O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

30 de novembro de 2011

1ª Feira do Emprego deve reunir até 8 mil em São Bernardo

Evento na Central de Trabalho e Renda será realizado no próximo sábado

São Bernardo promoverá uma mega ação em nome do emprego e da cidadania. No próximo sábado (03/12), a Prefeitura realizará a 1ª Feira de Emprego do município, em parceria com o Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo).

Sediada na CTR (Central de Trabalho e Renda), à Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, a atividade pretende atrair até 8 mil pessoas. A feira, que tem a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo à frente, tem como principal finalidade divulgar e fortalecer as ações da Administração na geração de trabalho, emprego e renda.

Conforme a gerente da CTR, Cristiane Silva, a ação visa identificar o perfil da mão-de-obra da cidade, capacitando-a para atender as demandas dos setores industriais, comerciais e de serviços localizados na Região. “Por meio dos nossos parceiros, iremos disponibilizar cursos, vagas no mercado profissional, orientação para entrevistas, emissão de carteiras de trabalho e elaboração de currículos, bem como outras atividades”, destaca.

Foram convidadas mais de 20 agências de emprego e entidades como Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), CAMP (Centro de Formação e Integração Social), Centro de Formação Profissional Padre Leo Comissari e Alpha Enfermagens, que ofertarão seus serviços e, especialmente, oportunidades de trabalho à comunidade por meio das empresas de recursos humanos vinculadas ao Sindeprestem.

Na ocasião, haverá ainda várias palestras sobre empregabilidade. Já a Alpha Enfermagens fará aferição da pressão arterial dos visitantes. Quem passar pela Central de Trabalho e Renda no próximo sábado também terá oportunidade de receber orientação sobre higiene, cuidados com os dentes e prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal. A ação contará ainda com corte de cabelo gratuito disponibilizado pela Divisão de Educação Profissionalizante da Secretaria de Educação.

Um mutirão de aproximadamente 120 pessoas participará da 1ª Feira do Emprego, entre funcionários da CTR, agentes recrutadores, psicólogos, selecionadores e grupo de apoio. Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que levará ao espaço serviços como a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo (regional de São Bernardo), a Secretaria de Educação (Divisão de Educação Profissionalizante e de Jovens e Adultos) e a Secretaria de Saúde irão divulgar e oferecer seus serviços.

É importante que neste dia os visitantes levem seus currículos profissionais e documentos como RG, CPF, PIS e carteira de trabalho para facilitar e agilizar os atendimentos.

O SINDEPRESTEM já efetuou atividade similar em Suzano, Americana, Botucatu e Sorocaba com grande sucesso, totalizando mais de 19 mil candidatos em busca de emprego.

Serviço - Atualmente com 826 vagas disponíveis, sendo 78 delas destinadas a pessoas com deficiência, a Central de Trabalho e Renda fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). O telefone é 4128-1230.
 
Fonte: Imagem (PMSBC), reportagem (Jornal ABCD Maior)
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=36344

São Bernardo deve atrair 8 mil pessoas na 1ª Feira do Emprego

São Bernardo do Campo promove mega-ação para a criação de empregos. A Prefeitura realiza, no próximo sábado (3/12), a 1ª Feira de Emprego da cidade, na sede da Central de Trabalho e Renda (CTR), no Centro.

A feira, que pretende atrair 8 mil pessoas e tem como principal finalidade divulgar e fortalecer as ações da Administração na criação de trabalho e renda, é uma parceria com o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem).

Quem passar pela CTR poderá participar de palestras, capacitação, cursos, concorrer a vagas de trabalho, receber orientação para entrevistas, elaborar currículo, medir a pressão arterial, receber orientação sobre higiene, cuidados com os dentes, prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal e cortar o cabelo gratuitamente.

Foram convidadas mais de 20 agências de emprego e entidades para participar do evento, como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Centro de Formação e Integração Social (CAMP), Centro de Formação Profissional Padre Leo Comissari e Alpha Enfermagens, que ofertarão seus serviços e oportunidades de trabalho à comunidade por meio das empresas de recursos humanos vinculadas ao Sindeprestem.

É importante que, neste dia, os visitantes levem seus currículos profissionais e documentos como RG, CPF, PIS e Carteira de Trabalho para facilitar o atendimento.

Segundo gerente da CTR, a ação visa identificar o perfil da mão de obra da cidade, capacitando-a para atender as demandas dos setores industriais, comerciais e de serviços localizados na região do ABC.

Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que levará ao espaço serviços como a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo (regional de São Bernardo), a Secretaria de Educação (Divisão de Educação Profissionalizante e de Jovens e Adultos) e a Secretaria de Saúde irão oferecer seus serviços.

O Sindeprestem já efetuou atividade similar em Suzano, Americana, Botucatu e Sorocaba com grande sucesso, totalizando mais de 19 mil candidatos em busca de emprego.

Serviço - A Central de Trabalho e Renda atualmente conta com 826 vagas disponíveis, das quais 78 são destinadas a pessoas com deficiência. A CTR fica na Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, das 8h às 15h (limite de 300 senhas). Mais informações pelo telefone 4128-1230.

Fonte: PMSBC
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=8652&qt1=0

ABCD terá sete delegados na Conferência Nacional do Trabalho Decente

Evento ocorrerá em maio de 2012 em Brasília

O ABCD terá sete representantes do poder público na 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que ocorrerá em maio de 2012 em Brasília. Os delegados foram eleitos na última sexta-feira (25/11) durante a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, no Memorial da América Latina, Capital.

Os representantes são divididos entre o poder público, empresas e representantes dos trabalhadores. A divisão dos 70 delegados respeitou o tripartismo, em que foram direcionados 21 para cada segmento e sete vagas para a sociedade civil.

Dos 21 delegados do setor governamental do Estado de São Paulo serão sete do ABCD, sendo cinco titulares e dois suplentes.

O objetivo das conferências é promover um amplo debate na perspectiva da construção e promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente.

Nilson Tadashi Oda, é um dos representantes da Região e afirmou que o ABCD tem muito a contribuir na discussão do tema. “Percebemos durante a conferência estadual que o ABCD tem alguns avanços nesse tema em relação a algumas regiões do Estado. Pudemos transmitir alguns exemplos bons como o diálogo tripartite que já ocorre na região através do Consórcio Intermunicipal. Vamos com um número significativo para a conferência nacional, e acredito que será uma ótima oportunidade de troca de experiência para que os municípios no geral melhorem as relações e condições de trabalho”.

Confira os nomes dos delegados da Região:

Titulares:

-Cátia Cristina dos Santos Costa – Mauá
-Jerônimo de Almeida Neto – Diadema
-José Irapuam da Silva Cabral – Rio Grande da Serra
-Nancy Yasuda – São Bernardo
-Nilson Tadashi Oda – São Bernardo

Suplentes:

-Luis Paulo Bresciani – Consórcio Intermunicipal Grande ABC

-Maria Mendes da Silva – Diadema

Trabalhadores - Os representantes dos trabalhadores da região são dos sindicatos filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da Força Sindical.

Da CUT estadual foram eleitos quatro delegados, sendo um da CNM (Confederação Nacional Metalúrgica) Mauro Soares, que representará a classe trabalhadora do ABCD.

Os delegados pela CUT são:

-Mauro Soares ( CNM- CUT)
-Rogerio Giannini- secretario de relações do trabalho CUT- SP
-Maria Regina- Sindicato das Domésticas de Campinas
-Aparecido Bispo- secretário de Meio Ambiente- Sindicato dos Trabalhadores Rurais

A Força Sindical e representantes do setor empresarial não responderam a solicitação do Jornal ABCD MAIOR até a publicação desta matéria.

Fonte: Jornal ABCD Maior

ABCD oferece mais de 2,3 mil vagas de emprego

Para pessoas comdeficiência há 86 oportunidades

Os painéis de vagas da Região oferecem 2,3 mil vagas de emprego a partir do dia 28 de novembro. A maioria não exige experiência e é destinada a homens e mulheres entre 18 e 50 anos. Um total de 86 vagas são urgentes e para pessoas com deficiência em São Bernardo e Ribeirão Pires.

São Bernardo

A CTR (Central de Trabalho e Renda), em São Bernardo, oferece cerca de 700 vagas de emprego para a partir do dia 21de novembro. A maioria não exige experiência e 78 vagas são para pessoas com deficiência.

Os destaques para o quadro geral de vagas são para operador de telemarketing receptivo com 110 vagas, operador de cobrança (70), operador de caixa (62), analistas de cobrança (50), entre outros.

Para pessoas com deficiência são 78 vagas, os destaques são para áreas operacionais, administrativas, produção e manobrista.

A Central de São Bernardo fica na Rua Marechal, 2.316, Centro. Os candidatos devem comparecer ao local com documentos pessoais, das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas.

Ribeirão Pires

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ribeirão Pires oferta, a partir de segunda-feira (28/11) 512 vagas de emprego para diversas áreas. As maiores demandas são para operador de supermercado, que oferece 201 oportunidades, operador de telemarketing ativo (100), operador de telemarketing receptivo (75 ), supervisor de telemarketing (50), repositor de mercadorias (46), oficial de serviços gerais(12) .

Vaga para portador de necessidades especiais são 4 para auxiliar de linha de produção, 2 para auxiliar administrativo e 2 cobrador externo.

Os interessados nas vagas disponíveis no PAT em Ribeirão Pires devem se cadastrar no atendimento, localizado à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira Todas as oportunidades estão disponíveis no site da Prefeitura: www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego

Mauá

O CPTR (Centro Público Trabalho e Renda) de Mauá possui mais de 773 oportunidades a partir da próxima segunda-feira (28/11). A maior parte para áreas de operador de telemarketing ativo com 95 vagas, operador de telemarketing receptivo(75), atendente de lanchonete (50), supervisor de telemarketing (50), operador de telemarketing híbrido (40), porteiro de edifícios (25), ajudante de eletricistas (24), eletricistas (20), porteiro(20), entre outros.

O CPTR fica na Rua Manoel Pedro Junior, 45 - Vila Bocaina. Tel: (11) 4514-5863 / 4514-6236. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira

Diadema

O Centro Público de Emprego de Diadema está com 328 ofertas disponíveis. Os cargos com mais demandas são: porteiro com 54 vagas, atendente de lanchonete (52), auxiliar de limpeza (44), auxiliar de escritório (30), operador de supermercado (17 ), vigilante (16), auxiliar de pedreiro (10 ), repositor de mercadorias (10), entre outros.

O CPETR está localizado na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel - n° 101, Centro-Diadema. E funciona das 8h às 16:30h, de segunda a sexta-feira Os candidatos devem estar munidos dos documentos: Carteira de Trabalho, RG e CPF.

As consultas às vagas, ao cadastro de emprego e outros serviços podem ser realizados pessoalmente no CPETR ou através do site maisemprego.mte.gov.br

Fonte: Jornal ABCD Maior
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=36255

CTR de São Bernardo oferece cursos de qualificação com o Senai

São 81 vagas em cinco cursos de qualificação ou aperfeiçoamento nas áreas de tecnologia da informação e administração

A CTR (Central de Trabalho e Renda ) de São Bernardo está com inscrições abertas para 81 vagas em cinco cursos de qualificação profissional ou aperfeiçoamento nas áreas de tecnologia da informação e administração. A ação faz parte de uma parceria entre a Administração e o Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial) Almirante Tamandaré, e as vagas são limitadas.

Interessados devem comparecer pessoalmente na Central, das 9h às 17h. Os cursos são gratuitos e as áreas são as seguintes: assistente administrativo com informática básica, assistente de Departamento de Pessoal, Excel básico, Excel avançado e Word avançado.

As aulas serão ministradas na própria Central de Trabalho e Renda e a carga horária para os cursos de informática é de 40 horas e de 160 horas para os cursos administrativos. São cinco turmas divididas nos períodos manhã, tarde e noite. A Prefeitura entra com a estrutura e o espaço e o Senai com os professores, material didático e certificação. Recursos audiovisuais serão empregados no aprendizado.

Conforme a coordenadora operacional da CTR, Salete Salomão, a proposta é atingir principalmente jovens ou pessoas com pouca qualificação e que precisam ingressar com urgência no mercado de trabalho. O diretor do Senai José Heroino explica que a ideia da instituição é abrir novas turmas a partir de 2012 por meio da parceria com a Administração.

“O foco do programa é o público menos favorecido economicamente ou que necessita de uma conversão profissional a fim de mudar de área”, aponta. O Senai também mantém convênios com a Prefeitura na realização de cursos para os servidores e para a população por meio das secretarias de Educação e Segurança Urbana, entre outras.

Critérios – Para participar dos cursos na CTR, os candidatos precisam ter acima de 16 anos, ter ensino fundamental completo, residir no município e apresentar documentos como RG e CPF (originais e Xerox), além de comprovante de residência na cidade com o Código de Endereçamento Postal (CEP). Menores de idade devem comparecer acompanhados de um responsável.

A Central de Trabalho e Renda é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e está localizada na Rua Marechal Deodoro, 2316, Centro. Informações pelo telefone 4128-1230.
 
Fonte: Jornal ABCD Maior

Inscrições abertas na Central de Trabalho e Renda de São Bernardo para 81 vagas em cinco cursos de formação profissional

A Central de Trabalho e Renda (CTR) está com inscrições abertas, até quarta-feira (30/11), para 81 vagas em cinco cursos de qualificação profissional e aperfeiçoamento nas áreas de tecnologia da informação e administração.

A ação faz parte da parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial) Almirante Tamandaré. Os interessados devem comparecer pessoalmente à Central, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Os cursos são gratuitos e nas áreas de assistente administrativo com informática básica, assistente de Departamento de Pessoal, Excel básico, Excel avançado e Word avançado.

As aulas serão ministradas, a partir de 1º de dezembro, na própria Central de Trabalho e Renda. Serão 40 horas de carga horária para os cursos de informática e 160 horas para os de formação administrativa. Ao todo, serão cinco turmas divididas nos períodos manhã, tarde e noite. A formação também contará com a utilização de recursos audiovisuais para o aprendizado dos alunos. A Prefeitura fornecerá a estrutura e o espaço e o Senai os professores, material didático e certificação.

Segundo a coordenadora operacional da CTR, a proposta é atingir principalmente jovens ou pessoas com pouca qualificação e que precisam ingressar com urgência no mercado de trabalho. O diretor do Senai José Heroino explica que a ideia da instituição é abrir novas turmas a partir de 2012 por meio da parceria com a Administração.

"O foco do programa é o público menos favorecido economicamente ou que necessita de uma conversão profissional para mudar de área", afirma. O Senai mantém convênios com a Prefeitura na realização de cursos para os servidores e para a população por meio das secretarias de Educação e Segurança Urbana, entre outras.

Critérios – Para participar dos cursos da CTR, os candidatos precisam ter mais de 16 anos, ensino fundamental completo, morar no município e apresentar RG e CPF (originais e cópia) e comprovante de residência na cidade com o Código de Endereçamento Postal (CEP). Menores de idade devem comparecer acompanhados de um responsável.

A Central de Trabalho e Renda é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e está localizada na Rua Marechal Deodoro, 2316, Centro. Mais informações pelo telefone 4128-1230.

Fonte: PMSBC

Centros públicos oferecem mais de 5,5 mil vagas de emprego na região do ABC

Há 105 oportunidades para pessoas com deficiência

Os painéis de vagas dos centros públicos da Região oferecem 5,5 mil vagas de emprego esta semana. A maioria dos postos de trabalho não exige experiência e é destinada a homens e mulheres entre 18 e 50 anos. Cerca de 105 oportunidades são urgentes e para pessoas com deficiência em São Bernardo e Ribeirão Pires.

São Bernardo

A CTR (Central de Trabalho e Renda), em São Bernardo oferece 929 vagas de emprego. A maioria não exige experiência. Há 87 vagas para pessoas com deficiência.

Os destaques para o quadro geral de vagas são para panificadores (100 vagas), operador de telemarketing receptivo (90), operador de cobrança (70), operador de caixa (55), analistas de cobrança (50), entre outras.

Para pessoas com deficiência são 87 vagas, além de oportunidades para áreas operacionais, administrativas, produção e manobrista.

A Central de São Bernardo fica na Rua Marechal, 2.316, Centro. Os candidatos devem comparecer ao local com documentos pessoais, das 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas.

Santo André

O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André dispõe de 3.210 vagas. A maior parte é oferecida por empresas situadas no ABCD, mas também há oportunidades em municípios vizinhos. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são operador de telemarketing, atendente de lanchonete, auxiliar de limpeza, auxiliar de instalação e auxiliar de produção.

Em Santo André há dois endereços do CPETR: avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 4979-3699 / 4979-3699 e 4979-3615.

Ribeirão Pires

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Ribeirão Pires oferta 495 vagas de emprego para diversas áreas. As principais vagas são para operador de telemarketing ativo (150), supervisor de Telemarketing e atendimento (150), repositor (100), auxiliar de produção (21).

Os interessados nas vagas disponíveis no PAT em Ribeirão Pires devem se cadastrar no atendimento, localizado à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira Todas as oportunidades estão disponíveis no site da Prefeitura: www.ribeiraopires.sp.gov.br/emprego

Mauá

O CPTR (Centro Público Trabalho e Renda) de Mauá possui mais de 600 vagas. A maior parte para funções de operador de telemarketing ativo com 85 vagas, operador de telemarketing receptivo com (75) , supervisor de telemarketing (50), atendente de lanchonete (50), ajudante de eletricista (24) , entre outros.

O CPTR fica na Rua Manoel Pedro Junior, 45 - Vila Bocaina. Tel: (11) 4514-5863 / 4514-6236. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira

Diadema

O Centro Público de Emprego de Diadema está com 270 vagas disponíveis. Os cargos com mais demandas são: repositor de mercadorias com 10 postos, Frentista (11), auxiliar de limpeza (13), porteiro (15), atendente de lanchonete (38), promotor de vendas (50), operador de telemarketing ativo e receptivo com 60 vagas.

As vagas com dificuldades para serem preenchidas são para: operador de sala de máquinas, técnico agrícola, soldador, confeiteiro e engenheiro de produção. As causas dessas dificuldades são falta de qualificação, questões salariais e acesso difícil das empresas.

O CPETR está localizado na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel - n° 101, Centro-Diadema. E funciona das 8h às 16:30h, de segunda a sexta-feira Os candidatos devem estar munidos dos documentos: carteira de trabalho, RG e CPF.

As consultas às vagas, ao cadastro de emprego e outros serviços podem ser realizados pessoalmente no CPETR ou através do site maisemprego.mte.gov.br

Fonte: Jornal ABCD Maior
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=36096

Banco do Povo Móvel estará em São Bernardo

Mutirão do microcrédito será realizado em 17 municipios do Estado

O 5º Mutirão do Microcrédito do BPP ( Banco do Povo Paulista) será realizado nesta sexta-feira (11/11) em São Bernardo. A meta é realizar quatro mil empréstimos em todo o Estado até o final de novembro. O evento será realizado no Paço municipal, das 9h às 15h. Esta edição traz novidades.
O município é uma das 17 cidades paulistas a contar com o Banco do Povo Móvel. Essa edição traz três novidades: redução da taxa de juros de 0,7% para 0,5% ao mês, novo limite de crédito e a disposição de unidades móveis do Banco do Povo.

Em São Bernardo, o BPP é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura e funciona dentro do Poupatempo São Bernardo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro).

Fonte: Jornal ABCD Maior
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=35816

Mercado Municipal do Rudge Ramos comemora 43 anos com festa e plantões do Banco do Povo, CTR e Sala do Empreendedor

Com direito a bolo, bexigas, Parabéns a você e diversas atividades, o prefeito de São Bernardo do Campo inaugurou nesta quinta-feira (10/11), aniversário do 43º aniversário do estabelecimento, o novo mezanino do Mercado Municipal Hélio Masini, no Bairro Rudge Ramos. O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Cultura, secretários, permissionários e outras autoridades.

 Para comemorar a data, a Prefeitura levou ao endereço grupo de palhaços da Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv), plantão de atendimento da Sala do Empreendedor e da Central de Trabalho e Renda, vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, equipe do Banco do Povo Paulista (unidade de São Bernardo) e da Vigilância Sanitária, com o teatro da dengue.

O chefe do Executivo visitou todos os 68 boxes instalados no local, além do mezanino, que passou por melhorias, e em seguida almoçou no novo restaurante do endereço, o Maná, inaugurado recentemente.

"O sucesso deste espaço depende da capacidade de organização e empenho de vocês, permissionários, de caminhar com as próprias pernas e se autossustentar, a exemplo de condomínios. A Administração já fez algumas melhorias aqui, e temos outras ações previstas para o mercado e para o bairro", anunciou.

Com uma área de 200 m², o mezanino ganhou nova pintura no piso, reforma do forro, ventiladores e instalação de 18 mesas com TV. No local, funcionam uma lanchonete, restaurante, lan house, agência da Caixa Econômica Federal, agência de viagens e uma loja de corte e costura. Também já foi concluído o elevador que interliga o térreo ao mezanino.

O Mercado Municipal é administrado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 19h. O endereço é Avenida Caminho do Mar, 3.344, Rudge Ramos.

Fonte: PMSBC
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=8570&qt1=0

São Bernardo recebe 5º Mutirão do Microcrédito do Banco do Povo

São Bernardo do Campo recebe nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/11) o 5º Mutirão do Microcrédito do Banco do Povo Paulista (BPP), cuja meta é realizar 4 mil empréstimos em todo o Estado até o final deste mês. Essa edição traz três novidades: redução da taxa de juros de 0,7% para 0,5% ao mês, o novo limite de crédito e a disposição de unidades móveis do Banco do Povo. O município é uma das 17 cidades paulistas a contar com o Banco do Povo Móvel.

Nesta quinta-feira (10/11), a ação será sediada no Mercado Municipal do Rudge Ramos das 9h às 15h, data em que o estabelecimento celebra 43 anos. Neste dia, também haverá plantão da Central de Trabalho e Renda da Prefeitura de São Bernardo, que efetuará cadastro gratuito de candidatos a vagas de emprego, bem como outras atividades em comemoração ao aniversário da entidade.

O mercado fica na Avenida Caminho do Mar, 3.344, Rudge Ramos. Já na sexta-feira (11/11), a ação será na Esplanada do Paço Municipal, no mesmo horário. O endereço é Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.

O Mutirão do Microcrédito estará presente, para concessão de empréstimos, em todas as 476 unidades dos 461 municípios que são atendidos pelo Banco do Povo.

Banco do Povo Móvel - A novidade para o 5º Mutirão do Microcrédito será a implantação de unidades móveis. O Banco levará para 17 cidades, entre as quais São Bernardo, cinco veículos equipados para realizar empréstimos da mesma maneira que a sede executa. Em São Bernardo, o BPP é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura e funciona dentro do Poupatempo São Bernardo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro).

Fonte: PMSBC
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=8556&qt1=0

CTR de São Bernardo começa emitir carteira de trabalho

Serviço será oferecido de segunda a sexta-feira

A CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo passsa a oferecer mais um serviço: a emissão de carteira de trabalho. O serviço começa a ser oferecido no local de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 15h.
      
Para a expedição da primeira via do documento, é necessário ter acima de 15 anos, ser brasileiro e portar os seguintes documentos: uma foto recente tamanho 3x4 e com fundo branco, certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade (RG) ou certificado de reservista (no caso dos homens). Os documentos precisam ser originais e estar em bom estado de conservação, sem rasuras e com condições de leitura. 

Para dar entrada na segunda via, em casos de extravio, furto, roubo, perda, continuação ou danificação (falta de fotografia, rasura, ausência ou substituição de foto, ausência de página ou qualquer situação) que impossibilite a utilização normal da carteira de trabalho, além dos documentos pessoais e foto 3x4 o requerente deve apresentar boletim de ocorrência policial com o número da carteira anterior ou o termo de rescisão de contrato de trabalho. No caso de danificação da carteira, o solicitante deverá apresentá-la para solicitar a segunda via.

Não serão emitidas carteiras para estrangeiros que, nesse caso, devem se dirigir à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, subdelegacia do trabalho ou posto de atendimento.   

Serviço – A Central de Trabalho e Renda, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo, foi inaugurada em dezembro de 2010 e já encaminhou mais de 3,3 mil trabalhadores ao mercado de trabalho com carteira assinada. A CTR fica na Rua Marechal Deodoro, 2316, Centro. Para o cadastro, é necessário comparecer com os documentos originais de identidade, CPF, carteira profissional e PIS. Informações pelo telefone 4128-1230. 

Fonte: Jornal ABCD Maior

29 de novembro de 2011

1ª Feira do Emprego de São Bernardo do Campo


1ª FEIRA DO EMPREGO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
03 de dezembro de 2011 (sábado) das 09h00 às 16h00

A feira tem o objetivo de identificar e capacitar a mão de obra do município por meio da divulgação de vagas, cursos, orientações para entrevistas, emissão de carteira de trabalho, elaboração de currículos e assim atender às demandas dos setores industriais, comerciais e serviços.

Traga seu currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS e CTPS)

Você será cadastrado nas melhores agências de emprego de São Bernardo

Central de Trabalho e Renda - CTR
Rua Marechal Deodoro, 2316 - Centro - São Bernardo do Campo

Fonte: PMSBC

27 de novembro de 2011

Mercado Municipal do Rudge Ramos comemora 43 anos com plantões do Banco do Povo, Central de Trabalho e Renda e Sala do Empreendedor

O Mercado Municipal Hélio Masini, no Bairro Rudge Ramos, comemora nesta quinta-feira (10/11) seu 43º aniversário. Para comemorar a data, a Prefeitura levará ao mercado, a partir das 10h, um grupo de teatro da Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv), plantão de atendimento da Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, cadastro para vagas de emprego junto à Central de Trabalho e Renda e equipe do Banco do Povo Paulista (unidade de São Bernardo), para esclarecer dúvidas sobre o microcrédito destinado a empreendedores.

Na ocasião, o prefeito de São Bernardo do Campo visitará os lojistas instalados no mezanino, que passou por melhorias, e em seguida almoçará no novo restaurante do endereço, o Maná, inaugurado recentemente.

O tradicional estabelecimento foi inaugurado em 10 de novembro de 1968 e reúne 68 comércios de diferentes segmentos. Cerca de 600 visitantes passam pelo local diariamente, mas em datas comemorativas, o movimento sobe em média 50%, de acordo com a associação.

O Mercado Municipal é administrado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 19h. O endereço é Avenida Caminho do Mar, 3.344, Rudge Ramos.

Fonte: PMSBC

São Bernardo recebe 5º Mutirão do Microcrédito do Banco do Povo

Ação será no Mercado Municipal do Rudge Ramos quinta e sexta-feira

São Bernardo recebe nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/11) o 5º Mutirão do Microcrédito do Banco do Povo Paulista (BPP), cuja meta é realizar 4 mil empréstimos em todo o Estado até o final deste mês. Essa edição traz três novidades: redução da taxa de juros de 0,7% para 0,5% ao mês, o novo limite de crédito e a disposição de unidades móveis do Banco do Povo. O município é uma das 17 cidades paulistas a contar com o Banco do Povo Móvel.

Nesta quinta-feira (10/11), a ação será sediada no Mercado Municipal do Rudge Ramos das 9h às 15h, data em que o estabelecimento celebra 43 anos. Neste dia, também haverá plantão da Central de Trabalho e Renda da Prefeitura de São Bernardo, que efetuará cadastro gratuito de candidatos a vagas de emprego, bem como outras atividades em comemoração ao aniversário da entidade.

O mercado fica na Avenida Caminho do Mar, 3.344, Rudge Ramos. Já na sexta-feira (11/11), a ação será na Esplanada do Paço Municipal, no mesmo horário. O endereço é Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.

O Mutirão do Microcrédito estará presente, para concessão de empréstimos, em todas as 476 unidades dos 461 municípios que são atendidos pelo Banco do Povo.

Banco do Povo Móvel - A novidade para o 5º Mutirão do Microcrédito será a implantação de unidades móveis. O Banco levará para 17 cidades, entre as quais São Bernardo, cinco veículos equipados para realizar empréstimos da mesma maneira que a sede executa. Em São Bernardo, o BPP é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura e funciona dentro do Poupatempo São Bernardo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro).

Fonte: Jornal ABCD Maior

Espaço Solidário de São Bernardo oferecerá cursos gratuitos para incrementar negócios

Resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e a Secretaria de Administração da Prefeitura de São Bernardo do Campo, os empreendedores e artesãos do Espaço Solidário, sediado na Central de Trabalho e Renda (CTR), contarão com cursos para ajudar a incrementar seus negócios.
Com um total de 20 participantes, todos integrantes dos grupos do programa de Economia Solidária do município, as aulas serão ministradas na própria CTR nos dias 9 e 23 de novembro, das 8h às 17h.

Os temas abordados são Empreendedorismo Solidário e Perfil empreendedor na característica de negócio; A importância de atender com qualidade; Técnicas de vendas; Preparando o Espaço Solidário e Aplicando técnicas de vitrinismo e exposição de produtos.
A ação terá continuidade em 2012, já que a Prefeitura irá promover outros cursos e palestras com a proposta de impulsionar o desenvolvimento dos empreendedores. Atualmente, o Espaço Solidário reúne 30 expositores.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, na área externa da Central de Trabalho e Renda, que fica Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro (entrada pela Rua Zelinda Zanella). O telefone é 4128-1246.

Fonte: PMSBC

21 de novembro de 2011

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo do Campo começa a emitir carteira de trabalho

O trabalhador interessado em fazer a Carteira de Trabalho e Previdência Social gratuitamente passa a contar com mais esse serviço na Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo do Campo. A partir desta semana, o serviço começa a ser oferecido no local de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 15h. A Carteira de Trabalho e Previdência Social é necessária para uma pessoa prestar serviço, seja na indústria, comércio, agricultura, pecuária ou de natureza doméstica.

Para a expedição da primeira via do documento, é necessário ter acima de 15 anos, ser brasileiro e portar os seguintes documentos: uma foto recente tamanho 3x4 e com fundo branco, certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade (RG) ou certificado de reservista (no caso dos homens). Os documentos precisam ser originais e estar em bom estado de conservação, sem rasuras e com condições de leitura. 

Já para dar entrada na segunda via da carteira, em casos de extravio, furto, roubo, perda, continuação ou danificação (falta de fotografia, rasura, ausência ou substituição de foto, ausência de página ou qualquer situação que impossibilite a utilização normal da carteira de trabalho, além dos documentos pessoais e foto 3x4 o requerente deve apresentar boletim de ocorrência policial com o número da carteira anterior ou o termo de rescisão de contrato de trabalho. No caso de danificação da carteira, o solicitante deverá apresentá-la para solicitar a segunda via.

A CTR fica na Rua Marechal Deodoro, 2316, Centro. Informações pelo telefone 4128-1230.

Fonte: PMSBC

17 de novembro de 2011

Espaço Solidário de São Bernardo terá cursos gratuitos

Serão desenvolvidos temas sobre empreendedorismo solidário e perfil empreendedor na característica de negócio, atendimento e técnicas de vendas
  
Os temas abordados são Empreendedorismo Solidário e Perfil empreendedor na característica de negócio; A importância de atender com qualidade; Técnicas de vendas; Preparando o Espaço Solidário e Aplicando técnicas de vitrinismo e exposição de produtos.

O local é de fundamental importância ao apoio à comercialização dos produtos e serviços, bem como à organização dos grupos. O foco está em segmentos como reciclagem, horticultura urbana, artesanato, culinária, costura e a recuperação de empresas falidas, entre outras. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, na área externa da Central de Trabalho e Renda, que fica Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro (entrada pela Rua Zelinda Zanella). O telefone é 4128-1246. 

A ação terá continuidade em 2012, já que a Prefeitura irá promover outros cursos e palestras com a proposta de impulsionar o desenvolvimento dos empreendedores. Atualmente, o Espaço Solidário reúne 30 expositores. Trata-se do primeiro espaço público implantado na cidade voltado especificamente para a Economia Solidária. 

De acordo com Suzie Alberti, que atua na coordenação dos cursos de capacitação para os servidores da Prefeitura, a proposta é identificar o perfil dos grupos que fazem parte da Economia Solidária e, a partir daí, trabalhar as áreas nas quais apresentam maior dificuldade. “São artesãos com muita experiência e capacitação técnica no que produzem, mas com pouco domínio ou formação para administração do empreendimento”, afirma.

Com um total de 20 participantes, todos integrantes dos grupos do programa de Economia Solidária do município, as aulas serão ministradas na própria CTR nos dias 9 e 23 de novembro, das 8h às 17h.

Os empreendedores e artesãos do Espaço Solidário, sediado na CTR (Central de Trabalho e Renda), contarão com cursos para ajudar a incrementar seus negócios. 

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (Jornal ABCD Maior)

16 de novembro de 2011

Plantão da Sala do Empreendedor, Banco do Povo e CTR estarão no Rudge Ramos nesta quinta e sexta-feira

Dando continuidade ao conjunto de ações em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de São Bernardo leva ao Bairro Rudge Ramos nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/11), o plantão da Sala do Empreendedor, iniciativa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A proposta principal consiste em informar aos empreendedores individuais como fazer para obterem o microcrédito e ampliar seus negócios. 

Por meio do Sebrae Móvel, escritório sobre rodas, o atendimento será feito no estacionamento da Paróquia São João Batista, no Largo São João Batista, das 9h30 às 16h30. O público contará com informações sobre abertura de empresas, formalização, cursos e palestras, além de esclarecimentos a respeito do programa Empreendedor Individual, bem como consultorias e palestras do Banco do Povo. 

Nestes dias, a Central de Trabalho e Renda fará o cadastro de trabalhadores e intermediação de mão de obra. Já o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que também participa da ação, dará informações sobre recolhimentos e benefícios a quem passar pelo local.

Este é o segundo plantão da Sala do Empreendedor. O primeiro foi realizado no Bairro Assunção, em frente à unidade da Rede Fácil do bairro em outubro, quando foram atendidas cerca de 60 pessoas em dois dias.

O próximo plantão móvel será no Bairro Batistini, nos dias 29 e 30 de novembro, em local a ser definido. "A ideia é promover um plantão por mês, sendo que nos próximos pretendemos realizar em parceria com a Secretaria de Habitação, em locais onde estão sendo implantados os projetos de regularização fundiária ou conjuntos habitacionais", afirma a coordenadora da Sala do Empreendedor.

O serviço funciona no andar térreo do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h; já o plantão pelo Banco do Povo é feito às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h.

Fonte: PMSBC

Associação Arte que Faz de São Bernardo promove 1ª exposição de presépios artesanais

A Associação Arte Que Faz, de São Bernardo do Campo, promoverá de 5 de novembro a 10 de dezembro a 1ª exposição de presépios confeccionados artesanalmente. O público poderá encontrar objetos produzidos em diferentes técnicas, como fuxico, gesso, tecido, pintura, papel reciclado e patchwork, além de outras modalidades. 

A entidade, que integra o programa de Economia Solidária, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, abre espaço para seus 36 associados participarem da atividade. Cada um deles criou um presépio de acordo com a técnica que domina. 

Após o período da exposição, os interessados terão a oportunidade de adquirir as peças artesanais.

No espaço criado há seis anos, são confeccionadas peças decorativas e utilitárias, que acabam sendo uma boa opção de presente para a época de final de ano. São artesanatos elaborados em patchwork, bordado, cerâmica, madeira, papel reciclado, decupagem, tear, pintura em tecido, customização, artesanato em revista, artesanato em papel, biscuit, bonecas, fuxico e bijuterias entre outros.

A abertura da exposição será neste sábado (5/11), às 10h, e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. A Associação Arte que Faz está localizada na Rua Aura, 79, Vila Mussolini. Informações pelo telefone 4362-2741.

Fonte: Foto (Regina Zanke), reportagem (PMSBC)

15 de novembro de 2011

Sala do Empreendedor, Banco do Povo e Central de Trabalho e Renda estarão no Rudge quinta e sexta-feira

Plantão de serviço é o segundo da iniciativa promovida entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo e Sebrae

A Prefeitura de São Bernardo leva ao Bairro Rudge Ramos nesta quinta e sexta-feira (03 e 4/11), o plantão da Sala do Empreendedor, iniciativa vinculada à  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em parceria com o Sebrae. A proposta principal consiste em informar aos empreendedores individuais como fazer para obterem o microcrédito e ampliar seus negócios. 

Por meio do Sebrae Móvel, escritório sobre rodas, o atendimento será feito no estacionamento da Paróquia São João Batista, no Largo São João Batista, das 9h30 às 16h30. O público contará com informações sobre abertura de empresas, formalização, cursos e palestras, além de esclarecimentos a respeito do programa Empreendedor Individual, bem como consultorias e palestras do Banco do Povo. 

Nestes dias, a Central de Trabalho e Renda fará o cadastro de trabalhadores e intermediação de mão de obra. Já o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que também participa da ação, dará informações sobre recolhimentos e benefícios a quem passar pelo local.

Este é o segundo plantão da Sala do Empreendedor. O primeiro foi realizado no Bairro Assunção, em frente à unidade da Rede Fácil do bairro em outubro, quando foram atendidas cerca de 60 pessoas em dois dias.

O próximo plantão móvel será no Bairro Batistini, nos dias 29 e 30 de novembro, em local a ser definido. “A ideia é promover um plantão por mês, sendo que nos próximos pretendemos realizar em parceria com a Secretaria de Habitação, em locais onde estão sendo implantados os projetos de regularização fundiária ou conjuntos habitacionais”, afirma a coordenadora da Sala do Empreendedor, Ana Maria Ferraz.

A Sala do Empreendedor funciona no andar térreo do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h; já o plantão pelo Banco do Povo é feito às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h. 

Fonte: Jornal ABCD Maior