O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

29 de outubro de 2010

Projeto Rede ABC 2010 – Catadores Gerando Renda (29/10/2010)




Fonte: Arquivo pessoal

A Prefeitura de São Bernardo do Campo foi representada pelo diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo - Nilson Tadashi Oda.
Participam da Rede ABC as associações de catadores: Raio de Luz e Refazendo que são apoiadas pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

26 de outubro de 2010

Peças de artesanato confeccionadas com materiais recicláveis (26/10/2010)



Fonte: Arquivo pessoal
As peças exibidas nestas fotos foram confeccionadas a partir de materias obtidos na coleta seletiva realizada pelos catadores da Cooperativa Central de catadores e Catadoras de materiais recicláveis do Grande ABC - Coopcent ABC.
O artesanato foi demonstrado no evento de lançamento do Projeto Rede ABC 21010 – Catadores Gerando Renda que ocorreu no dia 25 de outubro de 2010, no Clube Okinowa (Avenida Sete de setembro, 1670, Diadema -SP).

Economia Solidária: proposta de uma candidatura (26/10/2010)


Fonte: Jornal ABCD Maior

Governo de São Paulo não participou do processo de discussão sobre economia solidária
A economia solidária se propõe a gerar novas formas de trabalho que propiciem geração de renda e melhoria nas condições de vida dos seus participantes. Se antes a economia solidária era tida como alternativa ao desemprego, ao longo do tempo tem se consolidado como possibilidade concreta associada ao desenvolvimento econômico e social, permitindo o alcance de maior autonomia na organização do trabalho, da produção e da gestão, aprimorando o empreendedorismo e a autogestão coletiva dos negócios.
De acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e do Emprego), a economia solidária agrega mais de 25 mil empreendimentos solidários com mais de 2,5 milhões de participantes, segundo dados do Sistema de Informação da Economia Solidária de 2007. Em grande medida, esta dimensão da economia solidária decorre de políticas públicas que propiciam o apoio necessário, a exemplo das políticas industriais dirigidas às empresas e corporações, contribuindo para o desenvolvimento do País.
No mundo democrático, a adoção destas políticas públicas é uma opção dos governos. Contudo, claro é que tais opções se espelham nos propósitos e compromissos dos governantes com seus eleitores. No caso brasileiro, nos últimos oito anos, o governo federal e diversos governos estaduais e municipais vinculados ao PT e a outros partidos populares e progressistas têm dedicado todo apoio à economia solidária.
É desta opção política que resulta a constituição da Secretaria Nacional de Economia Solidária, vinculada ao MTE, que tem desenvolvido diversas ações, projetos e programas, enfatizando-se o apoio à organização dos fóruns Brasileiro, estaduais, regionais e municipais de Economia Solidária. Estes fóruns assumem fundamental importância na organização da economia solidária, concretizada por meio da realização das Conaes (Conferências Nacionais de Economia Solidária).
A 2ª Conaes, em julho deste ano em Brasília, contou com a participação de mais de 1.200 delegados. Das conferências municipais ou regionais foram eleitos delegados para as conferências estaduais, que por sua vez tiveram a incumbência de indicar delegados para a Conaes. Estas conferências mobilizaram centenas ou milhares de participantes que debateram de forma democrática e participativa, com o firme propósito de influenciar nas políticas públicas dos diferentes níveis de governo.
Fato é que em São Paulo o governo estadual não apoiou a organização das conferências estadual e municipais/regionais, confirmando o pouco ou, pior ainda, o inexistente apoio do PSDB à economia solidária. No período entre 1994/2002, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nada propôs ou fez em favor da economia solidária.
Por fim, às vésperas deste segundo turno é preciso frisar a importância da escolha para a Presidência da República, que para a economia solidária, apenas uma das candidaturas garante a manutenção e o aprimoramento das políticas públicas que promovam o seu desenvolvimento no Brasil: Dilma Rousseff.
Por Nilson Tadashi Oda é diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo.

22 de outubro de 2010

Prefeitura de São Bernardo participa do lançamento do Projeto Rede Gerando Renda - Catadores do ABC (22/10/2010)



Fonte: Foto (arquivo pessoal), Reportagem (Jornal ABCD Maior)
Em quatro dias, capacitação atenderá cerca de 200 profissionais do ABCD e de São Paulo
Conhecida nacionalmente e internacionalmente pelas políticas sustentáveis de resíduos sólidos, Diadema foi escolhida pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) para sediar a Semana de Formação de Catadores. O evento será realizado de 25 a 28 de outubro, no Centro Cultural Okinawa do Brasil. A expectativa é beneficiar 200 catadores do ABCD e de São Paulo.
“O movimento nos escolheu por causa do nosso histórico. Fomos à primeira cidade a remunerar os catadores”, comentou Luzia Fantini, chefe da Divisão da Educação Ambiental de Diadema. De acordo com Luzia, a ordem é para que todos os catadores de Diadema participem do Encontro Estadual de Catadores. “O município deve ter a participação dos 60 catadores integrantes do Programa Vida Limpa”, informou.
De acordo com Davi Amauri, representante do MNCR, a programação abrangerá palestras que envolvem desde a capacitação técnica dos catadores a conteúdos sobre legislação e políticas públicas. “Os participantes irão receber cartilhas, CDs e DVDs. Todo o material didático do ciclo será gratuito”, explicou. Além do ABCD, a iniciativa está ocorrendo em vários estados. “Queremos formar 5 mil catadores no País”, revelou Amauri.
Durante a atividade será lançado o projeto Rede ABC 2010: Catadores gerando Renda, que propõe a ampliação da formação dos catadores e da comercialização em rede. A ação será financiado pelo governo federal em parceria com a Prefeitura de Diadema, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o projeto Coleta Seletiva Brasil-Canadá, a Unisol, Uniforja e MNCR.
A proposta da Rede ABC é gerar emprego e renda a catadores de material reciclável, além de contribuir para a gestão da Coopcent ABC (Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Grande ABC) e fortalecer a organização dos catadores da Região. A sede da Rede ABC será inaugurada no dia 28 de outubro, em Diadema.

Palestras ministradas pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo (22/10/2010)



Fonte: Dora Fiore

Resultado da parceria entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, no dia 21 de outubro de 2010 foram realizadas palestras sobre gestão financeira e custos para empreendedores e clientes do Banco do Povo - Unidade São Bernardo do Campo.

19 de outubro de 2010

Prefeitura de São Bernardo realiza palestra sobre custos em parceria com Sebrae e Banco do Povo (19/10/2010)


Fonte: PMSBC
Dando sequência ao ciclo de palestras Comece Certo, fruto da parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de São Bernardo do Campo realiza nesta quinta-feira (21/10), das 8h às 12h no auditório Poupatempo, a palestra Entendendo custos, despesas e preço de venda.
A iniciativa tem a finalidade de orientar gratuitamente empreendedores e clientes do Banco do Povo que apresentam dificuldade de pagamento a elaborar uma estrutura adequada de custos e despesas de uma empresa, possibilitando realizar uma gestão financeira adequada do negócio ou fluxo de caixa. A capacitação será dada por um consultor jurídico do Sebrae (regional ABC).
No mês passado, foi promovida a palestra Abertura de Empresa, visando orientar o empreendedor sobre a constituição de uma empresa com foco nas suas necessidades, bem como o planejamento mercadológico e financeiro dos negócios e o passo a passo para a legalização da empresa. "Tivemos um bom resultado com a participação de 42 pessoas e abertura de mais quatro novos negócios na cidade, como comércio, artesanato e serviços", comenta a agente de crédito do Banco do Povo.
Hoje, o Banco do Povo de São Bernardo conta com 2,7 mil clientes e realiza de 20 a 30 concessões de empréstimos por mês a trabalhadores autônomos e microempresários. O valor médio dos contratos é de R$ 3 mil. Mais informações sobre a instituição ou sobre as palestras podem ser obtidas pelo telefone 2833-8238.
Até o momento, cerca de 35 inscritos já confirmaram presença, mas ainda dá tempo para efetuar inscrições até esta quarta-feira (20/10) pelo telefone 2833-8239 ou no Poupatempo São Bernardo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro).

13 de outubro de 2010

Programa de Incentivo à Horticultura Orgânica (13/10/2010)


Fonte: PMSBC
FEIRA ORGÂNICA NO PAÇO MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Venda de produtos cultivados nas hortas urbanas de São Bernardo do Campo apoiadas pela Prefeitura. Além da geração de trabalho e renda e do incentivo ao consumo de produtos sem agrotóxicos, que contribuem para uma melhor qualidade de vida para os produtores e para a população de nossa cidade, este projeto possibilita a revitalização de áreas ociosas e uma melhoria na drenagem local.
Participe e adquira hortaliças, legumes, ervas medicinais e temperos cultivados sem a utilização de agrotóxicos.
TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS, das 11h00 às 15h00
Praça Samuel Sabatini, 50 - Centro
Esplanada do Paço Municipal