O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

18 de dezembro de 2014

São Bernardo inaugura segunda central de triagem - 18/12/2014




Equipamento vai processar 100 toneladas de resíduos ao dia, quatro vezes mais que a atual

São Bernardo inaugurou nesta quarta-feira (17/12) a segunda Central de Triagem de Materiais Recicláveis do município, no Bairro Cooperativa. O novo equipamento vai resultar no processamento de 100 toneladas de resíduos ao dia, número quatro vezes superior ao volume da atual. O crescimento é resultado da semiautomatização da unidade, que contará com máquinas para auxiliar no processo de triagem. 

Foram investidos R$ 5,1 milhões no novo equipamento, que possui mais que o dobro da capacidade  da primeira central. As duas totalizam 110 cooperados, que recebem materiais proveniente de mais de 200 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária)  e ecopontos espalhados pela cidade, além dos resíduos recolhidos pela coleta porta a porta. A iniciativa, presente em 100% do município desde o início deste mês, é responsável por recolher 35 toneladas de resíduos diariamente. 

O prefeito Luiz Marinho ressaltou que o processo de semiautomatização foi criado de forma a não provocar a redução no número de cooperados e contribuir para a melhoria das condições de trabalho e aumento de renda. 
“Vai facilitar a vida do catador e vai dar mais rentabilidade para dar conta da demanda. Estamos aumentando a quantidade ao chegar a 100% do território do porta a porta. No ano passado passamos de 520 toneladas ao mês. 

Somente nos primeiros 15 dias de dezembro já chegamos a 350 toneladas e devemos chegar 780 toneladas por mês, com viés de alta, porque a medida que as famílias forem se conscientizando e aumentando a adesão à coleta, cresce a quantidade de material.” 

Antes da implementação do porta a porta, o volume coletado em na cidade era de 0,8%. Com a iniciativa, que atinge inclusive áreas de difícil acesso, a Prefeitura estima que o número deverá chegar a 3,5% ao final deste mês. A meta é que a cidade atinja 10% de resíduos reciclados até 2016. 

O secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, explicou que a nova central já foi pensada contando com a elevação do material captado. “Em um  primeiro momento, essa central terá capacidade ociosa e o pessoal vai levar três, quatro, cinco meses para aprender a lidar com os novos equipamentos. Tem todo o aprendizado, enquanto vamos aumentando o volume dos resíduos coletados. Apostamos que vai aumentar o número de cooperados, mesmo aumentando a automação, porque o crescimento do volume é muito forte.”

Fonte: Jornal ABCD Maior (18/12/2014)
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=63776

Nenhum comentário:

Postar um comentário