O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

5 de março de 2015

Encontro do Comitê Gestor Cidade de Paz Pós-balsa - Riacho Grande - São Bernardo do Campo (04/03/2015)




A Prefeitura de São Bernardo do Campo implantou o Cidade de Paz em várias regiões do município.

Trata-se de um programa de prevenção do crime e da violência, que se desenvolve de maneira territorializada, intersecretarial, integrada e participativa e que tem, ainda, por objetivos: garantir maior acesso aos direitos civis, sociais, culturais e econômicos; fortalecer o exercício ativo da cidadania e ampliar capital social; fortalecer as redes locais e de solidariedade; fomentar a cultura de paz; aumentar o fluxo de informação sobre serviços e ações; diminuir fatores de risco violência, fortalecer fatores protetivos e aumentar a sensação de segurança da comunidade.


O Comitê Gestor do Cidade de Paz articula 14 secretarias municipais, que se reunem pelo menos uma vez por mês, garantindo a integração entre os vários projetos, desenhando estratégias adequadas para se alcançar os objetivos e o encaminhamento de demandas e questões surgidas durante sua execução. O envolvimento da comunidade local contribui para que se somem aos projetos outras ações locais na perspectiva da governança cooperativa, objetivando maior sustentabilidade do Programa.


No dia 04 de março de 2015, o Comitê realizou a primeira reunião do Cidade de Paz – Pós-balsa – Riacho Grande no Território, na sede da Aldeias SOS, com a participação de membros das várias secretarias municipais envolvidas no projeto.

O encontro foi bastante prazeroso e produtivo. Coletivamente tecendo relações, pensando o Território, entrelaçando políticas públicas e construindo o Cidade de Paz em São Bernardo do Campo!

Fonte: PMSBC, Fotos: Regina Zanke/SSU

Nenhum comentário:

Postar um comentário