O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

10 de abril de 2011

São Bernardo implanta feira de artesanato no Parque Estoril

















Fonte: Jornal ABCD Maior

Produtos comercializados na feira serão peças em crochê, arte em tecido, peças de madeira decoradas, bijouterias, arte em chinelos e pedrarias

São Bernardo é considerada tradicionalmente a cidade da indústria automotiva, mas a atual administração pública segue focada em diversificar a economia da cidade e a nova aposta é a realização de uma feira de artesanato, no Parque Estoril, com a participação das mulheres artesãs que são atendidas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social do Riacho Grande).

Basicamente, os produtos comercializados na feira são peças em crochê, arte em tecido, itens de madeira decoradas, bijouterias, arte em chinelos e pedrarias. O evento conta com um grupo formado por nove mulheres que mora na região do Riacho Grande, nos bairros Capelinha, Vila Pelé e Jardim Jussara. A produção dos produtos ocorre de maneira individual em suas residências.

De acordo com o diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Tadashi, a expectativa é de que em breve seja possível construir um espaço em alvenaria específico para a venda dos produtos. “O Parque Estoril recebe um excelente público aos finais de semana e a nossa expectativa é de que as pessoas passem pela feira e aproveitem para comprar a produção das artesãs”, disse.

A assistente de diretoria da SDET (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Regina Zanke, destaca que as artesãs, possivelmente nos próximos meses, participem de um curso que será ministrado por um centro de referência em capacitação profissional. “O objetivo do programa é possibilitar que o processo de produção sejam aprimorados. A ideia é poder oferecer ao público mercadorias de alta qualidade”, pontuou.

Na avaliação do professor de economia da Esags (Escola Superior de Administração e Gestão), Rafael Neto, o número de frequentadores no Parque Estoril deve aumentar consideravelmente. “O parque passou muito tempo desativado e agora com a revitalização, certamente o público deve comparecer em peso aos finais de semana. Acredito que essa ação da Prefeitura irá possibilitar que as mulheres ampliem a suas rendas e também ampliar o mercado artesanal da cidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário