O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

29 de novembro de 2015

No Rudge, comerciantes recebem selo ‘Comércio Amigo da Coleta Seletiva’ (29/11/2015)

Ação tem como objetivo ampliar a captação de material reciclável por meio da conscientização dos empresários
Lançado na última quinta-feira (19) pelo secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, o programa Comércio Amigo da Coleta Seletiva tem como meta incentivar os empresários a aderirem ao programa de reciclagem e ampliar na cidade a captação do material separado para ser reaproveitado. A ação é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a SBC Valorização de Resíduos, empresa responsável pela limpeza urbana.
Maria Antonia Henriques, proprietária de uma bomboniere no Rudge Ramos, bairro onde o programa foi inicialmente implementado, conta que a iniciativa é muito boa e que deve afetar positivamente toda a região. “Eu já tinha o hábito de separar o material que pode ser reciclado. Achei importante a presença dos profissionais informando sobre como se dá esse programa. Aqui, no geral, o que separamos mais é papel, papelão e potes plásticos”, informa.
Como parte do programa, 36 comerciantes do Mercado Municipal receberam, na quinta-feira (19), certificados e selos que atestam sua participação e empenho no programa de coleta seletiva. A ideia é que esses comerciantes sirvam de exemplo para outros negócios e mesmo para a população do entorno.
Outra comerciante que aprovou o programa é Sônia Centurion, proprietária de uma papelaria. A empresária, há 35 anos instalada no Mercado Municipal, explica que a coleta dos resíduos, que agora é feita diariamente pela Prefeitura, melhorou a vida de todos os empresários. “Temos à nossa disposição caçambas e organizamos o espaço para receber material reciclável e lixo comum. Com a coleta diária a organização dos espaços ficou melhor. Sabemos que o material vai ter o encaminhamento adequado.”
Ainda na primeira fase do programa Comércio Amigo da Coleta Seletiva foi realizada campanha com o objetivo de conscientizar os donos de estabelecimentos comerciais sobre a importância de reciclar. A ação foi feita por agentes da SBC Valorização de Resíduos, que visitaram 431 pontos de comércio instalados no bairro e distribuíram panfletos informativos.
O resultado da iniciativa apareceu já na primeira quinzena de novembro, quando foram coletados mais de 5,7 mil quilos de material reciclável na região. A expectativa, porém, é que no Rudge Ramos seja possível ampliar a média de coleta de material reciclado de 6,5% para 9% a 9,5%. Com a nova logística, agora diária, todo o material passou a ser coletado por motocicleta ou microcoletor. Todo esse volume é, então, encaminhado para o Ecoponto da Vila Vivaldi e, de lá, para a Cooperativa de Reciclagem.
Na cidade – A coleta seletiva porta a porta em São Bernardo, implementada pela Prefeitura em 2013, completou dois anos em junho. Nesse período, 5,3 mil toneladas de materiais foram encaminhadas para reciclagem. Por mês, são recolhidas cerca de 900 toneladas de materiais – entre papel, plástico, vidro, metal e madeira –, ou 4,2% de tudo que é descartado pela população. O objetivo da Administração é chegar a 10% até o fim de 2016. O serviço está presente em todos os bairros do município.
Podem ser separados para a coleta seletiva porta a porta papéis, papelões, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, incluindo longa vida, garrafas, copos, potes, sacolas, garrafas PET, latinhas de alumínio, latas e outros metais e vidros – estes últimos devem estar separados e embalados de forma segura.
Há ainda produtos que podem ser reciclados, mas muitas vezes não têm esta destinação, como embalagens de óleo, caixas de pizza, recipientes de margarina, potes de maionese, embalagens de extrato de tomate, de iogurte, de requeijão, entre outros. Devem ser colocados no lixo comum os restos de comida, cascas de frutas e de legumes, fotografias, fitas crepe, etiquetas adesivas, sujeira das vassouras, de cinzeiros, de animais e chicletes.

Fonte: PMSBC (29/11/2015)

http://www.saobernardo.sp.gov.br/home/-/asset_publisher/YVwaH6UqAMbt/content/no-rudge-ramos-comerciantes-recebem-selo-comercio-amigo-da-coleta-seletiva-/maximized?_101_INSTANCE_YVwaH6UqAMbt_redirect=%2Fhome

Nenhum comentário:

Postar um comentário