O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

4 de setembro de 2010

Prefeito de São Bernardo e Marisa Letícia abrem Festa Muitos Povos, uma Cidade (04/09/2010)



Fonte: Foto (arquivo pessoal), reportagem (PMSBC)
O prefeito de São Bernardo do Campo acompanhado da primeira-dama da República, Marisa Letícia, abriu oficialmente nesta sexta-feira (03/9), a 2ª edição da Festa Muitos Povos, Uma Cidade, que acontece até o dia 7 de setembro, no Pavilhão Vera Cruz. O evento, que encerra os festejos de aniversário do município, destaca-se pela diversidade cultural, histórica e gastronômica de diversos países e estados brasileiros, reunindo cardápios pra lá de variados nas 40 barracas de alimentação e artesanato.
Marisa Letícia, que é natural de São Bernardo e descendente de italianos, conferiu de perto os atrativos da barraca da Itália, como também das outras 12 nações e quatro estados brasileiros representados na festividade. Ao chegar ao local, a primeira-dama fez questão de cumprimentar os representantes de cada barraca e posar para fotos.
No discurso de abertura o prefeito enfatizou o quanto São Bernardo do Campo é acolhedora com seus imigrantes. Segundo ele, a cidade recebe europeus, sul-americanos, norte-americanos, asiáticos, africanos, índios e gente de diversas partes do Brasil sem nenhuma distinção. "Ter a presença de dona Marisa na abertura dessa festa nos deixa muito orgulhosos. São Bernardo recebe seus imigrantes de braços abertos. Nosso objetivo é transformar esse evento, independente de quem quer que seja o governo, tradição na cidade", afirma.
Representando todos os povos, Arthur Nakarara, da comunidade japonesa, destacou o espírito acolhedor do município. "Essa festa tem a cara de São Bernardo. Uma cidade com vocação cosmopolita", disse.
Ao todo, são 7.340 m² de área destinados às atrações concentradas em dois pavilhões. A viagem cultural passeia desde as danças típicas do Chile ao som dos tambores do taikô japonês, da tradição das danças gaúchas ao folclore português, da cadência dos instrumentos hispanos ao ritmo do balé afro, da exótica dança indiana ao sincronismo dos grupos russos, lituanos, croatas e gregos.
Já o tour gastronômico remete aos múltiplos sabores das culinárias cigana, oriental, portuguesa, italiana, grega, indiana, boliviana, chilena, lituana e alemã aos pratos típicos de Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Bahia. O público poderá apreciar pratos como Spanakopita (Folhado de espinafre da Grécia); Samosa (pasteizinhos com recheio de batata com condimentos indianos); Salteña, empanadas e Mocochinche (Bolívia); Kugelis (Torta lituana feita de batata e bacon), além dos já apreciados feijão tropeiro, tapioca e acarajé, entre outras iguarias.
Além da amostragem das diferentes culturas, três shows fecharão as noites dos dias 4, 5 e 6 de setembro. A dupla sertaneja Alex Sandro e Marcelo fecha a noite do dia 4, Art Popular e dupla Diogo e Danilo encerram as atividades dos dias 5 e 6, respectivamente. Com entrada e estacionamento gratuitos, a Festa Muitos Povos, uma Cidade foi realizada pela primeira vez em 2009.
O evento é uma proposta do governo municipal de apoiar, estimular e difundir a diversidade cultural de migrantes e imigrantes. A organização é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura. A programação completa pode ser acessada no site www.saobernardo.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário