O departamento foi constituído em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo, tendo em vista o bem-estar econômico e social dos cidadãos e cidadãs.

13 de setembro de 2010

Prefeitura de São Bernardo promove palestras para empreendedores em parceria com Sebrae e Banco do Povo (13/09/2010)




Fonte: Fotos (Dora Fiore), reportagem (PMSBC)

Resultado da parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de São Bernardo do Campo promove nesta segunda-feira (13/9) e terça-feira (14/9) o ciclo de palestras Comece Certo. A ação, realizada no espaço do Banco do Povo, dentro do Poupatempo São Bernardo, é direcionada a empreendedores que procuraram o serviço em busca de informações a respeito de crédito para a abertura do seu próprio negócio. Cerca de 50 inscritos participam da iniciativa.
As palestras são gratuitas e foram divididas em duas turmas de 25 participantes nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Segundo a supervisora do Banco do Povo, a programação, articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), por meio do Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda, apresenta os pontos fundamentais para o planejamento e análise de novos negócios, bem como os principais aspectos a considerar na criação de um novo empreendimento.
A palestra Abertura de Empresa visa orientar o empreendedor sobre a constituição de uma empresa com foco nas suas necessidades, bem como o planejamento mercadológico e financeiro dos negócios e o passo a passo para a legalização da empresa. A Prefeitura também agenda para breve, em conjunto com o Banco do Povo e Sebrae, um ciclo de palestras para os clientes do Banco do Povo que estão em situação de inadimplência.
A palestra Entendendo custos, despesas e preço de venda tem a finalidade de orientar empresários a elaborar uma estrutura adequada de custos e despesas de uma empresa, possibilitando realizar uma gestão financeira adequada do negócio ou fluxo de caixa.
Durante a apresentação, serão disponibilizados os conceitos básicos de gestão financeira, informações sobre como deve ser elaborado o fluxo de caixa de forma que se torne uma ferramenta de gestão operacional e estratégica. Também são abordados conceitos como ciclo operacional e financeiro e como influencia o fluxo de caixa. A iniciativa busca capacitar o participante por meio de conhecimentos sobre giro de caixa e caixa operacional mínimo, e sua implantação na gestão financeira dos pequenos negócios.
Atualmente, o Banco do Povo de São Bernardo conta com aproximadamente 2,7 mil clientes e realiza em torno de 20 a 30 concessões de empréstimos por mês a trabalhadores autônomos e microempresários. O valor médio dos contratos é de R$ 3 mil. Mais informações sobre a instituição ou sobre as palestras podem ser obtidas pelo telefone 2833-8238.

Nenhum comentário:

Postar um comentário