O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

6 de janeiro de 2015

CTR - Central de Trabalho e Renda de São Bernardo coloca 3,6 mil pessoas no mercado de trabalho (06/01/2015)



Agência pública de emprego faz parte das ações da Prefeitura de apoio aos empregos formais
A Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo do Campo inseriu 3.654 pessoas no mercado de trabalho em 2014, número que representa 32,4% das 11 mil vagas de emprego que foram ofertadas pelas empresas da região. A agência pública de emprego é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e é mais uma das ações das políticas públicas de apoio aos empregos formais.
Criada no primeiro mandato do governo petista, por meio de convênio entre a Administração Municipal e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a municipalização do Sistema Nacional de Emprego (SINE), a CTR oferece serviços gratuitos.
Para o secretário da SDET,  os empregos gerados são oportunidades oferecidas pelas empresas, mas destaca a importância de se ter serviço de excelência no atendimento aos candidatos que buscam as vagas. A CTR faz intermediação de mão de obra, promove orientação profissional, cursos de qualificação e serviços como emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). "Além de gratuito, o trabalhador tem todas as orientações e serviços à disposição", disse.
Segundo o secretário, o número de pessoas inseridas no mercado também está relacionado às iniciativas de descentralização do atendimento, como a inauguração do posto da CTR na Subprefeitura do Riacho Grande, em maio de 2014, que levou os serviços para perto dos moradores daquela região. Também teve a realização do ¿Dia D¿, cujo objetivo foi gerar oportunidades para pessoas com deficiência, além do "Café com Prosa", evento realizado para aproximar empresas e empregados do mercado de trabalho.
Balanço : Dados da CTR indicam que no ano passado foram realizados 63 mil atendimentos, dos quais 12 mil foram novos cadastramentos, emitidas 2,4 mil CTPS e habilitados 4,9 mil seguros desemprego.
Para este ano, outras medidas já estão sendo traçadas, como novo posto descentralizado, que será instalado na região do Alvarenga. Ainda está em projeto unidade móvel da CTR, que vai percorrer os bairros da cidade, além de atendimentos específicos em instituições sindicais. "Estamos dialogando com sindicatos para aproximar os serviços, especialmente os de habilitação em seguro desemprego, que gera grande demanda na área de homologação dos sindicatos", explicou. 
Endereço - A CTR está localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. Para se cadastrar a uma vaga de emprego é necessário apresentar carteira de trabalho, RG, CPF e PIS. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 15h, às sextas-feiras. Na Subprefeitura do Riacho Grande, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, à Avenida Araguaia, 265.
Fonte: PMSBC (06/01/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário