O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

22 de outubro de 2010

Prefeitura de São Bernardo participa do lançamento do Projeto Rede Gerando Renda - Catadores do ABC (22/10/2010)



Fonte: Foto (arquivo pessoal), Reportagem (Jornal ABCD Maior)
Em quatro dias, capacitação atenderá cerca de 200 profissionais do ABCD e de São Paulo
Conhecida nacionalmente e internacionalmente pelas políticas sustentáveis de resíduos sólidos, Diadema foi escolhida pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) para sediar a Semana de Formação de Catadores. O evento será realizado de 25 a 28 de outubro, no Centro Cultural Okinawa do Brasil. A expectativa é beneficiar 200 catadores do ABCD e de São Paulo.
“O movimento nos escolheu por causa do nosso histórico. Fomos à primeira cidade a remunerar os catadores”, comentou Luzia Fantini, chefe da Divisão da Educação Ambiental de Diadema. De acordo com Luzia, a ordem é para que todos os catadores de Diadema participem do Encontro Estadual de Catadores. “O município deve ter a participação dos 60 catadores integrantes do Programa Vida Limpa”, informou.
De acordo com Davi Amauri, representante do MNCR, a programação abrangerá palestras que envolvem desde a capacitação técnica dos catadores a conteúdos sobre legislação e políticas públicas. “Os participantes irão receber cartilhas, CDs e DVDs. Todo o material didático do ciclo será gratuito”, explicou. Além do ABCD, a iniciativa está ocorrendo em vários estados. “Queremos formar 5 mil catadores no País”, revelou Amauri.
Durante a atividade será lançado o projeto Rede ABC 2010: Catadores gerando Renda, que propõe a ampliação da formação dos catadores e da comercialização em rede. A ação será financiado pelo governo federal em parceria com a Prefeitura de Diadema, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o projeto Coleta Seletiva Brasil-Canadá, a Unisol, Uniforja e MNCR.
A proposta da Rede ABC é gerar emprego e renda a catadores de material reciclável, além de contribuir para a gestão da Coopcent ABC (Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Grande ABC) e fortalecer a organização dos catadores da Região. A sede da Rede ABC será inaugurada no dia 28 de outubro, em Diadema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário