O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

30 de janeiro de 2015

Cursos de qualificação inseridos no EJA abrem caminho para o mercado (30/01/2015)

Entre as áreas de qualificação profissional oferecidos, destacam-se confecção, informática, alimentação, meio ambiente e imagem pessoal
Proporcionar melhores oportunidades no mercado de trabalho e possibilitar que os alunos também tenham condições de abrir negócios próprios. Esses são objetivos dos cursos de qualificação profissional ofertados pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. Parte integrante do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – destinado a elevar o nível de escolaridade e diminuir o de analfabetismo no município --, os cursos têm se tornado ferramenta de ascensão e transformação social dos participantes. E os números mostram que moradores da cidade estão dispostos a alcançar novo patamar: neste ano, mais de 5,4 mil pessoas vão passar pelos cursos de qualificação.
Para garantir o sucesso e fomentar a inserção mais rápida dos alunos no mercado de trabalho, a Prefeitura, via Secretaria de Educação, participa das discussões nas reuniões dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Na outra ponta, mantém contatos com empresários que procuram mão de obra qualificada, por meio da Central de Trabalho e Renda (CTR).
“Não basta criarmos as condições e ofertarmos os cursos. Ajudar os participantes e fazer com que consigam empregos, seja em empresas ou criando seus próprios negócios, também é uma preocupação da Administração”, afirma Adriana Pereira, responsável pelo programa na Secretaria de Educação.
Com exemplos dos mais variados, os interessados nos cursos de qualificação profissional têm faixa etária entre 16 e 50 anos. Os cursos atraem jovens à procura do primeiro emprego, trabalhadores desempregados e aqueles que almejam uma promoção. E as histórias de transformação contadas por alguns dos protagonistas surpreendem pela capacidade e espírito empreendedor.
André Marques, morador do Rudge Ramos, lembra que o curso de informática feito em 2013, no Centro de Qualificação Profissional (CQP) da Prefeitura, abriu o leque de oportunidades em sua vida. Segundo ele, após a conclusão do curso, foi aprovado em processos de seleção em duas grandes empresas do segmento.
“Fui aprovado nas duas, mas como estava em fase do Tiro de Guerra, não fui contratado. Mesmo assim não desanimei e em pouco mais de três meses já estava trabalhando em uma pequena empresa, que presta serviços de manutenção preventiva e corretiva de computadores”, diz. Marques lembra ainda que o conhecimento, aliado às aulas práticas do curso, lhe deram boa base para abrir negócio próprio futuramente. Obviamente, na área da informática.
Pequena confecção – Já Maria José da Paz, 49 anos, é outro exemplo das possibilidades de ascensão profissional a partir dos cursos de qualificação profissional ofertados pela Prefeitura. Moradora do Sítio dos Vianas, ela encontrou no curso de Confecção e Modelagem o caminho para ter seu próprio negócio, mas com um diferencial: qualificado e mais eficiente.
“Sabia fazer pequenos concertos na máquina. Depois do curso, entendi realmente o significado da palavra costura. Agora, eu mesmo desenho e faço vestidos, calças, casacos, pijamas, bolero (espécie de casaco curto), além de confeccionar detalhes nas roupas em geral. O curso me deixou muito mais confiante”, pondera, destacando que o trabalho desenvolvido por ela, na própria casa, se tornou a sua “confecção”.
Em São Bernardo, os cursos de qualificação profissional são oferecidos para adultos e jovens a partir dos 15 anos, nos períodos da manhã, tarde e noite. Os cursos são de 200 horas e 240 horas. O programa é oferecido gratuitamente em 10 equipamentos públicos, entre escolas municipais, Centro de Qualificação Profissional (localizado na Sedesc), no Restaurante Escola (no Cenforpe) e no Centro Educacional Unificado (CEU) Celso Daniel, no Bairro Cooperativa. O objetivo principal é estimular a inserção de mão de obra capacitada no mercado de trabalho.
Fonte: PMSBC (30/01/2015)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/home/-/asset_publisher/YVwaH6UqAMbt/content/cursos-de-qualificacao-inseridos-no-eja-abrem-caminho-para-o-mercado-de-trabalho/maximized?_101_INSTANCE_urFybnABSrAK_redirect=%2Fhome

Nenhum comentário:

Postar um comentário