O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

26 de junho de 2009

Paul Singer apresenta projetos de economia solidária em São Bernardo (26/06/2009)



Fonte: PMSBC (26/06/2009)

A Prefeitura de São Bernardo do Campo recebeu na manhã desta sexta-feira (26/6) o secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer. Economista e intelectual respeitado, Singer apresentou a uma plateia formada por gestores públicos e representantes do terceiro setor, alguns dos projetos desenvolvidos por sua pasta.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a coordenadora de Ações Comunitárias também estiveram presentes. O prefeito compareceu ao final do encontro realizado no Salão Nobre do Paço Municipal para cumprimentar o economista.
A economia solidária envolve um conjunto de atividades econômicas que são geridas pelos próprios trabalhadores. Segundo o economista, a secretaria nacional existe desde 2003 e a apresentação em São Bernardo tem um significado especial, pois no dia da palestra a Secretaria Nacional de Economia Solidária completa seis anos de existência.
Incentivar parcerias e dinamizar o potencial econômico regional, aliás, faz parte de muitos dos projetos da secretaria, como o Brasil Local, "um programa de desenvolvimento das áreas mais empobrecidas do país", segundo Singer. Nesse programa, agentes de desenvolvimento, escolhidos pela própria comunidade, têm a tarefa de mobilizar a comunidade local e identificar as potencialidades para a organização de empreendimentos coletivos.
O Banco Comunitário, organização financeira de comunidades carentes que dinamiza a economia local e tem moeda própria, foi outro projeto apresentado pelo economista. Singer explicou que existem hoje no país cerca de 40 instituições do gênero, que só podem se constituir e prosperar quando se apoiam em comunidades fortes e coesas.
Depois de sua apresentação, o economista respondeu perguntas do público. Gestores da Prefeitura de São Bernardo e o próprio Paul Singer se mostraram animados em implementar os programas da Secretaria de Economia Solidária no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário