O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

13 de maio de 2014

São Bernardo do Campo sedia 3ª Conferência de Economia Solidária do Estado de São Paulo (13/05/2014)










O município de São Bernardo do Campo sedia, de hoje (15), à sábado (17), a 3ª Conferência de Economia Solidária do Estado de São Paulo. O evento será realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe, a partir das 19h e deve reunir em torno de 500 pessoas, entre representantes do poder público, de entidades apoiadoras, gestores de empreendimentos solidários e público em geral.
A conferência estadual irá definir dez propostas que serão encaminhadas para a conferência nacional sobre o setor. Serão discutidos cinco eixos da economia solidária: autogestão, solidariedade, democracia, desenvolvimento e os atuais instrumentos de políticas públicas. As propostas serão votadas por 250 delegados e 250 suplentes já instituídos nas conferências regionais.

"No primeiro dia de conferência, a expectativa é de que mais de 500 pessoas participem dos trabalhos", avalia o diretor do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo. Para o público em geral, não é preciso fazer inscrição para acompanhar os trabalhos.

O evento contará com as presenças do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, do representante da Unisol, Arildo Mota Lopes, e dos deputados federais Luiza Erundina e Simão Pedro. Durante a conferência ainda será realizada eleição para a Secretaria Executiva do Fórum Estadual, que vai elaborar o Plano Estadual e formação da Comissão de Redação do Plano de Economia Solidária do Estado de São Paulo.

Ações municipais – A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realiza o programa de geração de trabalho e renda voltado para economia solidária de acordo com a Lei Municipal 6045/2010, que institui o fomento ao setor na cidade.

Entre as ações estão a Incubadora de Empreendimentos Solidários (SBC-SOL), projeto realizado em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo e financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Governo Federal. Já o Espaço Solidário, projeto realizado em conjunto com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, apoia o desenvolvimento comercial e de marketing dos empreendimentos solidários e fornece um local para comercialização de produtos.
Fonte: PMSBC (13/05/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário