O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

2 de abril de 2015

Após três anos, novo emprego e mais perspectivas (02/04/2015)


Auxiliar de cozinha conseguiu vaga através da Central de Trabalho e Renda da Prefeitura de SBC

Após três anos desempregada e sem perspectiva de encontrar nova colocação no mercado de trabalho, Dilzete Dantas da Silva se sente salva pela Central do Trabalho e Renda (CTR). A agência pública de emprego de São Bernardo fez intermediação para a vaga que ocupa há quase três anos como auxiliar de cozinha na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Fernando Pessoa, no Jardim das Orquídeas.
Em 18 de junho de 2012, quando decidiu ir até a CTR, no Centro, se deparou com a agência lotada, com uma fila de cerca de 500 pessoas que também estavam em busca de emprego. “Cheguei às 7h e fiquei o dia todo. Valeu a pena”, afirma. Dilzete não imaginava que a partir daquele dia sua vida tomaria novo rumo. “Já havia desistido, porque não acreditava que fosse conseguir emprego, mas quando soube da CTR decidi tentar mais uma vez”, lembrou.
No próprio local fez a ficha de cadastro e no mesmo dia passou pela entrevista com a empresa que disponibilizou a vaga na Central. “Uma semana depois me ligaram. Fui contratada e estou até hoje. Esse emprego caiu do Céu, fica perto de casa, não dependo de condução, vou almoçar em casa e aproveito e preparo para o meu filho.”
Depois de ter conseguido o emprego, Dilzete começou a enxergar novas perspectivas. Voltou a estudar, se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno e terminou o curso em dezembro de 2014. Empregada e com novos conhecimentos, ela pretende seguir em frente. “Aperfeiçoei meus estudos e quero prestar concursos”, disse.
Mercado - Assim como Dilzete, outras mulheres procuram os serviços da agência pública de emprego, e em maior número que os homens. Do total de 70.448 cadastros realizados desde dezembro de 2010, quando a Central foi criada, 39.845 foram preenchidos por mulheres. Já das 16.480 pessoas inseridas no mercado, 7.374 são mulheres.
Segundo o diretor do Departamento de Empreendedorismo Trabalho e Renda, as demandas de vagas são enviadas pelas empresas, que determinam o perfil da pessoa procurada. “Há as que não fazem distinção de gênero e as que são direcionadas”, explica. Ele lembra, no entanto, que há grande procura por mulheres, já que o público feminino está cada vez mais presente no mercado de trabalho.
A CTR oferece serviços gratuitos, como intermediação de mão de obra, orientação profissional, cursos de qualificação e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).  Somente no ano passado inseriu 3.654 pessoas no mercado de trabalho, realizou 63 mil atendimentos, emitiu 2,4 mil CTPSs e habilitou 4,9 mil seguros-desemprego. Criada no primeiro mandato do prefeito Luiz Marinho, é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (SDET). 
Fonte: PMSBC (02/04/2015)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/noticias/-/asset_publisher/Qf4JwlgmuycX/content/apos-tres-anos-novo-emprego-e-mais-perspectivas/maximized

Nenhum comentário:

Postar um comentário