O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

26 de novembro de 2015

Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo participa do Agita Saúde na UBS União (26/11/2015)

Além de atividades culturais, público terá acesso a dicas sobre prevenção de doenças, oportunidades de emprego e outros
A Unidade Básica de Saúde (UBS) União, na região do Alvarenga, recebe neste sábado (28), das 10h às 14h, o Agita Saúde. Com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida entre os moradores, serão realizadas atividades culturais, preventivas de doenças e até orientação jurídica e oferecimento de oportunidades de emprego. Todos os serviços são gratuitos.
O Programa Expresso Lazer, da Secretaria de Esportes e Lazer, estará no local e vai realizar atividades culturais para as crianças e adultos, como apresentações de artistas locais e de filmes, na sala da comunidade da UBS.
O público que comparecer poderá participar de rodas de conversa sobre saúde e realizar testes rápidos de HIV/Aids. Técnicos da Prefeitura vão orientar e conscientizar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, de dengue e febre maculosa. O grupo de dança do programa de De Bem com a Vida, iniciativa da Secretaria de Saúde que promove atividades físicas e de lazer em toda a cidade, vai se apresentar.
Quem estiver procurando uma nova colocação no mercado de trabalho poderá aproveitar as oportunidades oferecidas pela Central de Trabalho e Renda (CTR), a agência pública de empregos da Prefeitura. No mesmo dia, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estará no local cadastrando os interessados em participar de cursos, como de cabeleireiro e marceneiro.
Outros serviços disponíveis ao público serão de orientação jurídica, com representantes da Faculdade de Direito de São Bernardo, e social, realizada pelos técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Prefeitura.
“Agita Saúde é uma iniciativa que promove a saúde e a qualidade de vida entre as pessoas”, destacou a diretora do Departamento de Atenção Básica, Isabel Fuentes. Segundo ele, esta será a segunda edição da atividade. A próxima está agendada para o dia 12 de dezembro, na Praça Giovanni Breda, no Bairro Assunção. “Fizemos o primeiro evento na UBS Orquídeas. Agora vamos realizar esse no Alvarenga e já temos um terceiro agendado. A ideia é que cada território tenha um evento. Contamos com o engajamento da população e dos trabalhadores das unidades”, disse.
A estimativa do coordenador da UBS União, Felipe Ugeda, é que cerca de 500 pessoas compareçam. “Notamos que a demanda da unidade vem aumentando em virtude daqueles que perderam seu plano de saúde. Por conta disso, acredito que um dos serviços mais procurados será o CTR”, estimou.
O Agita Saúde é feito por meio da ação conjunta de diversas secretarias da Prefeitura: Saúde; Esportes e Lazer; de Desenvolvimento Social e Cidadania; e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A Faculdade de Direito de São Bernardo também participa do projeto.
Serviço - A UBS União fica na Avenida dos Industriários, 17, Alvarenga.
Fonte: PMSBC (26/11/2015)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/busca?p_p_id=3&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_3_struts_action=%2Fsearch%2Fsearch&_3_cur=1&_3_format=&_3_keywords=ctr&_3_groupId=0&_3_entryClassName=&_3_modifiedselection=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário