O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

19 de fevereiro de 2011

Central de Trabalho de S. Bernardo tem 2,6 mil vagas










Fonte: Foto (SMABC - Rossana Lara), reportagem (Jornal ABCD Maior)

Há 606 oportunidades que necessitam de preenchimento imediato e 70 vagas para portadores de necessidades especiais

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo oferece 2.623 vagas de emprego para o ABCD, sendo 606 urgentes e 70 destinadas a portadores de necessidades especiais. Entre as vagas disponíveis, há 500 para operador de telemarketing, 231 operador de cobrança, entre outras.

A Central de Trabalho e Renda está localizada na rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, São Bernardo do Campo. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda à quinta-feira, e às sextas das 8h às 15h.  

17 de fevereiro de 2011

Turma Cidadã terá até abril curso de capacitação sobre mundo do trabalho

Aula da educadora do DIEESE Ana Yara Paulino
















Fonte: Foto (Arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), por meio do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da Prefeitura de São Bernardo do Campo, irá promover curso de capacitação para o mundo do trabalho aos jovens atendidos pelo programa de formação profissional Turma Cidadã. A proposta é capacitá-los por meio de três módulos: Trabalho, Empreendedorismo e Economia Solidária.

As palestras terão duração de duas a quatro horas, nos períodos manhã e tarde, e serão ministradas até abril. A primeira foi nesta quinta-feira (17/2), e o tema abordado foi O que é o trabalho – o que é o emprego, sob a coordenação de palestrantes do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que falaram sobre as mudanças do mercado de trabalho nas décadas de 70, 80, 90 e a atual. As aulas acontecem na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedesc), localizada na Avenida Redenção, 221, Centro.

Já as próximas turmas, agendadas para o dia 24 de fevereiro (quinta-feira), terão aulas das 8h às 9h50, das 13h às 14h50, das 10h às 12h e das 15h às 17h. O tema será Pesquisa de Mercado e Legislação da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). As palestras serão proferidas por Sérgio Mendonça, do Dieese, e Cristiano Silva, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O curso de capacitação conta com a parceria de professores, sociólogos, psicólogos e técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), Banco do Povo, Faculdade de Direito de São Bernardo e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).

O Turma Cidadã é oferecido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança Urbana e conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A iniciativa tem como finalidade atender jovens em idade de prestar o Tiro de Guerra, que foram dispensados ou não, e entre os inscritos são selecionados os jovens de baixa renda que podem optar entre o curso de Mecânica de Autos ou de Manutenção de Micros.

11 de fevereiro de 2011

Central de Trabalho e Renda oferece 2,1 mil vagas, sendo 76 com início imediato

















Fonte: PMSBC

A Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo oferece 2.130 vagas para o Grande ABC, sendo 76 urgentes e três destinadas a deficientes físicos. Entre as vagas disponíveis, figuram 131 para operador de cobrança, 113 para porteiro de edifício, 109 para atendente de lanchonete e 60 para frentista, todas exigindo ensino médio completo, além de 42 para auxiliar de limpeza com ensino fundamental.

Já as vagas urgentes se destinam a controladores de acesso (masculino e feminino), com ensino fundamental completo; eletricistas para atuar em Santo André (é necessário curso NR10), porteiros para São Bernardo com ensino fundamental completo; vigias para São Bernardo com curso de vigilante; repositores para Santo André com 2º grau completo; vendedores para Santo André, São Bernardo e São Caetano com seis meses de experiência em carteira; supervisor de vendas com disponibilidade para viajar; motorista de ônibus para Santo André; atendente do sexo feminino para período noturno e auxiliar de limpeza.
Entre as vagas exclusivas para portadores de deficiência constam amarrador e manobrista para atuar em São Bernardo e auxiliar de produção para trabalhar em Diadema.

A Central de Trabalho e Renda está localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, São Bernardo do Campo. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda à quinta-feira, e às sextas das 8h às 15h, com limite de 300 senhas.

Feira Noturna de São Bernardo atrai cerca de 3,5 mil pessoas nas noites de quarta


















Artesanato produzido pelos artesãos do Grupo Fênix CAPS São Bernardo a partir de reciclagem de molduras de quadros















Fonte: Reportagem (PMSBC), foto (Arquivo pessoal)

Implantada há dois meses, a primeira feira livre noturna de São Bernardo do Campo, realizada às quartas-feiras, tem atraído em média 3,5 mil pessoas por noite. O público surpreendeu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e a Secretaria de Serviços Urbanos, que coordenam em conjunto o projeto piloto.

Com total aprovação da população, a atividade acontece das 19h às 23h, na Avenida São Paulo, Parque São Diogo, ao lado do Ginásio Poliesportivo, onde já é executada a feira livre de sábado no período da manhã.

Atualmente, reúne 34 barracas de frutas, legumes, verduras, pescados, aves abatidas, frios e condimentos, entre outras opções, instaladas em 120 metros lineares de extensão da avenida em ambos os lados.

Além da diversidade e qualidade dos produtos, a feira tem atraído os visitantes devido a outros fatores, entre os quais a participação de expositores de artesanato, bijuterias e roupas customizadas. Um desses participantes é o grupo Fênix, constituído por pacientes e funcionários do Caps Álcool e Drogas, que apresenta diversos itens em artesanato.

"Também promovemos atrações culturais em quartas alternadas com artistas locais como forma de incentivar as manifestações artísticas populares na cidade", enfatiza o diretor de Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Hoje, além de tapioca, água de côco, o tradicional pastel e cachorro-quente, a feira oferece ainda milho verde e doces variados.

No endereço é possível até encontrar aquele animal de estimação há muito tempo esperado. A cada 15 dias, é realizada a Feira de Adoção de Animais do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde do município. Os animais disponíveis para adoção são vacinados, dóceis e castrados.

Por conta do grande fluxo de consumidores na feira noturna, na próxima semana a segurança ganhará reforço por meio de uma viatura da 2ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar. A atividade supre a demanda de bairros como Centro, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Anchieta, Mussolini e demais localidades.

Após o término do período de 90 dias para experimentação, conforme exigência do Código de Posturas do município para qualquer feira livre que se inicie, a Feira Noturna será oficializada. A proposta da Administração é que esse comércio no período noturno seja levado a outros bairros da cidade, desde que haja condições adequadas para receber esse tipo de atividade.

As expectativas são boas, segundo os comerciantes, que aprovaram a iniciativa da cidade. Para o feirante Reinado Bastos, a grande vantagem é poder atender aquelas pessoas que não têm tempo de ir à feira durante o dia.

10 de fevereiro de 2011

Central de Trabalho de São Bernardo tem 2,1 mil vagas de emprego














Fonte: Jornal ABCD Maior

Há 76 oportunidades que necessitam de preenchimento imediato e três vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo oferece 2.130 vagas para o ABCD, sendo 76 urgentes e três destinadas a deficientes físicos. Entre as vagas disponíveis, figuram 131 para operador de cobrança, 113 para porteiro de edifício, 109 para atendente de lanchonete e 60 para frentista, todas exigindo ensino médio completo, além de 42 para auxiliar de limpeza com ensino fundamental.

Já as vagas urgentes se destinam a controladores de acesso (masculino e feminino), com ensino fundamental completo; eletricistas para atuar em Santo André (é necessário curso NR10), porteiros para São Bernardo com ensino fundamental completo; vigias para São Bernardo com curso de vigilante; repositores para Santo André com 2º grau completo; vendedores para Santo André, São Bernardo e São Caetano com seis meses de experiência em carteira; supervisor de vendas com disponibilidade para viajar; motorista de ônibus para Santo André; atendente do sexo feminino para período noturno e auxiliar de limpeza.

Entre as vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais constam amarrador e manobrista para atuar em São Bernardo e auxiliar de produção para trabalhar em Diadema.

A Central de Trabalho e Renda está localizada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, São Bernardo do Campo. O horário de atendimento é das 8h às 17h de segunda à quinta-feira, e às sextas das 8h às 15h, com limite de 300 senhas.

8 de fevereiro de 2011

Em parceria com a Prefeitura, Banco do Povo de São Bernardo ajuda a atrair novos negócios

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo vem fortalecendo sua atuação junto ao Banco do Povo Paulista para atrair mais negócios ao município. Prova disso é que, em 2010, por meio da unidade de São Bernardo, foram firmados 214 contratos, resultando no empréstimo de R$ 768 mil.

Comparado a 2009, esta unidade cresceu 17% em relação ao número de contratos firmados e 24% em relação ao volume de recursos emprestados. A expectativa é de crescimento de 50% em 2011. Já o valor médio por contrato é de R$ 3,5 mil.

A entidade tem o objetivo de promover geração de emprego e renda por meio da concessão de microcrédito para pequenos negócios formais ou não, cooperativas e associações de produção ou trabalho. O limite do primeiro crédito para pessoa física é de R$ 3 mil, com financiamento de 12 meses.

De acordo com o agente Ricardo José Martins, por meio de parceria entre a Administração e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), o Banco do Povo ministrou várias palestras direcionadas aos clientes da unidade com a finalidade de capacitar e orientá-los sobre gestão de negócios, inadimplência, abertura de empresas e o programa Micro Empreendedor Individual (MEI).

"Por meio dessa parceria, foi possível levar o programa aos pescadores locais com permissão para pesca, que tiveram acesso ao microcrédito para financiamento dos motores dos seus barcos, realizar palestras para frequentadores de cursos profissionalizantes e liberar crédito para feirantes da Feira Orgânica do Paço Municipal adquirirem novas barracas", comenta a assistente de diretoria do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda.

Em São Bernardo, o segmento informal representa quase 67% da liberação de crédito, percentual que vem caindo ano a ano, pois o microempreendedor que estava na informalidade agora passa a se formalizar por meio do MEI.

A liberação de recursos foi em maior parte para capital de giro (49%), fixo (40%) e misto (11%). As mulheres representaram 57,5% da liberação de crédito. Para o comércio, foram destinados 41% dos recursos liberados; para a produção 16%, e 43% foram para o setor de serviços. As mulheres foram a maioria, com predominância entre 40 e 50 anos.

O dinheiro emprestado deve ser usado para capital de giro (compra de mercadorias e matérias primas industrializáveis, conserto de máquinas, equipamentos e veículos ou como investimento fixo (compra de máquinas, equipamentos, veículos e/ ou ferramentas).

Os juros são de 0,7% ao mês para todas as linhas de crédito. Quem acabou de sair de um emprego e pretende abrir o primeiro negócio, pode emprestar até R$ 1 mil. Neste caso, o banco exige uma contrapartida, que é o Plano de Negócios.

Antes de conseguir o crédito, é preciso passar por um curso de capacitação em empreendedorismo, que pode ser obtido pelo Sebrae, e tem carga horária de 16 horas. Depois de conseguir o certificado em Gestão de Negócios e fazer o Plano, o candidato pode conseguir o crédito.

Para quem tem empresa registrada, o crédito pode chegar a R$ 7,5 mil, com prazo de financiamento de 18 meses para capital de giro e 24 meses para investimento fixo.

O comerciante Carlos Alberto Fernandes, proprietário de uma lanchonete na região central de São Bernardo, foi um desses clientes. Ele recorreu ao estabelecimento e obteve crédito de R$ 5 mil, que utilizou na compra de mova mobília e mudança de layout do empreendimento. "Apesar de conhecer o serviço, nunca havia pegado crédito no Banco do Povo e gostei muito da facilidade e das condições de pagamento, pois eles oferecem os melhores juros do mercado", disse.

Em São Bernardo, o Banco do Povo Paulista funciona na Rua Nicolau Filizola, 100, Centro (dentro do Poupatempo), próximo ao Terminal Rodoviário. O telefone é 2833-8238.

Fonte: PMSBC

3 de fevereiro de 2011

CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo tem 2.198 vagas de emprego












Fonte: Jornal ABCD Maior

Também há centenas de oportunidades de trabalho para outras cidades do ABCD; confira a relação completa de vagas

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo oferece 2.198 vagas de emprego. Do total, há 648 postos para serem preenchidos com urgência e pelo menos 795 oportunidades são para empresas localizadas em São Caetano, Santo André e Diadema.

O maior volume de postos de trabalho disponíveis são para operador de telemarketing – com pelo menos 350 vagas, sendo que 250 delas serão preenchidas com urgência –, atendente de lanchonete – com mais de 300 vagas, sendo que 100 para também serem preenchidas com urgências –, porteiro (mais de 120 vagas) e vendedor porta-a-porta (108 vagas).

Os interessados devem levar carteira de trabalho, RG e CPF à Central, que fica na rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro. O funcionamento da Central acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 15h, sempre com limite de senhas.

Central de Trabalho e Renda tem novo horário de atendimento às sextas-feiras


















Fonte: PMSBC

A Central de Trabalho de Renda (CTR) de São Bernardo do Campo estará atendendo em novo horário a partir desta sexta-feira (28/1). Neste dia, o funcionamento da Central passa a ser das 8h às 15h; nos demais, de segunda a quinta-feira, continua das 8h às 17h, sempre com limite de senhas.

A resolução foi publicada na edição nº 1.600 do jornal Notícias do Município, publicação oficial da Prefeitura. Antes, o horário de atendimento era das 8h às 17h, de segunda a sexta.

De acordo com a gerente da Central, a alteração no atendimento realizado às sextas-feiras se faz necessária a fim de que a equipe de funcionários passe por avaliações internas em relação aos procedimentos e ao andamento dos trabalhos com a proposta de garantir um atendimento cada vez melhor à população.

"São distribuídas 350 senhas por dia, e na sexta-feira, por conta da alteração no horário, passaremos a entregar 250 senhas. Hoje, temos 1.216 vagas de emprego disponíveis na Central nas mais diversas áreas", comenta. As vagas podem ser acessadas no site da Prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br e também são publicadas às sextas-feiras no jornal Notícias do Município.

O endereço da Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo é Rua Marechal Deodoro, n° 2.316, Centro. O telefone é 4335-3411.