O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

15 de setembro de 2009

Produtos de hortas orgânicas serão vendidos no Paço Municipal às quintas-feiras (15/09/2009)


Fonte: PMSBC (15/09/2009)
Quem estiver no Paço Municipal na quinta-feira (17/9), entre 15h e 18h30, poderá comprar a preços reduzidos diversos produtos orgânicos de 14 hortas urbanas de São Bernardo do Campo. Resultado da parceria entre a Prefeitura e os produtores locais, a iniciativa, que se repetirá toda quinta-feira, tem como objetivo apoiar a geração de trabalho e renda e incentivar o consumo de produtos sem agrotóxicos.
O diretor de Fomento à Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) e coordenador do projeto disse que a parceria faz parte de programa mais amplo da Administração de apoiar a criação de hortas comunitárias em terrenos ociosos do município e garantir a segurança alimentar para moradores em situação de vulnerabilidade social.
Cinco locais já foram escolhidos para receber as hortas, que serão cultivadas inicialmente por trabalhadores da Frente de Trabalho. A Prefeitura conseguiu parceria com a Eletropaulo para utilizar as áreas sob as linhas de transmissão de rede elétrica e com a Sabesp para o fornecimento de água. A Administração vai oferecer ferramentas, sementes e insumos.
O coordenador do projeto explica como se deu a parceria com os produtores locais. "No processo de estruturação do programa de hortas comunitárias descobrimos que já existiam iniciativas semelhantes na cidade. Temos duas hortas orgânicas acompanhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e outras 12 que existem há quase 15 anos acompanhadas pela Associação Global de Desenvolvimento Sustentado."
A barraca que vai receber os produtos orgânicos será fornecida pela Prefeitura e ficará na esplanada, em frente à saída do prédio da Prefeitura para o público. Ervas medicinais e temperos são alguns dos produtos que serão oferecidos. Será possível encontrar, por exemplo, hortaliças por R$ 2.
Outros benefícios previstos pelo projeto das hortas comunitárias, além da geração de trabalho e renda, é a valorização de espaços ociosos, a melhoria da drenagem de águas pluviais e do equilíbrio climático regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário