O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

20 de dezembro de 2009

São Bernardo e Mauá terão centros de emprego (20/12/2009)



Fonte: Jornal ABCD Maior

Governo federal e prefeituras firmam acordo para instalações de unidades nas cidades
Os desempregados de São Bernardo e Mauá terão uma boa oportunidade para conseguir a tão desejada vaga de trabalho em 2010. As prefeituras dos dois municípios e o governo federal firmaram compromisso para a criação em cada uma dessas cidades de um CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda).
As administrações dessas centrais ficam sempre a cargo das prefeituras. Na essência, os postos cadastram interessados para qualquer vaga de trabalho. Depois, cruzam dados com os profissionais desejados pelas empresas. Os mais qualificados para o posto são encaminhados para os possíveis empregadores. Quando a pessoa não tem a qualificação necessária, os atendentes também costumam dar sugestões para melhorar o currículo e ainda indicam os cursos disponíveis no mercado.
No ABCD, já existem dois CPETRs em funcionamento. Um fica na avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, em Santo André. O outro na avenida Nossa Senhora das Vitórias, 249, no Centro de Diadema.
Por enquanto, apenas Mauá divulgou o endereço de seu CPETR. Os guichês para atendimento ao trabalhador estão sendo montados em um prédio locado pela administração pública localizado na rua Manuel Pedro Júnior, 45, Centro.
A Prefeitura de São Bernardo preferiu não mencionar o lugar reservado para a instalação do novo serviço. “Só posso adiantar que ficará na região central da cidade”, disse Nilson Tadashi Oda, diretor de Fomento à Indústria.
A liberação de verba só vai ocorrer após cada representante municipal apresentar seu projeto, que mostrará como vai funcionar a unidade. Para São Bernardo, já está programada verba federal anual de R$ 1,8 milhão. Fora este valor, a administração colocará mais uma quantia, ainda não divulgada. “Tudo está em fase embrionária, mas o compromisso existe e o centro será implementado em meados de 2010”, afirmou Tadashi.
No caso de Mauá, somada à verba municipal, a cidade contará com R$ 2,9 milhões a cada três anos. “Lutamos muito por isso e hoje nos sentimos vitoriosos”, afirmou Edílson de Paula, secretário de Trabalho, Emprego e Renda e de Desenvolvimento Econômico. O projeto técnico de Mauá já foi encaminhado a Brasília para aprovação. “Estamos aguardando o retorno, pois queremos tudo pronto para o próximo ano”, disse o secretário.
Qualquer cidade do Brasil com mais de 200 mil habitantes pode ser contemplada com um CPETR. Na Região, somente Santo André, Diadema, São Bernardo e Mauá podem instalar uma unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário