O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

16 de agosto de 2010

Após unificação, Cooperativa Reluz quer financiamento do BNDES (16/08/2010)


Fonte: Jornal ABCD Maior

Investimento possibilitará a construção de um galpão para o grupo e a aquisição de máquinas e veículos
O Banco do Brasil está elaborando um projeto de financiamento para beneficiar a cooperativa de catadores de resíduos Reluz, de São Bernardo. O investimento possibilitará a construção de um galpão para o grupo e a aquisição de máquinas e veículos. Os recursos viriam do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Para a presidente da Reluz, Francisca Araújo, a parceria envolve os bancos e a Prefeitura, visa superar desafios e melhorar ainda mais as condições de trabalho. “A nossa expectativa é de que possamos elevar os negócios no setor e conquistar excelentes resultados”, indicou.
A Reluz foi formada pela união das associações Refazendo e Raio de Luz nas quais trabalhavam ex-catadores do lixão do Alvarenga.
De acordo com o diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, Nilson Tadashi, a integração das cooperativas teve como objetivo o aumento da capacidade de produção e de comercialização. “São Bernardo busca desenvolver essas organizações. Espero que em breve possamos fazer a integração outras associações”, ressaltou.
Antes da unificação das iniciativas, os representantes das entidades participaram de um curso sobre cooperativismo e autogestão, promovido pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, Unisol Brasil. Para a formação da nova diretoria foram indicados vinte sócios-fundadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário