O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

30 de junho de 2011

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo fechará dia 27 de julho

A interrupção é necessária para implantação do sistema Mais Emprego em parceira com Ministério do Trabalho e Emprego.

Excepcionalmente nesta semana do dia 27 de junho à 1° de julho , a unidade da Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo - SP estará com serviço de cadastramento de trabalhadores para o mercado de trabalho temporariamente suspenso, por está razão não iremos divulgar nosso volume de vagas.

Quando a Central (CTR) for reaberto na segunda - feira dia 04 de julho, os usuários terão a possibilidade de se cadastrar á distância,este novo sistema trará facilidades tanto para os trabalhadores a procura de emprego quanto aos empregadores em busca de profissionais.

Fonte: TV ABCD

23 de junho de 2011

CTR de São Bernardo ficará fechada para mudança de sistema

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo - CTR








Fechamento será de 27 de junho a 1 de julho e reabre 4 de julho

Central de Trabalho e Renda ficará fechada de 27/6 a 1/7 para mudança de sistema

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo ficará fechada entre os dias 27/06 (segunda-feira) e 01/07 (sexta-feira) e reabre no dia 04/07 (segunda-feira). A central vai funcionar internamente para processar a mudança de sistema. A unidade vai efetuar a migração para um novo sistema de informática, bem como a capacitação dos funcionários para a operação deste novo serviço. A mudança de sistema está sendo realizada em todas as centrais ligadas ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Serviço - A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). O telefone é 4128-1230.

Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (Jornal ABCD Maior)

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo ficará fechada de 27/6 a 1/7 para mudança de sistema

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo - CTR












A Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo do Campo ficará fechada entre os dias 27/6 (segunda-feira) e 1/7 (sexta-feira), sendo reaberta no dia 4/7 (segunda-feira). A medida é necessária para a unidade poder efetuar a migração para um novo sistema de informática, bem como a capacitação dos funcionários para a operação deste novo serviço. A mudança de sistema está sendo realizada em todas as centrais ligadas ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Serviço - A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). O telefone é 4128-1230.

Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)

19 de junho de 2011

Centros Públicos da Região oferecem 11.742 vagas

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo - CTR















Há dificuldades para preencher vagas urgentes e para pessoas com deficiência

Os centros públicos da Região possuem 11.742 vagas de emprego. As oportunidades são para atender às demandas de diversas áreas, a maior parte de empresas instaladas no ABCD, mas também há ofertas para as dos municípios vizinhos.

Apesar do número de ofertas, há dificuldades para atender às demandas de algumas funções. Na CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo os cadastros para oportunidades urgentes e para pessoas deficientes estão disponíveis, mas não há candidatos. São 453 vagas urgentes, entre as quais 60 para auxiliar de produção; 30 para porteiro, 25 para ajudante de carga e descarga. Para deficientes há 22 vagas disponíveis, também com dificuldades para encontrar candidatos. Há ofertas para auxiliar de comércio (10 vagas), auxiliar de enfermagem (5) e para motorista de caminhão (2). No total, o Centro tem 5.903 oportunidades.

O Centro Público de Santo André é o que dispõe de maior número de vagas: 5.839. Dessas, 210 destinam-se especificamente a pessoas com deficiência. Existem ainda 500 oportunidades para instalador de telefone, 211 para operador de telemarketing ativo e receptivo, 85 para auxiliar de limpeza, 54 vagas para vendedor pracista, entre muitas outras.

Em Diadema são 478 vagas, das quais 251 exigem experiência em carteira.

Cancelamento – Na semana de 27 de junho a 1º de julho, o CPETR de São Bernardo estará com o serviço de cadastramento de trabalhadores para o mercado de trabalho temporariamente suspenso. A interrupção é necessária para a implantação do sistema Mais Emprego, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. O local será informatizado e possibilitará mais facilidades para os interessados à procura de trabalho e também para os empregadores em busca de profissionais. As equipes de trabalho do local também serão treinadas.

Cadastro – O Centro Público de Santo André tem duas unidades: na Avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e na Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (11) 4979-3699 e 4979-3615. O de São Bernardo fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro. O de Diadema, na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel - n° 101, Centro. Os candidatos devem ir munidos de documentos

Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (Jornal ABCD Maior)

18 de junho de 2011

Artesãos apoiados pela Prefeitura terão palestra sobre custos, despesas e preços
















Dando continuidade ao ciclo de palestras voltadas à formação de artesãos, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizam na próxima terça-feira (14/6), das 9h às 11h, a palestra Entendendo custos, despesas e preço de venda.

Sediada na Sala de Treinamento da Central de Trabalho e Renda de São Bernardo, localizada na Rua Marechal Deodoro, 2,316, Centro, a ação tem por finalidade capacitar os artistas locais apoiados pela Administração por intermédio do Programa de Geração de Trabalho e Renda.

A proposta é prestar orientação a esse público sobre o cálculo correto do preço de venda dos produtos de maneira a contar com recursos necessários para pagar as despesas, bem como obter o lucro desejado e remunerar o capital investido na empresa. Também serão dadas informações sobre como negociar com os clientes, estabelecendo condições diferenciadas de pagamento, visando a ampliação do volume de vendas e melhoria dos resultados operacionais.

Fonte: PMSBC

1 de junho de 2011

Central de São Bernardo tem 6.169 vagas de emprego

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo - CTR
















Santo André contrata portador de síndrome de Down

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo tem 6.169 vagas disponíveis para diversas áreas nas empresas da Região. Entre as oportunidades, há ofertas urgentes, com e sem experiência e para pessoas deficientes. Os interessados devem preencher cadastro pessoalmente na central ou pelo portal www.sigaeweb.mte.gov.br/trabalhador.

Somente para preenchimento de vagas urgentes, há oportunidades para vendedor externo, servente de pedreiro, técnico em enfermagem e programador de máquinas. Para deficientes, empresas da Região buscam operador de supermercado, auxiliar de comércio e motorista de caminhão.

No mercado - O Centro Público de Santo André acaba de contratar portador de síndrome de Down para realizar o serviço de distribuição de senhas às cerca de 800 pessoas que, diariamente, se dirigem à sede do CPETR.

Como a principal atribuição do Centro Público é inserir trabalhadores no mercado de trabalho – incluindo pessoas com deficiência – trata-se de caso clássico em que a prática confirma a pregação. “No nosso caso, em casa de ferreiro, o espeto é de ferro”, afirma a diretora Mônica Mandarino.

Trata-se da terceira pessoa com deficiência contratada para reforçar a estrutura funcional do Centro Público de Santo André, que também oferece cursos profissionalizantes gratuitos e serviços de homologação de seguro-desemprego e carteiras de trabalho, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

“Pessoas com deficiência, normalmente, são altamente produtivas. Elas retribuem com muito afinco a confiança nelas depositada e costumam transformar limitações em plataforma constante de superação. Indico a contratação para qualquer empreendedor que queira elevar os níveis de produtividade de sua empresa”, explica Mônica.

No início de 2009 o CPETR dispunha de, em média, 500 vagas de trabalho por semana. O número ultrapassou 5 mil vagas graças à melhoria dos indicadores de captação.

Lei de Cotas - O Brasil conta com legislação específica voltada à contratação de pessoas com deficiência, a Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, conhecida como Lei de Cotas. Toda empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de 2% a 5% de seus cargos com pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: 2% até 200 funcionários, 3% de 201 a 500 funcionários, 4% de 501 a 1000 funcionários e 5% de 1001 em diante.

Desde janeiro de 2009, o CPETR de Santo André foi responsável pela colocação de 315 pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Mônica conta que o número só não é maior devido à resistência que muitas famílias têm de perder o direito ao benefício oferecido pelo governo federal. O Benefício de Prestação Continuada assegura um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência incapacitada para a vida independente e para o trabalho, cuja renda mensal bruta familiar per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo.

“Como a pessoa com deficiência perde o direito ao benefício governamental ao arranjar um emprego, muitas famílias não têm interesse em iniciá-lo num trabalho. O que parece uma medida protetora representa, na verdade, o desperdício de potencial para o trabalho e a evolução pessoal ”, adverte Mônica.

Endereços - A Central de Trabalho e Renda fica localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316 Centro. Para se cadastrar é necessário apresentar carteira de trabalho, RG e CPF. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda à quinta-feira e às sexta das 8h ás 15h com limite de 300 senhas podendo ser alteradas, canceladas e suspensas conforme a demanda e o resultado do empregador. O Centro Público de Santo André tem duas unidades: na Avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e na Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (11) 4979-3699 e 4979-3615.

Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (Jornal ABCD Maior)