O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

17 de fevereiro de 2011

Turma Cidadã terá até abril curso de capacitação sobre mundo do trabalho

Aula da educadora do DIEESE Ana Yara Paulino
















Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), por meio do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Prefeitura de São Bernardo do Campo, irá promover curso de capacitação para o mundo do trabalho aos jovens atendidos pelo programa de formação profissional Turma Cidadã. A proposta é capacitá-los por meio de três módulos: Trabalho, Empreendedorismo e Economia Solidária.

As palestras terão duração de duas a quatro horas, nos períodos manhã e tarde, e serão ministradas até abril. A primeira foi nesta quinta-feira (17/2), e o tema abordado foi O que é o trabalho – o que é o emprego, sob a coordenação de palestrantes do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que falaram sobre as mudanças do mercado de trabalho nas décadas de 70, 80, 90 e a atual. As aulas acontecem na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedesc), localizada na Avenida Redenção, 221, Centro.

Já as próximas turmas, agendadas para o dia 24 de fevereiro (quinta-feira), terão aulas das 8h às 9h50, das 13h às 14h50, das 10h às 12h e das 15h às 17h. O tema será Pesquisa de Mercado e Legislação da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). As palestras serão proferidas por Sérgio Mendonça, do Dieese, e Cristiano Silva, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O curso de capacitação conta com a parceria de professores, sociólogos, psicólogos e técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), Banco do Povo, Faculdade de Direito de São Bernardo e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).

O Turma Cidadã é oferecido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança Urbana e conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A iniciativa tem como finalidade atender jovens em idade de prestar o Tiro de Guerra, que foram dispensados ou não, e entre os inscritos são selecionados os jovens de baixa renda que podem optar entre o curso de Mecânica de Autos ou de Manutenção de Micros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário