O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

25 de fevereiro de 2013

São Bernardo negocia com o Estado três parcerias nas áreas de emprego e renda (25/02/2013)

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo  da Prefeitura  de São Bernardo do Campo foi representada pelo titular da pasta - Jefferson José da Conceição; diretor  e assistente de Empreendedorismo, Trabalho e Renda - Nilson Tadashi Oda e Regina Célia Zanke, respectivamente e pela Gestora da Central de Trabalho e Renda - CTR - Cristiane da Silva

A Prefeitura está negociando com o governo do Estado parcerias nas áreas de emprego e renda em São Bernardo do Campo.

Os secretários municipal (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) e estadual Carlos Ortiz (Emprego e Relações do Trabalho) acertaram, durante reunião nesta segunda-feira (25/2/2013), propostas para a implementação de um observatório de emprego, parceria com a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) e inserção do programa Aprendiz Paulista nos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

"No próximo dia 13, iremos assinar um protocolo de intenções com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho para a elaboração de uma minuta em relação a essas três propostas", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo.

De acordo com o titular da pasta, a implementação de um observatório do emprego por intermédio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC terá como objetivo analisar diversos indicadores para estabelecer políticas públicas e privadas mais adequadas ao setor, tendo a Central de Trabalho e Renda (CTR) como uma das fontes.

Também ficou acertada uma parceria com a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), autarquia vinculada à secretaria estadual para apoio, fomento e geração de renda a empreendimentos solidários assistidos pela Prefeitura de São Bernardo.

Outra medida em estudo foi a inclusão do programa O Aprendiz Paulista nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) para a inserção de estagiários em parceria com a Prefeitura e empresas dos segmentos participantes. São Bernardo já constituiu três APLs: ferramentaria, moveleira e panificação. Outros segmentos estão em andamento.

Voltada a jovens entre 16 e 21 anos que estejam cursando o 2º ou o 3º anos do ensino médio, a iniciativa, também gerenciada pela Sert, tem como objetivo ajudar os estudantes na busca por um trabalho compatível com os cursos que estão fazendo.

Fonte: Foto (SERT)- http://www.flickr.com/photos/secretariadoemprego2011/8507302387/in/set-72157632854138511/), reportagem (PMSBC - http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=9759&qt1=0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário