O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

11 de fevereiro de 2011

Feira Noturna de São Bernardo atrai cerca de 3,5 mil pessoas nas noites de quarta


















Artesanato produzido pelos artesãos do Grupo Fênix CAPS São Bernardo a partir de reciclagem de molduras de quadros















Fonte: Reportagem (PMSBC), foto (Arquivo pessoal)

Implantada há dois meses, a primeira feira livre noturna de São Bernardo do Campo, realizada às quartas-feiras, tem atraído em média 3,5 mil pessoas por noite. O público surpreendeu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e a Secretaria de Serviços Urbanos, que coordenam em conjunto o projeto piloto.

Com total aprovação da população, a atividade acontece das 19h às 23h, na Avenida São Paulo, Parque São Diogo, ao lado do Ginásio Poliesportivo, onde já é executada a feira livre de sábado no período da manhã.

Atualmente, reúne 34 barracas de frutas, legumes, verduras, pescados, aves abatidas, frios e condimentos, entre outras opções, instaladas em 120 metros lineares de extensão da avenida em ambos os lados.

Além da diversidade e qualidade dos produtos, a feira tem atraído os visitantes devido a outros fatores, entre os quais a participação de expositores de artesanato, bijuterias e roupas customizadas. Um desses participantes é o grupo Fênix, constituído por pacientes e funcionários do Caps Álcool e Drogas, que apresenta diversos itens em artesanato.

"Também promovemos atrações culturais em quartas alternadas com artistas locais como forma de incentivar as manifestações artísticas populares na cidade", enfatiza o diretor de Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Hoje, além de tapioca, água de côco, o tradicional pastel e cachorro-quente, a feira oferece ainda milho verde e doces variados.

No endereço é possível até encontrar aquele animal de estimação há muito tempo esperado. A cada 15 dias, é realizada a Feira de Adoção de Animais do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde do município. Os animais disponíveis para adoção são vacinados, dóceis e castrados.

Por conta do grande fluxo de consumidores na feira noturna, na próxima semana a segurança ganhará reforço por meio de uma viatura da 2ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar. A atividade supre a demanda de bairros como Centro, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Anchieta, Mussolini e demais localidades.

Após o término do período de 90 dias para experimentação, conforme exigência do Código de Posturas do município para qualquer feira livre que se inicie, a Feira Noturna será oficializada. A proposta da Administração é que esse comércio no período noturno seja levado a outros bairros da cidade, desde que haja condições adequadas para receber esse tipo de atividade.

As expectativas são boas, segundo os comerciantes, que aprovaram a iniciativa da cidade. Para o feirante Reinado Bastos, a grande vantagem é poder atender aquelas pessoas que não têm tempo de ir à feira durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário