das empresas da região. A CTR Móvel é uma van adaptada, que percorre os bairros de São Bernardo como extensão da sede fixa, na Marechal Deodoro. A van itinerante evita que os interessados tenham que se deslocar até o Centro, já que oferece os mesmos serviços.
Serviço:
Plantão Móvel Sala do Empreendedor
Data: Sexta-feira – 28/8/2015
Local: Rua Stefano Cruciachi, altura do número 40
Bairro Alves Dias
Horário: das 10h às 16h
Fonte: PMSBC (27/08/2015)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/busca?p_p_id=3&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_3_entryClassName=&_3_advancedSearch=false&_3_groupId=0&_3_modifiedselection=0&_3_keywords=ctr&_3_delta=20&_3_resetCur=false&_3_struts_action=%2Fsearch%2Fsearch&_3_format=&_3_andOperator=true&_3_cur=2

19 de agosto de 2015

Economia solidária já representa 1% do PIB no Brasil (18/08/2015)





Seminário Internacional: Avanços e Desafios da Economia Solidária e o Sindicalismo - Brasil e Itália

Fonte: Rede TVT (18/08/2015)

Seminário Internacional: Avanços e Desafios da Economia Solidária - Brasil e Itália






Seminário Internacional: Avanços e Desafios da Economia Solidária e o Sindicalismo - Brasil e Itália

Este seminário internacional, organizado pela Central de Cooperativas e Empreendimentos de Economia Solidário do Brasil – UNISOL Brasil, propiciou a releitura da história de sua constituição e consolidação, com destaque às relações institucionais e políticas estabelecidas inicialmente pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com a Confederazione Generale Italiana del Lavoro (Confederação Geral Italiana do Trabalho - CGIL), por meio de sua Federazione Impiegati Operai Metallurgici (Federação dos trabalhadores Metalúrgicos - FIOM) e de seu Instituto para a cooperação ao desenvolvimento, NEXUS .

Fonte: Unisol Brasil (18 de agosto de 2015)

12 de agosto de 2015

Técnica da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES visita espaço da Economia Solidária em São Bernardo do Campo (12/08/2015)

Loja do Espaço Solidário

Lanchonete do Espaço Solidário - integrantes do Grupo Q' Sabor


Reunião na sede da Colônia dos Pescadores "Orlando Feliciano"
No dia 12 de agosto de 2015, técnica da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visitou as instalações do Espaço Solidário.

Localizado na área externa da Central de Trabalho e Renda (CTR), é um Centro de Referência da economia solidária no município de São Bernardo do Campo, possibilitando uma maior integração e organização dos empreendimentos e de suas atividades.

No local são realizadas atividades de formação e assessoria para os grupos já formados, assim como são fornecidas orientações para aquelas pessoas que pretendem se organizar coletivamente para produzir ou prestar algum serviço.

Além destas atividades, estão são comercializados produtos e serviços dos grupos nas áreas de artesanato, têxtil/costura, alimentação, dentre outros.


CTR - Rua Marechal Deodoro, 2316 - Centro.

Fonte: PMSBC

11 de agosto de 2015

7ª Festa dos Pescadores da Colônia Z-17 no Riacho Grande - São Bernardo do Campo







No último domingo, 09 de agosto de 2015, aconteceu a 7ª Festa dos Pescadores da Colônia de Pescadores - Z17, Riacho Grande, Pós-balsa.
Contou com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio das seguintes secretarias municipais: Serviços Urbanos, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo - SDET.

Os grupos apoiados pelo Programada de Geração de Trabalho e Renda Economia Solidária do Departamento de Empreendedorismo Trabalho e Renda da SDET participaram do evento expondo e comercializando seus produtos, são eles: Cia do Trigo Padaria (bolos, roscas de coco, petit fours etc) e Balsear (artesanato produzido em cerâmica com peças decorativas e utilitárias). 


O secretário de Serviços Urbanos – Tarcisio Secoli representou o Prefeito Luiz Marinho na atividade.


Essa festa foi realizada nesse mês e faz parte dos festejos de São Bernardo que no próximo dia 20 completa 462 anos!

Fonte: Regina Zanke

4 de agosto de 2015

Prefeitura de São Bernardo entrega equipamento de proteção a catadores de materiais recicláveis






Iniciativa beneficia 38 trabalhadores que atuam nas centrais de triagem de materiais recicláveis do município

A Prefeitura de São Bernardo entregou, na manhã desta segunda-feira (3), 38 kits de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Refazendo, no Bairro Cooperativa. Eles atuam nas centrais de triagem de materiais recicláveis do município. O secretário de Serviços Urbanos, representou o prefeito  na cerimônia. O novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), Hitoshi Yodo, também participou do evento.

Os kits são compostos de botinas, luvas e abafador auricular. A iniciativa da SDET faz parte da política de incentivo à geração de trabalho e renda da atual gestão. A aquisição dos uniformes foi possível graças à parceria com o Governo Federal, via Ministério do Trabalho e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

Durante o evento, Tarcísio ressaltou a importância da participação da sociedade no processo de separação do lixo e a destinação do mesmo para reciclagem. “Os que já fazem têm de ajudar a conscientizar quem ainda não faz. Assim, ajudarão com que mais pessoas possam passar a ter renda na cidade.” A renda média mensal dos catadores da associação é de R$ 1.200.

Outros trabalhadores também foram beneficiados pela ação. Em junho, foram entregues 74 kits aos catadores da Associação Raio de Luz. Em julho foi a vez dos horticultores de São Bernardo, que também receberam equipamentos de proteção e uniformes.

Coleta Seletiva – São Bernardo completou, em junho, dois anos do início do serviço de coleta seletiva porta a porta no município. Desde então, a cidade contabiliza cerca de 5,2 mil toneladas de materiais já encaminhados para reciclagem. Por mês, são recolhidas 900 toneladas de materiais - entre papel, plástico, vidro, metal e madeira -, ou cerca de 4,2% de tudo que é descartado pela população. O objetivo da Administração é chegar a 10% até o fim de 2016. O serviço está presente em todos os bairros do município.

No início da implantação do serviço, o índice de reciclagem em São Bernardo não chegava a 0,9%. Hoje, já ultrapassa os 4%, número que está acima das médias estadual e nacional, que são de 3%. Nos bairros de difícil acesso, a coleta é realizada pelas motolixos.

Fonte: PMSBC (03/08/2015)

http://www.saobernardo.sp.gov.br/home/-/asset_publisher/cW1KBqbUerQD/content/prefeitura-de-sao-bernardo-entrega-equipamento-de-protecao-a-catadores/maximized?_101_INSTANCE_cW1KBqbUerQD_redirect=%2Fhome

Vigilância Sanitária orienta empreendimento solidário localizado no Pós Balsa - Cia do Trigo (04/08/2015)



Como resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e a Secretaria de Saúde (SS), por meio dos Departamentos de Empreendedorismo, Trabalho e Renda e de Proteção à Saúde e Vigilâncias da Prefeitura de São Bernardo do Campo foi realizada a visita dos técnicos para orientação do empreendimento solidário Cia do Trigo, apoiado no Programa de Geração de Trabalho e Renda Economia Solidária.

O empreendimento recebe o apoio da Incubadora de Empreendimentos Solidários - SBCSOL, que tem como objetivo apoiar a execução da política pública de fomento à Economia Solidária da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

A SBCSOL foi constituída em parceria entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a Universidade Metodista de São Paulo.

Fonte: Regina Zanke (04/08/2015)

3 de agosto de 2015

Exposição e comercialização de artesanato da Economia Solidária no Shopping Metrópole (03/08/2015)


Os artesãos participantes do Programa de Geração de Trabalho e Renda Economia Solidária da Prefeitura de São Bernardo do Campo comercializam seus produtos durante o mês de agosto no Balcão da Cidadania, espaço cedido pelo Shopping Metrópole por meio do Fórum Municipal de Economia Solidária com apoio da Prefeitura de São Bernardo.

Fonte: Regina Zanke