O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

18 de dezembro de 2014

Prefeito de São Bernardo entrega central de triagem para processar 100 toneladas de lixo reciclável por dia(18/12/2014)



O prefeito de São Bernardo do Campo, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, entregou a segunda Central de Triagem de Materiais Recicláveis do município nesta quarta-feira (17). Foram investidos na unidade R$ 5,1 milhões por meio da parceria entre a Prefeitura e a SBC Valorização de Resíduos. Localizada no Bairro Cooperativa, a central é semiautomatizada, permitirá a separação dos materiais recicláveis coletados na cidade e tem capacidade para processar 100 toneladas por dia. A unidade beneficiará 110 trabalhadores das cooperativas Raio de Luz e Cooperluz.

Neste mês, São Bernardo chegou a 100% de cobertura de coleta seletiva porta a porta e hoje recicla 3,5% de todo o material coletado. "Em 2009, esse percentual era de 0,8%, e nossa meta é atingir 10% até 2016", disse o secretário.

Segundo o prefeito, para que esse percentual seja atingido é necessário que os moradores de São Bernardo mudem o comportamento com relação ao descarte de lixo. "Todos devem estar envolvidos nesse projeto e separar materiais recicláveis dos orgânicos, pois temos que pensar no meio ambiente e na cidade que queremos deixar para nossos filhos."

Marinho O prefeito feito por parte da Secretaria de Gestão Ambiental, sobretudo nas escolas municipais. "As crianças que aprendem a necessidade de separar o lixo vão cobrar dos pais em casa. Acredito que é dessa forma que começamos a mudar o comportamento", afirmou.

A trabalhadora cooperada Valdinéia Adriana lembrou das condições ruins em que ela e outros trabalhadores da Cooperluz atuavam, quando faziam a separação do material em um galpão na Vila Vivaldi. "Estávamos ao lado de um piscinão, não tínhamos uniformes ou luvas, entre outras dificuldades. Acreditamos nesse projeto e agora somos respeitados como seres humanos e trabalhadores."

Desde que o serviço de coleta seletiva foi implantado na cidade, dez Ecopontos foram entregues, sendo cinco inaugurados em 2014. Até o fim de 2018 serão 30 equipamentos no município, beneficiando toda a cidade. 

Com a implantação da coleta seletiva porta a porta e a construção de Ecopontos o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário foi reduzido em cerca de 2,17% ao mês, o equivalente a 477 toneladas.

Fonte: PMSBC (18/12/2014). Foto: TVBerno
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=12004&qt1=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário