O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

12 de setembro de 2010

Feira de legumes e verduras orgânicas do Paço Municipal de São Bernardo comemora um ano de vendas e geração de renda (12/09/2010)



Fonte: Jornal ABCD Maior (versão digital)

Produtores e Prefeitura avaliam a possibilidade de realizar a feira duas vezes por semana
A partir da semana que vem, os comerciantes de produtos orgânicos do Paço Municipal de São Bernardo passarão a trabalhar em barracas próprias. De acordo com os feirantes, as novas estruturas poderão ser adquiridas graças ao sucesso da feira, que completa um ano na próxima quarta-feira (15/09).
Os comerciantes indicam que a comercialização de hortaliças e leguminosas aumentou cerca de 20% desde que começaram a atender funcionários da Prefeitura e pedestres que passam pela região.
A estrutura que estava sendo utilizada foi subsidiada pela Secretaria de Serviços Urbanos, mas precisava ser renovada. Duas das três barracas foram compradas à vista e outra financiada pelo Banco do Povo do município.
A iniciativa da realização da feira partiu de uma reivindicação dos produtores, que se queixaram da falta de mercado à Administração. A Prefeitura propôs a comercialização dos produtos em frente à entrada do prédio do Paço. A produção, cultivada em hortas nos bairros Rudge Ramos, Batistini e Assunção, passou a ser oferecida as quintas-feiras, das 11h às 15h.
De acordo com o diretor de Empreendedorismo, Trabalho e Renda da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Nilson Tadashi, o objetivo da iniciativa é incentivar a produção da agricultura familiar através do Fundo Nacional para Desenvolvimento e Educação. “Este é um repasse federal que destina 30% do recurso de merenda pública para hortas da cidade. Mas, precisamos ampliar a cadeia de plantio contínuo para abastecer a rede de escolas.”
Com a transferência de serviços do Poupatempo para o Paço e a intensificação do fluxo de pedestres, há a possibilidade da feira de orgânicos ser realizada duas vezes por semana. “A gente vende em média R$ 200 por dia. Mas, com mais pessoas circulando, o volume pode ser incrementado”, afirma o feirante Laércio Neves.
Acesse a galeria de fotos do ABCD Maior: http://www.abcdmaior.com.br/mediacenter_imagem.php?id=562

Nenhum comentário:

Postar um comentário