O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

23 de novembro de 2014

Espaço Solidário expõe artesanato com motivo natalino em São Bernardo do Campo

Proposta é oferecer produtos criativos para o Natal e valorizar o artesanato local. Foto: Amanda Perobelli
Mais de 30 artesãos da cidade se apresentam no local com produtos para o Natal; destaque para os feitos com material reciclável

 O Espaço Solidário está dedicado a produtos de Natal. Cerca de 30 artesãos reuniram trabalhos natalinos para expor e comercializar. Uma grande variedade de presépios, guirlandas, panos de pratos, árvores de Natal, enfeites e porta panetone demonstram o potencial e a criatividade dos grupos. 

A artesã Elaine Martins, 56 anos, reforça a importância da exposição. “Este espaço reúne o potencial do artesanato de São Bernardo e as opções que os consumidores podem ter para presentear ou enfeitar a sua casa”.

Para o diretor de Trabalho e Renda da cidade, Nilson Tadashi, a exposição reforça o local de vendas dos grupos. “O Espaço Solidário é ponto fixo de muitos grupos e agora está com mais variedade de produtos. A expectativa é conseguir divulgar mais e fidelizar mais clientes”.

Alguns itens foram criados com recicláveis, como a guirlanda feita com  rolos de papel higiênico e um presépio com caixa de fósforo. “Esta é beleza do artesanato, você olha e não identifica que é um material reaproveitável”, disse a compradora Luiza Cordeiro .

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Carlos Alberto Gonçalves, reforçou que a data também é de reflexão para os consumidores. “Estes artesãos oferecem produtos feitos com capricho e dedicação. Está na hora de a população refletir sobre a importância da geração de trabalho e renda e optar em comprar um artesanato para decorar a casa ou para presentear do que um produto chinês, que possivelmente foi feito em péssimas condições ao trabalhador. Está na hora de valorizarmos mais o que é nosso e as relações do trabalho”, comentou.

Depois de se aposentar Leonardo Rosário, 81 anos, começou a fazer brinquedos de madeira. “Muita gente se encanta por meus brinquedos, os caminhõezinhos são alguns dos preferidos. É difícil  concorrer com os chineses, mas tem muita gente que valoriza o artesanato também”, disse.

O Espaço funciona ao lado da Central de Trabalho e Renda na Rua Marechal Deodoro, 2316, das 9h às 16h. A exposição vai até dia 19 de dezembro.

Fonte: Jornal ABCD Maior (19/11/2014)

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=63168

Nenhum comentário:

Postar um comentário