O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

20 de dezembro de 2013

Posto de Atendimento de São Bernardo orienta sobre trabalho doméstico (20/12/2013)

Atendimento gratuito tira dúvidas de empregadas e empregadores sobre a nova lei do trabalho

O Posto de Apoio a Empregados e Empregadores Domésticos, criado pela Central de Trabalho e Renda (CTR) da Prefeitura de São Bernardo, conta com o apoio jurídico da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e da Universidade Metodista.

A parceria entre a Administração e as Faculdades foi realizada há pouco mais de um mês e tem como objetivo prestar orientação a funcionárias e patrões sobre direitos e deveres de cada parte com base na nova lei do trabalho doméstico, conhecida como PEC das Domésticas e que está em vigor desde abril deste ano.

Os atendimentos gratuitos estão sendo realizados na CTR por estagiários da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e da Universidade Metodista, sob orientação de professores das duas instituições.

As dúvidas, neste primeiro mês de trabalho são relacionadas ao direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias e 13º salário proporcional em caso de pedido de demissão, de férias e de horas extras.

O atendimento ocorre de segunda e quarta-feira, das 8h às 13h, e quinta e sexta-feira, das 13h às 18h. Não há necessidade de marcar horário.

Para o professor de Direito e coordenador do Projeto, Gilberto Maistro Jr., a iniciativa nesta área é pioneira “A ação traz pacificação a essa relevante relação, em que os laços criados entre empregador e empregado costumam ir além do campo profissional, adentrando ao pessoal”, garantiu.

Maria do Carmo Pedrosa procurou o posto de atendimento e saiu com todas suas dúvidas esclarecidas. “A visita ao posto e as explicações que recebi foram muito importantes. Eu sequer sabia sobre determinados direitos que tenho. Outros que julgava ter, não tenho. Muitas brigas poderão ser evitadas com a orientação que está sendo oferecida gratuitamente”, disse.

Serviço: Atendimento Jurídico Gratuito
Posto de Apoio a Empregados e Empregadores Domésticos
Rua Marechal Deodoro, 2316 – Centro – São Bernardo do Campo
Informações: 4128-1230

Fonte: Jornal Notícias do Município, edição nº 1754 de 20 de dezembro de 2013, página 11 
http://www.saobernardo.sp.gov.br/dados1/nm/nm%201754%20net.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário