O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

16 de setembro de 2010

Prefeitura de São Bernardo promove mesa de debate sobre inclusão e trabalho decente (16/09/2010)


Mario dos Santos Barbosa - assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego"A Pessoa com Deficiência e o Trabalho Decente: a inserção da pessoa com deficiência pelas empresas no mercado de trabalho.

Prof. Dra. Maria Isabel Garcez Ghirardi - Faculdade de Terapia Ocupacional da USP
"A Inclusão Produtiva da pessoa com Deficiência: o mundo do trabalho e as atividades terapêuticas".


Fonte: Fotos (arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), da Prefeitura de São Bernardo do Campo, promovem nesta quinta-feira (16/9) a mesa de debate A pessoa com deficiência: inclusão e trabalho decente. O evento, que será sediado no Centro de Referência do Idoso (CRI), das 18h30 às 20h30, faz parte da programação do Mês de Luta da Pessoa com Deficiência, que se estende até o dia 30 de setembro.

Para falar sobre o tema "A Pessoa com Deficiência e o Trabalho Decente: a inserção da pessoa com deficiência pelas empresas no mercado de trabalho", a Prefeitura traz o assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego, Mario dos Santos Barbosa, integrante da coordenação da Agenda do Trabalho Decente no Brasil, proposta e encabeçada pelo Governo Federal.

Já para falar sobre o tema "A Inclusão Produtiva da pessoa com Deficiência: o mundo do trabalho e as atividades terapêuticas", estará presente a professora Maria Izabel Garcez Ghirardi, da Faculdade de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP). A palestrante é especialista no tema da inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho para além das atividades terapêuticas, bem como a constituição de empreendimentos e cooperativas sociais como meio à geração de trabalho e renda para esta parcela da população, a exemplo do que ocorre na Itália.

São Bernardo do Campo é a primeira cidade do País a assinar o Decreto Municipal do Trabalho Decente em maio deste ano. Por meio da medida pioneira, o poder público municipal se compromete a garantir melhores condições de vida e de trabalho em todos os serviços e obras públicas contratados.

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho decente é aquele tido como produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho.

O CRI fica na Avenida Redenção, 271, no Centro. Mais informações pelo telefone 4126-3702.

Nenhum comentário:

Postar um comentário