O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

21 de junho de 2012

Os pontos da artesã Carla



Carla transforma fios coloridos em trabalhos de crochê esplêndidos

As mãos habilidosas com pontos firmes e bem feitos da artesã Carla Adriana Ablas transformam fios coloridos em trabalhos de crochê esplêndidos. Não há receita desta técnica de bordado que ela não consiga fazer. Nas correntinhas, pontos altos e baixos, ela encontra a alegria de viver.

Carla teve muitos problemas de saúde quando nasceu, apresenta uma deficiência mental leve e o bordado foi a alternativa encontrada para se manter no mercado de trabalho. Aos 37 anos, a moradora da Bairro Pauliceia, em São Bernardo, tem seu ofício reconhecido e trabalha inclusive sob encomenda.

Muito educada, simpática e falante, desde cedo Carla conquistou muitos amigos. O capricho e a aplicação do crochê em diversas técnicas e modelos são alguns dos requisitos que a mantêm com uma clientela fiel.
As confecções vão desde um simples bordado em pano de prato até blusas, tapetes, toalhas de mesa e de banho, cachecóis, toucas, entre outros detalhes que dão charme e beleza a diversas peças. A artesã aprendeu a bordar com a mãe aos 16 anos, e desde então está sempre atrás de novidades nas revistas e na internet. Atualmente expõe as peças em feiras de artesanato no município, como a do Espaço Solidário e da Feirinha da Rodoviária.

O material, como linhas e barbantes, agulhas e revistas, geralmente são doados por uma prima. As peças variam de R$ 6 a R$ 40, em diversos modelos e tamanhos.

A boa memória é um dos artifícios que facilitam o feitio das peças. Na infância, Carla adorava montar quebra-cabeças e praticar jogos de tabuleiro. Hoje ela explica que conhece as receitas de crochê de cor por conta do treino em memorização nessas brincadeiras de criança.

A principal companhia é a mãe Petronilia dos Santos Ablas, 79 anos. Juntas elas bordam e fazem os deveres de casa. Outra especialidade de Carla é cozinhar. Os temperos e pratos que ela faz são de dar água na boca na família, principalmente do pai e das irmãs mais velhas.

A artesã mora com os pais, e sempre está em meio a linhas, barbantes e revistas. Para ela, o melhor momento do dia é quando está envolvida com o trabalho, seja criando novos produtos ou na barraquinha das feiras de artesanato. A criatividade e o carinho com que confecciona as peças são as chaves do sucesso de vendas.  

Ela borda em casa, mas, como a agulha está sempre na bolsa, qualquer tempinho ocioso que tenha, consegue aproveitar e adiantar alguns pontos. Já nas barraquinhas é o momento de interagir com o público, mostrar os trabalhos, conversar com os amigos e, claro, aceitar as encomendas.

A mãe de Carla sempre a incentivou a lidar com o público. Quando era adolescente vendia doces, gelinho, cachorro quente e outras delícias no portão de casa. Com isso ficou superconhecida no bairro e fez grandes amigos. O contato com as pessoas e a dedicação ao trabalho são essenciais para que a artesã mantenha a mente ocupada e esteja sempre rodeada de amigos e pessoas queridas. Dessa forma, é possível ver sempre o sorriso estampado no rosto. Diariamente.

Fonte: Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário