O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

19 de fevereiro de 2014

Central de Triagem de Materiais Recicláveis é entregue pelo Prefeito Luiz Marinho (19/02/2014)




O prefeito entregou nesta quinta-feira (20) a reforma da Central de Triagem de Materiais Recicláveis, no Bairro Cooperativa. As intervenções qualificaram o espaço da cooperativa Reluz, que reúne os profissionais da associação Raio de Luz, e vão proporcionar melhores condições de trabalho e permitir aumento na produção do material reciclado, de 15 para até 25 toneladas diariamente.

O equipamento, que emprega cerca de 90 funcionários, sendo 20 do antigo Lixão do Alvarenga, recebeu melhorias como construção de vestiários e banheiros, compra de empilhadeira, e remanejamento de esteira, que passa a funcionar elevada, proporcionando mais conforto ao cooperado e aumento no volume do material separado.

O chefe do Executivo reforçou que as benfeitorias só foram possíveis pelo engajamento dos profissionais que realizam a triagem do material. "Eles mostraram que é possível qualificar a coleta e melhorar a vida dos trabalhadores envolvidos na triagem desse material. Precisamos que todas as famílias de nossa cidade apoiem a coleta seletiva, onde quem ganha é a cidade".

A cooperada Valdinéia Adriano de Jesus agradeceu a atenção que a administração tem dado aos profissionais de reciclagem. "Esse governo teve respeito pelo trabalho que desenvolvemos na cidade, e por meio de ações como a de hoje, qualificou a nossa produção. Essa valorização trouxe dignidade a muitas famílias que tiram seu sustento com a reciclagem. E por meio desse trabalho estou tendo a oportunidade de cursar uma faculdade".

O secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, lembrou que desde junho de 2013 a cidade tem aumentado o recolhimento de material reciclado com a coleta seletiva porta a porta, e que até o fim de 2014 toda a cidade estará coberta pelo programa. Destacou que o papel das associações será fundamental para que matéria prima que pode ser reaproveitada não seja enviada a aterros sanitários.

As cooperativas têm tido papel importante no aumento da quantidade de material reciclado na cidade, que em oito meses passou de 0,87% para 1,7% graças à implantação da coleta seletiva porta a porta no Rudge Ramos, Paulicéia, Jordanópolis, Nosso Senhor do Bonfim, Fei Mizuho, Parque Selecta e Taboão.

Alunos – Cerca de 50 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maurício Caetano de Castro II puderam conhecer de perto o processo de reciclagem que é realizado na central. A professora Maria Aparecida Sammarone revelou que esse contato é importante para que os alunos tenham consciência sobre qual é o destino de todo o material que é reciclado em casa.

"É uma oportunidade muito importante para que os jovens vivenciem aquilo que aprenderam em sala de aula. Os alunos que vieram hoje têm entre 9 e 10 anos, e com certeza essa será uma experiência que levarão para casa, fortalecendo ainda mais o processo da separação do lixo, do que pode ser reciclado, junto com suas famílias. Já conversamos com a presidente da associação e pretendemos fazer outras visitas monitoradas", revelou.
Fonte: PMSBC (19/02/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário