O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

21 de junho de 2010

Prefeita de Linköping visita Incubadora de Empresas de São Bernardo (21/06/2010)




Fonte: Foto (Luciano Vicioni), reportagem (PMSBC)


A prefeita da cidade de Linköping, na Suécia, Ann-Catherine Hjerdt, conheceu na tarde desta segunda-feira (21/6) as instalações da Incubadora de Empresas de São Bernardo do Campo (IESBeC), no Jardim Silvina. Acompanharam a prefeita diretores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e o secretário de Relações Internacionais do município.
Ann-Catherine Hjerdt visitou as empresas incubadas e conheceu os serviços, projetos e produtos desenvolvidos pelos empreendedores. A IESBeC é considerada uma Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - apóia empresas atuantes em setores tecnologicamente dinâmicos e que têm na inovação tecnológica o diferencial do seu negócio, por isso o motivo da visita. Ann-Catherine disse que ficou impressionada com a interação que a incubadora mantém com a Administração e com o município.
A visita da prefeita é uma retribuição à viagem realizada em março à cidade européia pelo chefe do Executivo de São Bernardo. Na ocasião, ficou acordado que as duas prefeituras buscariam intensificar relações a fim de estabelecer parcerias.


A cidade de Linköping abriga a sede da empresa SAAB, que produz o caça Gripen e disputa o contrato para fornecer novos aviões de combate ao governo brasileiro. A americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, e a francesa Dassault, com o Rafale, também estão no páreo.


Linköping também é conhecida por sua produção acadêmica e, no cenário mundial, a Suécia destaca-se particularmente por seus avanços em áreas como tecnologia, meio ambiente (sustentabilidade) e saúde.
No local, Ann-Catherine trocou presentes com alguns incubados e conheceu empresas como a Leona Indústria e Comércio, de materiais e ligas odontológicas e médicas; a Cinetomag Equipamentos e Artefatos; a Versax, que desenvolve produtos eletrônicos para iluminação; a Zapas, que atua com pesquisa e desenvolvimento; e a Everest Máquinas Automáticas, que atua na distribuição de EPI’s (equipamentos de proteção individual), entre outras.


Ann-Catherine está em São Bernardo acompanhada de uma delegação de quatro pessoas, mais um representante da Câmara de Comércio Exterior da Suécia. Na terça-feira (22/6), o grupo será recepcionado às 9h pelo prefeito de São Bernardo e, às 11h, fará um vôo panorâmico sobre a cidade. O percurso inclui núcleos habitacionais e industriais, Rodoanel e o Porto de Santos.


No período da tarde, a comitiva irá a núcleos habitacionais, obras do conjunto habitacional Três Marias, no bairro Cooperativa, que integram um dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em São Bernardo, e, na sequência, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila São Pedro.


IESBeC - A incubadora é resultado da parceria entre a Prefeitura, Sebrae e a indústria moveleira da cidade. Tem o objetivo de desenvolver a economia e as microempresas da região. Atualmente, soma 15 empresas internas, três externas, duas pré-incubadas e 10 associadas. A IESBeC oferece infraestrutura e capacitação empresarial para que novos empreendimentos estejam bem preparadas e em condições de competir no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário