O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

5 de setembro de 2015

Prefeito prestigia abertura da Festa Muitos Povos, Uma Cidade (05/09/2015)

Evento reúne representantes de comunidades de diversos países e acontece no Parque da Chácara Silvestre até (7/9/2015)

O prefeito de São Bernardo do Campo prestigiou neste sábado (5), no Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, no Parque Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis), a abertura da 7ª edição da Festa Muitos Povos, Uma Cidade. O evento reúne comunidades da Itália, Japão, Rússia, China, Índia, Portugal, Bolívia, Peru, Piauí, Minas Gerais, entre outras. Ao longo do dia ocorreram apresentações de grupos de congadas, capoeira e viola caipira, entre outros.
Conforme destacou o chefe do Executivo, a festa tem o objetivo de valorizar e difundir a cultura dos povos que ajudaram a formar a região. “A ideia é criar um processo de confraternização na cidade. É um momento em que cada um desses povos promove o seu reencontro.”
No evento, as comunidades de migrantes e imigrantes mostram um pouco de sua história e cultura através da culinária, artesanato, música e dança. Ao todo são 36 barracas, com 20 opções gastronômicas e 16 voltadas ao artesanato -  (saiba mais sobre os pratos típicos). A festa acontece desde 2009.
A moradora Raquel dos Santos Maia, 45, do Bairro Ferrazópolis, participou pela primeira vez da festa e aprovou a realização do evento no espaço. É a primeira vez que a festa acontece na Chácara Silvestre. Nos anos anteriores aconteceu em outros locais.  “Achei interessante, confortável. É bom porque dá para conciliar o lado cultural da exposição com o das tradições desses países.”
Atrações - Artistas da região e grupos culturais vão se apresentar nos três dias de festival, que prossegue até segunda-feira (7). A meta é a valorização e recuperação da memória, difusão de grupos e manifestações tradicionais e promoção do diálogo com povos e comunidades que construíram a história da cidade.
Além das apresentações e barracas, o público também pode conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural da cidade nas exposições permanentes de fotos e objetos em madeira e cerâmica dispostos no Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, instalado no interior do casarão da Chácara Silvestre, que pertenceu à família de Wallace Simonsen.  
Também estiveram presentes no evento os secretários de Cultura, de Serviços Urbanos, além da titular da Pasta de Orçamento e Planejamento Participativo.
Fonte: PMSBC (05/09/2015)

http://www.saobernardo.sp.gov.br/noticias/-/asset_publisher/dQPwtqZD5AJz/content/prefeito-prestigia-abertura-da-festa-muitos-povos-uma-cida-2?redirect=http%3A%2F%2Fwww.saobernardo.sp.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_dQPwtqZD5AJz%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_pos%3D3%26p_p_col_count%3D4%26_101_INSTANCE_dQPwtqZD5AJz_advancedSearch%3Dfalse%26_101_INSTANCE_dQPwtqZD5AJz_keywords%3D%26_101_INSTANCE_dQPwtqZD5AJz_delta%3D8%26p_r_p_564233524_resetCur%3Dfalse%26_101_INSTANCE_dQPwtqZD5AJz_cur%3D15%26_101_INSTANCE_dQPwtqZD5AJz_andOperator%3Dtrue

Nenhum comentário:

Postar um comentário