O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

10 de janeiro de 2014

Feira orgânica de São Bernardo oferece produtos sem agrotóxico (10/01/2014)


Horta da Vila Assunção - dentro da sede da Fundação Criança

Ingerir produtos sem agrotóxicos como abobrinha, alface, beterraba, cenoura, couve e repolho, entre outras verduras, ficou mais fácil para os moradores de São Bernardo. É que a Prefeitura montou no Centro de Trabalho e Renda (CTR) uma barraca de verduras e legumes cultivados com adubo natural, como pó de serra e restos de poda de árvores.

As verduras e leguminosas são fornecidas por quatro produtores da cidade que integram o Programa de Hortas Urbanas. O adubo natural é fornecido pela Prefeitura. 

Para que o produto chegue fresquinho às mãos do consumidor, a horticultora Carmelita Farias e o marido começam a trabalhar às 5h para colher as verduras e legumes com o orvalho das primeiras horas do dia. "Porque se a verdura for arrancada ao sol pode comprometer o frescor do produto", disse Carmelita.

A dona de casa Cícera Ferreira é cliente assídua da feira orgânica do CTR. Desde que a barraca foi montada, há oito semanas, ela não faltou nenhuma vez às compras. "Saio do bairro Demarchi e venho aqui porque sei que estou levando um produto de boa qualidade e sem veneno", revelou.

Atualmente, a Prefeitura de São Bernardo apoia sete horticultores dos bairros Assunção, Vivaldi, Parque Selecta II, Rudge Ramos, Farina e Batistini.

Serviço
A feira orgânica funciona às sextas-feiras, das 10h às 15h, no Centro de Trabalho e Renda (Rua Marechal Deodoro, 2.316)

Nenhum comentário:

Postar um comentário