O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

3 de setembro de 2011

Central inaugura Espaço Solidário de São Bernardo


Artesãos vão utilizar o espaço para expor e comercializar os produtos

A CTR (Central de Trabalho e Renda) terá novidades ainda neste mês de aniversário da cidade. No dia 30 de agosto está prevista a inauguração do Espaço Solidário nas instalações da Central e, até o final do ano, deverá começar a operar no local uma lanchonete em parceria com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), além da implantação de cursos de línguas e palestras sobre diversos temas ligados ao mercado de trabalho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, afirmou que o espaço inaugurado em dezembro de 2010 é essencial para a Administração e o trabalhador. “Era necessário a criação de um local como este que reúne diversos serviços para o trabalhador. Temos oferta de vagas de emprego sem custo, as pessoas podem dar entrada no seguro-desemprego, desempregados recebem orientação profissional e agora é possível emitir a carteira de trabalho, entre outras novidades no local.”

O diretor de empreendedorismo da CTR, Nilton Tadashi, afirmou que o local terá o Espaço Solidário. “Nesta área haverá uma loja para os artesãos exporem e comercializarem os produtos. E ainda haverá duas salas de apoio a este grupo. O espaço é cedido pela Prefeitura, mas é o grupo da economia solidária quem irá administrar”.

Tadashi ainda contou sobre a lanchonete em parceria com o CAPS. “Acredito que até o final do ano a lanchonete começa a operar. Os usuários do CAPS vão produzir e comercializar os produtos. Eles já realizam uma atividade semelhante nas feiras noturnas, e agora vamos disponibilizar o espaço para eles.”

Através de parcerias com a Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Difusão da Cultura e Educação e o Ministério do Turismo serão realizados na CTR a partir de segunda-feira (22/08) cursos de Gestão de Serviços, Inglês e Espanhol. Serão atendidos 120 alunos.

Desde a inauguração da CTR foram ofertadas 10.020 vagas e inseridas 2.744 pessoas no mercado de trabalho. Entre as principais áreas constam: serviços (telemarketing), comércio (atendente, caixa), indústria (produção) e construção civil (pedreiro, ajudante de pedreiro). São atendidas em média 350 pessoas por dia.

A CTR está localizada na rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, e o horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h e de sexta-feira das 8h às 15h. Para o cadastro, é necessário comparecer com os documentos originais de identidade, CPF, carteira profissional e PIS. Informações pelo telefone 4125-0601.

Fonte: Fotos (Regina Zanke), reportagem (Jornal ABCD Maior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário