O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

4 de maio de 2016

Artesãos realizam bazar com opções para presentear no Dia das Mães 04/05/2016

Os artesãos vinculados ao programa de economia solidária de São Bernardo realizam um bazar com produtos variados que servem de opção para presentear no Dia das Mães, celebrado neste domingo (08/05). A exposição e venda dos artigos artesanais acontece na Câmara de Cultura (Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro) e iniciou nesta quarta-feira (04/05) e vai até este sábado (07/05).
Cerca de 30 pessoas participam do bazar e comercializam cerâmicas, bolsas, carteiras, bijuterias, pesos de porta, pinturas em tela a óleo, panos de prato pintados à mão, caminhos de mesa, tapetes, entre outros. A iniciativa é um incentivo à economia solidária, que é uma forma de organização econômica que pressupõe a autogestão pelos produtores e a valorização do ser humano e não do capital.
Entre as artesãs está Simone Guillarde, 48 anos, que há pelo menos 15 anos tem como renda única os artigos como bolsas e carteiras sustentáveis, feitos com embalagem de leite e retalhos de tecidos. “O artesanato é feito para todos, mas nem todos o adquirem por preconceito e acharem que é lixo. Precisamos vencer esse desafio e transformar a cultura da população”, disse.
Outra opção de presente são as caixas, porta-retratos e enfeites produzidos pelo aposentado Rosário Leonardo Boneto, 83 anos, que aprendeu técnicas de machetaria na cidade e resolveu incrementar a renda. “Gosto do que faço, ganho meu dinheirinho e ainda me ocupo. Acho o trabalho muito bonito e é difícil de fazer, não é todo mundo”, afirmou com orgulho.
O preço dos produtos é variado, podendo ser encontrados por R$ 5 até R$ 100. Segundo Vilma Gomes, uma das artesãs, a ideia é oferecer alternativas criativas e em conta de presentes às mães. “Essa é a segunda melhor data de vendas para o comércio e isso se aplica para nós também, precisamos aproveitar e divulgar o nosso trabalho na cidade”, ressaltou.
SERVIÇO
04 a 06/05, das 9h às 17h e, no sábado, das 9h às 16h. Endereço: Câmara de Cultura - rua Marechal Deodoro, 1.325 – Centro
Além do bazar especial para o Dia das Mães, os produtos ficam expostos permanentemente no Espaço Solidário, na CTR (Central de Trabalho e Renda) - rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro. O local pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
FONTE: Jornal ABCD Maior 04/05/2016

http://www.abcdmaior.com.br/materias/economia/artesaos-realizam-bazar-com-opcoes-para-presentear-no-dia-das-maes

Nenhum comentário:

Postar um comentário