O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

15 de junho de 2015

Catadores da Associação Raio de Luz recebem, da Prefeitura de São Bernardo, equipamentos de proteção




Prefeitura entregou 74 kits, com camiseta, calça, bota, luva e protetor auditivo; objetivo é melhorar condições de trabalho

Com o objetivo de proporcionar mais segurança e melhores condições de trabalho, a Prefeitura de São Bernardo entregou, na tarde desta segunda-feira (15), Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a trabalhadores da cooperativa de catadores Raio de Luz, que atuam nas Centrais de Triagem de Materiais Recicláveis do município. Foram distribuídos 74 kits, compostos por camiseta, calça, bota, luva e protetor auditivo.
O secretário de Serviços Urbanos,Tarcisio Secoli que representou o prefeito no evento, ressaltou a importância dos equipamentos no dia a dia dos trabalhadores. “Todos vocês trabalham na separação de materiais recicláveis e o uso desses equipamentos vai trazer muito mais segurança. A aquisição dos EPIs e sua entrega à cooperativa foi possível graças à parceria com o Governo Federal, via Ministério do Trabalho”, disse o secretário.
Localizadas no Bairro Cooperativa, as duas Centrais de Triagem de Materiais Recicláveis de São Bernardo são semiautomatizadas e têm capacidade para processar 100 toneladas por dia. As unidades beneficiam 110 trabalhadores das cooperativas Raio de Luz e Cooperluz.
O cooperado Jorinaldo Pereira lembrou que, antes do apoio da Prefeitura, as condições de trabalho eram precárias. “Não tínhamos uniformes ou luvas, entre outras dificuldades. Todos que estão aqui acreditam muito nesse projeto, pois agora somos respeitados como trabalhadores”, diz.
Coleta Seletiva – Nesse mês de junho São Bernardo completou dois anos do início do serviço de coleta seletiva porta a porta na cidade. Desde então, o município contabiliza cerca de 5,2 mil toneladas de materiais já encaminhados para reciclagem. Por mês, são recolhidas 900 toneladas de materiais - entre papel, plástico, vidro, metal e madeira -, ou cerca de 4,2% de tudo que é descartado pela população. O objetivo da Administração é chegar a 10% até o fim de 2016. O serviço está presente em todos os bairros do município.
No início da implantação do serviço o índice de reciclagem em São Bernardo não chegava a 0,9%. Hoje, já ultrapassa os 4%, número que está acima das médias estadual e nacional, que são de 3%. Nos bairros de difícil acesso, a coleta é realizada pelas motolixos.
Fonte: PMSBC (15/06/2015)
http://www.saobernardo.sp.gov.br/home/-/asset_publisher/urFybnABSrAK/content/catadores-da-associacao-raio-de-luz-recebem-equipamentos-de-protecao/maximized

Nenhum comentário:

Postar um comentário