O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

30 de outubro de 2015

Do curso de panificação ao sonho do negócio próprio (28/10/2015)


Com o apoio da Prefeitura de SBC, grupo de mulheres do pós-balsa se capacita, organiza e abre padaria no Bairro Capivari
A padaria Companhia do Trigo abriu suas portas ao público no dia 29 de outubro, na Estrada Rio Acima, 75, no Bairro Capivari. O negócio é um bem sucedido empreendimento solidário que começou modestamente, em 2013, como um curso profissionalizante de panificação promovido pela Secretaria de Educação de São Bernardo e Fundação Volkswagen para 35 mulheres moradoras da região do pós-balsa.
Após a capacitação, animadas pela perspectiva de abrir um negócio próprio na área de panificação, o grupo passou a contar com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo e do Consulado da Mulher, instituto que promove o empreendedorismo entre mulheres de baixa renda e escolaridade.
A princípio funcionando como ‘Padaria Social’, na produção e comercialização de pães apenas na região, o empreendimento foi aos poucos ampliando suas atividades e organização até conseguir alugar um local definitivo, que vai ser inaugurado agora, no Bairro Capivari.
Todo esse desenvolvimento foi acompanhado e teve o apoio técnico da SBCSOL – Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo, órgão também vinculado à Prefeitura. Alguns dos cursos oferecidos às empreendedoras foram: Gestão Financeira; Relações Interpessoais; Participação em Eventos; Regimento Interno; Oficina de Trabalho em Equipe e Motivação; Economia Solidária como Alternativa a Geração de Renda; Divulgação e Marketing.
Além da capacitação, a SBCSOL cedeu ao grupo de empreendedoras alguns equipamentos para o início dos trabalhos, como forno industrial elétrico de panificação, câmara climática, duas estantes de almoxarifado e computador.
Todo esse trabalho foi possível graças à parceria da Prefeitura de São Bernardo com a Universidade Metodista – Instituto Granbery e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Programa de Geração de Trabalho e Renda – Economia Solidária da Prefeitura de São Bernardo existe desde 2010. Um dos seus instrumentos mais importantes é a Incubadora de Empreendimentos Solidários – SBCSOL, que assessora a criação e o desenvolvimento dos empreendimentos.
A SBCSOL fica na Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1.000, Bairro Planalto Ed. H s/222. Atende das 13h às 18h. Informações pelo telefone 4366-5361.
Empreendedorismo – Outro instrumento da Prefeitura para incentivar o empreendedorismo na cidade é a Sala do Empreendedor.  Criada em 2011, o espaço atende aqueles que desejam regularizar, instalar ou ampliar seus negócios em São Bernardo. Na Sala é possível encontrar informações e serviços de diversas secretarias da Administração municipal e de instituições parceiras que auxiliam os empresários em todas as etapas de desenvolvimento de seu negócio: concepção e planejamento do empreendimento; abertura, registro e licenças; ampliação, desenvolvimento e fortalecimento empresarial. Expandir o negócio.
A Sala do Empreendedor fica no térreo do prédio sede da Prefeitura de São Bernardo, na Praça Samuel Sabatini, 50 – Centro. Atende de segunda a sexta, das 7h às 19h.
O Secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, representou o Prefeito Luiz Marinho.
Fonte: PMSBC (28/10/2015)

http://www.saobernardo.sp.gov.br/noticias/-/asset_publisher/pBwTf7tTIXRH/content/do-curso-de-panificacao-ao-sonho-do-negocio-proprio/maximized?_101_INSTANCE_pBwTf7tTIXRH_redirect=%2Fnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário